Como decidir sua carreira neste natal

Como decidir sua carreira neste natal

O Natal é tempo de aproveitar a companhia da família e dos amigos. Porém, se você está se sentindo infeliz no seu cargo atual, com certeza você está preocupado que perguntem como anda seu trabalho. Normalmente você não se importaria, mas agora é diferente, já que a resposta é “não muito bem”.

Seus amigos e parentes, ao ouvirem que você está pensando em mudar de emprego, começarão a dar suas respectivas opiniões sobre essa decisão. Você receberá conselhos diversos, o que pode te deixar no mínimo confuso. E embora eles tenham boas intenções, sua carreira precisa ser comandada apenas por você. Então, como você pode fazer suas próprias decisões de carreira neste Natal?

O que você quer?

Em primeiro lugar, onde você quer estar em um, três e cinco anos? Qual tipo de função, tamanho da empresa e o setor que ajudarão na sua progressão de carreira? Quando você estiver certo sobre isso, pense sobre os obstáculos que você possivelmente vai enfrentar quando você contar essas informações para amigos e familiares. O que nos leva ao próximo tópico.

Quais são os riscos envolvidos? 

Quais são os riscos envolvidos neste próximo passo profissional, e o que você está disposto a aceitar? Por exemplo, você pode ter um papel administrativo bem pago no momento, mas você deseja treinar para se tornar um contador. Você sabe que isso provavelmente implicaria em encontrar uma oportunidade de treinamento remunerado que ofereça menos dinheiro. Estas decisões geralmente causam preocupações nas pessoas ao seu redor. No entanto, alguns dos movimentos mais arriscados podem ser os mais gratificantes.

A seguir estão os riscos que geralmente os profissionais decidem correr – e alguns deles foram feitos por mim:

Mudar de cidade ou país para ocupar um cargo

Mudar de cidade ou país por causa de sua carreira é um gigantesco salto de fé. Naturalmente, as pessoas mais próximas de você tentem desencorajar essa decisão. Apenas lembre-se de quais são suas razões para fazer esta movimentação.

Dar um passo para trás para avançar

Às vezes, quando percebemos o que realmente queremos a longo prazo, temos que fazer um sacrifício. Você pode querer seguir um caminho completamente diferente do seu atual, e isso significa começar novamente, a partir do zero. Talvez você precise investir em treinamento profissional, fazer um corte salarial e perder responsabilidades. Se este movimento é financeiramente viável para você, então priorize suas paixões e não permita que ninguém lhe diga o contrário. É melhor para o seu próprio bem-estar e satisfação que você esteja no início da carreira certa, do que no topo da carreira errada.

Não ignore o que as pessoas têm a dizer

Tendo em mente o que foi dito acima, lembre-se que seus amigos e familiares podem trazer percepções perspicazes com base em suas próprias experiências, então não evite o assunto sobre sua carreira completamente. Eles podem dizer algumas palavras motivadoras para reforçar a sua autoconfiança, ou mostrar questões e pontos de vista que não tenham passado pela sua cabeça.

Amigos e familiares também podem atuar como uma ótima rede de suporte, desde que você realmente conte seus planos. Eles podem ter um contato útil, ou pelo menos alguns insights e conselhos.

As férias de Natal são uma ótima oportunidade para refletir sobre o que você realmente quer da sua carreira, e o que seu próximo passo pode implicar. Como eu disse no começo, só você sabe quais oportunidades vão estimular sua paixão, e quais os riscos que você está disposto a tomar para garantir essas oportunidades, então não deixe ninguém ter uma influência indevida sobre suas decisões de carreira neste Natal.

Chris Dottie

Diretor Geral, Hays, Espanha