Como posso aumentar minhas chances de ser recrutado?

Como posso aumentar minhas chances de ser recrutado?

Defina sua marca pessoal

Antes de qualquer coisa, tenha em mente qual você quer que seja sua marca pessoal. Como você quer ser visto por um recrutador? Por exemplo, como um especialista em segurança de TI, apaixonado por novas tecnologias e interessado em liderar pessoas.

Garanta que isso transpareça em todos os próximos passos. 

Mantenha seus perfis online atualizados

Garanta que seus perfis online, como LinkedIn, estejam todos atualizados e alinhados com sua marca pessoal; desde seu título de trabalho até suas aptidões e experiência. Aproveite também para colocar uma foto de perfil profissional e veja se não cometeu nenhum erro gramatical em seu perfil.

Lembre-se que as redes sociais são uma das principais ferramentas que os recrutadores usam para encontrar profissionais. Portanto, use-as à seu favor.

Chame atenção para sua expertise

Além de aumentar sua presença online, é importante que você também chame atenção para sua expertise. Existem muitas formas de se fazer isso, como escrever em blogs, gravar podcasts ou até mesmo se envolver em discussões em fóruns da sua área. Mas você não precisa se limitar apenas à internet. Faça entrevistas para publicações de sua indústria, seja palestrante em eventos e, basicamente, compartilhe seu conhecimento, garantindo que, ao mesmo tempo, você esteja mostrando sua marca pessoal.

E não se esqueça de compartilhar prêmios e conquistas profissionais. Tudo isso pode fazer com que os recrutadores se aproximem de você.

Tenha uma boa rede de contatos

Construa relacionamentos relevantes, começando por seus atuais e antigos colegas de trabalho. Mantenha contato, trate todos com respeito e nunca destrua suas pontes – você não sabe quem conhece quem.

Você também deve investir em novos contatos profissionais. Frequente eventos relevantes e peça para o anfitrião apresentá-lo(a) para potenciais contatos. Não se esqueça de levar seu cartão profissional e mantenha contato com aqueles que conhecer – seja pelo LinkedIn ou enviando um e-mail.

Saiba quando você está sendo procurado por um recrutador

A arte de recrutar profissionais é sutil, portanto, é importante saber quando um recrutador está interessado em você. Assim, você pode continuar a conversa ou educadamente terminá-la.

Um recrutador executivo provavelmente entrará em contato com você pelo telefone, e-mail ou LinkedIn. Depois de conversar algumas informações sobre a oportunidade, marcará um encontro para dar continuidade ao processo.

 

Lynne Roeder, Managing Director, Hays Singapore