Como usar as mídias sociais para alcançar seus objetivos comerciais

Como usar as mídias sociais para alcançar seus objetivos comerciais

A mídia social é uma ferramenta muito importante para a vida profissional, principalmente para se comunicar com atuais e potenciais clientes. Como um profissional de vendas, será que você está usando essas plataformas da melhor forma?

Veja algumas dicas sobre como usar as mídias sociais para construir sua rede online e desenvolver relacionamentos com pessoas influentes que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos:

Otimize seus perfis online

Incentive seus clientes a se conectarem com você ao otimizar seus perfis online das seguintes maneiras:

1. Inclua uma foto profissional atualizada: de acordo com o LinkedIn, você tem 11 vezes mais chances de ter seu perfil visto se você tiver uma foto de perfil.

2. Adicione palavras-chave relevantes à sua descrição e biografia: isso permitirá que seu perfil seja encontrado mais rapidamente, tanto na própria rede social, como também por meio dos buscadores.

3. Adicione estudos, depoimentos e links sobre o seu trabalho: demonstre com clareza o serviço que você oferece e como você pode ajudar seus clientes.

4. Inclua os links para seus perfis profissionais em sua assinatura de e-mail e cartões de visita.

Seja uma voz consistente e especializada

Além de ter um perfil online atualizado e objetivo, você deve ter uma voz nas redes sociais que transmita seus conhecimentos em uma determinada área. Assim, você cria credibilidade e confiança entre seus clientes. Veja como se posicionar como um especialista:

1. Curta, compartilhe e faça comentários relevantes sobre o conteúdo do seu setor que aparece em seu feed

2. Compartilhe conteúdos com curadoria sempre que possível. Faça assinaturas para receber os conteúdos mais recentes, inscreva-se para receber alertas por e-mail e siga empresas relevantes. Enfim, programe-se para diariamente se dedicar à sua presença online.

3. Se você é experiente em uma área específica, considere escrever seu próprio artigo como editor do LinkedIn.

Olhe além do LinkedIn

Como a maior rede profissional, o LinkedIn é a melhor maneira de fazer conexões diretas, mas não se esqueça de seguir seus clientes em outras plataformas também. O Twitter, por exemplo, é útil para você monitorar a evolução da empresa. Já o Instagram e o Facebook podem ser usados para você ter uma melhor compreensão da cultura da empresa e as mudanças na equipe.

Uma atualização nas mídias sociais de um cliente pode gerar um motivo para uma conversa e pode indicar quais são as necessidades da empresa. Por exemplo, se estão abrindo um novo escritório, eles podem estar com a demanda de novos funcionários.

Regras para fazer o primeiro contato

Para entrar em contato com as pessoas nas redes, é preciso ter tato. Por isso, não envie mensagens diretas ou solicitações de conexão de qualquer jeito e para qualquer um. 

Não envie uma mensagem automática para alguém com quem você não está conectado ainda ou nunca se encontrou pessoalmente. O LinkedIn diz que as pessoas têm cinco vezes mais chances de interagir com você se o contato acontecer através de uma conexão em comum. Veja em sua rede social quem está conectado com quem e peça para você ser apresentado.

Por fim, lembre-se que as pessoas que você segue nas redes podem ver com quem você está interagindo, com o tipo de conteúdo com o qual você está envolvido, e assim por diante. Por isso, certifique-se de manter um nível de profissionalismo.

Andy Robling

Vice President Client Development, Hays Canada