6 atitudes para você ter uma carreira de sucesso

6 ATITUDES PARA VOCÊ TER UMA CARREIRA DE SUCESSO

O sucesso contínuo em uma carreira requer compromisso e foco. A seguir estão seis atitudes que você deve se comprometer para alcançar o sucesso profissional a longo prazo.

1. Comprometa-se a um objetivo final

Tenha claro em sua mente onde você quer estar em sua carreira em um, três e cinco anos. Agora, elabore uma lista de metas para os próximos meses que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo. 

A partir daqui, comprometa-se a verificar regularmente quanto você progrediu com seus objetivos e quais novas metas precisam ser definidas. Avalie também se seu objetivo final mudou e se sua estratégia precisa ser ajustada.

Além disso, é importante garantir que você esteja trabalhando com um chefe que está feliz em ajudá-lo a atingir esses objetivos, desde que você também esteja disposto a dar seu melhor.

2. Aproveite seus pontos fortes ao máximo

Identifique quais são suas principais habilidades e lembre-se de também considerar suas soft skills, ou seja, aquelas que refletem sua personalidade. Como você pode usar essas habilidades para aumentar suas perspectivas de carreira? 

Comprometa-se a sempre procurar novas formas de dar seu melhor no trabalho e certifique-se de ter chances para provar seu potencial. Lembre-se também de manter seu currículo e perfis profissionais atualizados, sempre mostrando suas competências e novas conquistas. Isso ajudará você em seu caminho para o sucesso.

3. Aprenda continuamente

Agora é hora de ser honesto consigo mesmo. Em quais áreas do seu trabalho você enfrenta dificuldades e como você pode aprimorá-las? Faça uma autorreflexão e melhore partes de sua vida profissional diária, independente do cargo que você ocupa. Mesmo os principais líderes empresariais não deixam de aprender. 

As pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que constantemente fazem perguntas, fogem de sua zona de conforto e aprendem coisas novas. Esta é a mentalidade inquisitiva que os levou onde estão hoje. Por isso, esteja aberto a novos aprendizados.

4. Reconheça seus erros

Mesmo que você avance em sua carreira e supere obstáculos, você ainda cometerá erros como todo mundo. Mas não é preciso entrar em pânico ou pensar que suas chances de sucesso foram completamente arruinadas.

Da próxima vez que você cometer um erro, tente ver a situação objetivamente, deixando de lado emoções negativas. O que exatamente deu errado? Quais as etapas práticas que você pode seguir para resolver este problema? Ver a situação com objetividade pode te dar mais clareza e te trazer a perspectiva necessária para encontrar uma solução.

 Em seguida, lembre-se de que a honestidade é a melhor política, então não demore muito para comunicar o problema às equipes afetadas. Não culpe os outros, não dê desculpas e não seja autodepreciativo. Informe os fatos, sugira uma solução e diga como aquilo te preparou para uma próxima vez.

Os erros não são um obstáculo ao seu sucesso, desde que você se comprometa a ter uma abordagem transparente, orientada para a solução, e aprenda com cada erro ao longo de sua carreira.

5. Crie e nutra um bom networking

Seu sucesso profissional também envolve a construção de um bom networking. É importante desenvolver o relacionamento com colegas e profissionais que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.

Inicialmente, identifique as pessoas mais influentes e relevantes dentro de sua organização. Vai ser fácil construir um relacionamento com essas pessoas se elas estiverem em sua equipe. Mas como você pode alcançar as pessoas que você não vê diariamente?

A chave é buscar oportunidades para construir seu relacionamento com essas pessoas. Por exemplo, se estão promovendo uma sessão de treinamento interno, compareça, ouça e faça perguntas. Se a equipe ganhar um prêmio ou lançar um novo produto, ofereça seus parabéns pessoalmente e mostre seu apoio e interesse. 

Você também pode encontrar um mentor; alguém que você admira, confia e que é capaz de lhe dar orientação e suporte. Reuniões com o seu mentor garantirão que você priorize seu próprio desenvolvimento. Esta é também uma ótima oportunidade para construir relacionamentos com profissionais sênior, enquanto você aprende lições valiosas sobre sua própria jornada para o sucesso profissional.

6. Mantenha o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal

Claro, comprometer-se com seu sucesso profissional e seguir os conselhos acima requer muito trabalho e dedicação, mas não cometa o erro de estar tão focado em sua carreira a ponto de esquecer de fazer uma pausa. Se não, você corre o risco de se esgotar, o que só dificultará o seu progresso. 

Cuide de si mesmo; não fique no escritório até tarde; não trabalhe todos os fins de semana e não fique colado em seu laptop ou celular, principalmente quando você está de férias. Todo mundo precisa de um tempo para relaxar e todos devem manter o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

Portanto, se você quiser alcançar um sucesso contínuo em sua carreira, você precisa se comprometer com as atitudes acima, independentemente da idade e do cargo que você atinja. Ao manter esse compromisso e concentrar-se em seu próprio desenvolvimento, sem dúvida, você crescerá constantemente como profissional e alcançará suas ambições.

Dan Rodriguez

CEO & Managing Director, Hays US