Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

Como demonstrar que você realmente tem interesse pela vaga

como-demonstrar-interesse-pela-vaga

Muitas vezes ouço empregadores dizendo o seguinte sobre os profissionais entrevistados: "Eu não sei ao certo o quanto eles realmente querem isso". Pois se alguém não está empolgado com a empresa antes de começar, é muito difícil imaginar esta pessoa sendo enérgica e proativa ao assumir a vaga.

Então, se você sabe que realmente quer o emprego, a pergunta é: como demonstrar isso ao entrevistador, sem parecer tão desesperado? Aqui estão seis práticas para seguir antes e durante a entrevista que eu considero muito eficazes:

1. Faça uma pesquisa

Antes da entrevista, faça sua lição de casa – com tantas informações disponíveis online, isso é mais fácil do que nunca. Tire um tempo para visitar o site da empresa, ler comunicados à imprensa e estudar as mídias sociais.

Assim, você será capaz de obter uma ideia do DNA e da cultura da empresa, para que você possa demonstrar esse conhecimento durante a entrevista. Ao fazer isso, você mostra ao entrevistador que fez um esforço verdadeiro para se informar e, portanto, tem interesse pela vaga.

2. A prática leva à perfeição

Pense nas principais perguntas que podem ser feitas durante a entrevista e prepare suas respostas; estude a especificação do trabalho e faça uma referência cruzada com o seu currículo. Existem projetos, cursos de treinamento ou exemplos de seus trabalhos anteriores que são relevantes? Tenha detalhes claros sobre as experiências que você gostaria de falar.

Pratique suas respostas em voz alta e, se puder, peça a alguém que ouça e dê um feedback. Essa preparação garantirá que você ofereça respostas concisas e completas e também demonstrará que você praticou suas técnicas de entrevista.

3. Faça perguntas

A entrevista é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a posição e a empresa. Pergunte sobre as partes interessadas para a posição, como é medido o sucesso e as ferramentas que você terá à sua disposição. Lembre-se de perguntar ao entrevistador sobre sua formação, por exemplo, pois isso ajudará a construir sua relação com ele e mostrar suas habilidades de relacionamento.

Essas perguntas mostrarão que você deseja o trabalho em vários níveis, pois demonstram que você quer o trabalho a ponto de pensar adiante e se preparar. Além disso, demonstram sua curiosidade em aprender mais sobre o papel, o entrevistador e o negócio como um todo.

4. A importância da comunicação não verbal

Um sorriso, contato visual, um bom aperto de mão e o controle gestual enquanto você fala contribuem para transmitir seu entusiasmo em relação à empresa. Demonstrar sua paixão certamente lhe dará uma vantagem sobre os outros candidatos e lhe dará a chance de trabalhar em seu emprego dos sonhos.

5. Seu discurso final

Depois que o momento de perguntas e respostas terminar e antes de você sair da sala, pense em dar um "discurso" de um ou dois minutos sobre por que você está tão interessado nessa vaga. Esta é sua última chance de causar uma boa impressão, por isso, seja claro e preciso. Novamente, pode ser útil praticar isso em casa.

6. Finalize com um agradecimento

Por último, após a entrevista, envie um e-mail de agradecimento que enfatize seu interesse pela vaga, mas escreva uma mensagem curta, gentil e direta ao ponto.

Portanto, para demonstrar seu entusiasmo e garantir seu sucesso, faça uma boa preparação, pesquise sobre a empresa e a vaga, seja pontual e apresente-se bem.

Chris Dottie

Managing Director, Hays Spain