Sete atitudes importantes durante a primeira semana de um novo emprego

atitudes novo emprego

Durante sua primeira semana em um novo trabalho, seu gerente deve recebê-lo cuidadosamente na empresa, e acompanhá-lo em seu processo de adaptação e treinamento. Mas lembre-se que você também deve demonstrar uma postura positiva, proativa e eficiente desde o início. Veja, então, algumas dicas de quais atitudes tomar durante esta primeira semana. 

1. Desarme-se de ideias pré-concebidas 

Não chegue em seu novo trabalho com noções pré-concebidas, pois podem interferir no seu aprendizado de novos conceitos. Se sua nova posição tiver funções que você já desempenhou antes, tome cuidado para não presumir que as tarefas serão exatamente as mesmas. Trabalhe sempre sua habilidade de compreender novas informações.

2. Apresente-se para os outros colaboradores

Seu novo gerente talvez tire um tempo para apresentá-lo brevemente às pessoas do escritório. Ainda assim, é importante que você fale novamente com as pessoas e as conheça melhor – principalmente seus nomes e cargos. Comece com aqueles que trabalham perto de você e não tenha receio de se apresentar para pessoas de outras áreas com o tempo.

3. Prepare-se para as reuniões de treinamento

Saiba sempre quem é a pessoa que coordenará seu treinamento e qual é seu cargo na empresa. Sinta-se à vontade para pedir conselhos e sugestões, esta pessoa se sentirá valorizada por você se interessar por sua expertise e opinião.

4. Faça perguntas

É muito fácil que um novo colaborador hesite em fazer muitas perguntas, mas é do interesse de todos que você esteja totalmente a par de como tudo funciona o quanto antes. Apenas garanta que suas perguntas sejam formuladas positivamente – por exemplo, não questione o motivo de algum processo não estar concluído, pois isso pode fazer com que seus colegas fiquem incomodados e se coloquem na defensiva.

5. Tenha contato direto com seu novo chefe

Você com certeza deseja construir um relacionamento positivo com seu novo chefe. Tenha em mente que talvez ele esteja um pouco nervoso por ter um novo integrante em sua equipe. É importante saber o que seu chefe espera de você, como ele gosta de se comunicar e, principalmente, as características que ele valoriza em um colaborador.

6. Mantenha contato com seu recrutador

Seu recrutador continuará te dando suporte e é natural que ele queira acompanhar como está seu progresso profissional. Se ocorrer algum pequeno problema com você ou com a empresa, converse sobre o assunto com seu recrutador. Ele com certeza te ajudará através de sua experiência e sugestões inteligentes.

7. Não deixe de aproveitar seu tempo livre

Provavelmente sua mente está repleta de novas ideias, enquanto seu corpo se adapta ao novo ambiente. Faça atividades físicas, encontre alguns amigos para relaxar e se distrair, descanse e prepare-se para o próximo dia.

Se você agir de acordo com estas 7 atitudes, seu processo de transição provavelmente será positivo e tranquilo. Acima de tudo, aproveite sua primeira semana. Esteja preparado para encarar novos desafios. Tenha em mente que sua carreira está no caminho certo para prosperar. Demonstre aos seus colegas como você verdadeiramente gosta de fazer parte da empresa e como também será benéfico para eles trabalharem com você.

Adam Shapley

Senior Regional Director, Hays