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Como realizar mais sem se sentir sobrecarregado

Como realizar mais sem se sentir sobrecarregado

Estou fascinado com a ideia de poder realizar mais, sendo ao mesmo tempo uma pessoa menos estressada. Para isso, acredito que é preciso pensar um pouco diferente e encontrar novas formas de lidar com o trabalho e a nossa vida pessoal.

Compreender quando e por que estou no meu melhor momento faz parte do quebra-cabeça de se tornar uma pessoa notável. Este trecho do livro de David Whyte, ‘Crossing the Unknown Sea’, captura uma ideia que nos obriga a perceber se estamos realmente concentrados no que estamos fazendo no momento presente:

"Você sabe que o antídoto para o esgotamento não é necessariamente o descanso?"

[...] Então ele continuou:

"Você está tão cansado, porque uma boa parte do que você faz nesta organização não tem nada a ver com suas verdadeiras capacidades ou o lugar que você alcançou em sua vida. Apenas metade de você está aqui, e estar presente pela metade vai te matar depois de um tempo. Você precisa de algo que você possa usar toda sua capacidade. Você sabe o que é; eu não tenho que te dizer".

A frase "Apenas metade de você está aqui, e estar presente pela metade vai te matar depois de um tempo”, me lembra a desvantagem da multitarefa ou de fazer apenas o suficiente. Em vez disso, trate esse momento, essa conversa, essa atividade com toda sua importância. Em outras palavras, ser apenas um pouco presente não é um meio efetivo de ser na vida. Por isso, tente aplicar as dicas a seguir:

1. Escolha três tarefas para realizar por dia e coloque seu foco nisso:

Pode ser que você realize essas tarefas em 15 minutos ou talvez elas precisem de uma hora de atenção total. Certifique-se de ser realista com o seu horário. Reuniões e colegas podem afastá-lo em alguns momentos, mas sempre que você tiver uma oportunidade, retorne para suas três prioridades. O objetivo é escolher três tarefas que lhe dariam uma verdadeira sensação de realização para o dia. Faça isso durante cinco dias consecutivos e tenha uma semana notável.

2. Faça estas perguntas para treinar sua concentração no momento presente: 

• No início do dia: qual é o meu foco para hoje?

• Ao longo do dia, veja a situação como se você fosse um observador: como está indo? Estou fazendo o que eu me proponho fazer? O que ainda é preciso fazer?

• No final do dia: como eu me sai? O que eu poderia ter feito de forma diferente? Use esse conhecimento para se aprimorar e ser melhor no dia seguinte.

3. Duas vezes por dia, liberte-se da multitarefa e da tecnologia: 

A multitarefa é um mito. Nossas mentes simplesmente saltam de um lado para o outro entre duas tarefas diferentes – um processo que interfere em ter a atenção plena em qualquer uma das atividades. A tecnologia é maravilhosa, mas devemos ser capazes de colocá-la de lado ao estar com alguém ou para fazermos algo bem, o que é mais importante. 

4. Faça pausas:

Você não pode forçar a concentração, e sua mente precisa descansar por alguns minutos a cada hora. Observe e aprenda sobre si mesmo - talvez você consiga trabalhar durante 40 minutos totalmente concentrado, ou durante 70 minutos, por exemplo. Por isso, após esse tempo, faça uma pausa e realize uma atividade diferente durante cinco a dez minutos. Uma caminhada ou uma conversa com um colega irá distrai-lo e permitir que depois você volte à sua tarefa mais focado.

Nenhuma dessas ideias são novas e juntas permitem que você realize mais e se sinta menos estressado ou sobrecarregado.

Paul Axtell

Author, Speaker and Corporate Trainer