Três conselhos que todo recrutador deve seguir

Três conselhos que todo entrevistador deve seguir

Veja algumas dicas para aprimorar suas habilidades de entrevista. Através destes conselhos, você garantirá que seu candidato fique à vontade, se esforce para ter sua melhor performance e, principalmente, saia da reunião com uma impressão positiva sobre a empresa que você representa.

1.     Determine o tom da conversa através de uma introdução marcante 

A forma que você começa a entrevista vai determinar o tom da conversa até o final da reunião. Por isso, conquiste a atenção de seu candidato através de uma introdução simpática e marcante. Veja minha recomendação para estruturar sua introdução:

Fale um pouco sobre você: comece a entrevista falando um pouco sobre você e seu cargo. Você pode contar brevemente sobre sua trajetória profissional, há quanto tempo está na empresa, como seu trabalho se relaciona com a oportunidade em aberto e o que você gosta em seu trabalho. Falar sobre você deixará o candidato mais à vontade e interessado na conversa. 

Venda a oportunidade em questão: agora dê informações gerais sobre o cargo que você está recrutando. Chame atenção para os melhores aspectos do trabalho, usando feedbacks de antigos funcionários se possível. Ajude o candidato a imaginar um propósito neste cargo, mostrando o que ele significa para a empresa e para toda a indústria. Se a pessoa entende a importância de seu trabalho, isso aumenta seu interesse e dedicação. Neste momento, também comente exatamente o que você procura em um candidato para esta vaga. 

O que torna sua empresa interessante? Pergunte ao candidato o que ele sabe sobre a empresa. Depois que ele terminar de falar, acrescente qualquer informação que tenha faltado. Não fale apenas sobre o número de funcionários ou quando a empresa foi criada. Tente oferecer insights sobre como é a vida naquela empresa e tente fazê-lo imaginar como seria trabalhar ali. Descreva os Valores e a Cultura da empresa e por que aquele ambiente é tão notável. Você também pode mencionar projetos importantes feitos pela organização, além de sua posição diante a concorrência. Fazer parte de uma equipe líder de mercado, geralmente causa entusiasmo nos candidatos.

2.     Não siga um script 

Antes da entrevista começar, faça uma lista de perguntas que você quer fazer ao candidato. Porém, não fique tão apegado à ela, como se você estivesse seguindo um script. Demonstre ao seu candidato que você está interessado em suas respostas, seja através de sua linguagem corporal, fazendo contato visual ou concordando com a cabeça. Se necessário, faça perguntas ou comentários em torno de suas respostas.

Dê atenção para detalhes que surgem durante a entrevista, pois é através de tópicos não planejados que você conhece melhor o candidato. Fuja da entrevista rígida e entediante!

3.     Aplique a entrevista à vida real 

Esse candidato talvez esteja participando de outros processos seletivos, portanto você deve se destacar entre os demais. Não fique limitado à sala de reunião. Mostre ao candidato onde ele trabalhará, para fazê-lo sentir como seria sua vida naquele ambiente de trabalho. Apresente a equipe e o escritório.

Portanto, lembre-se de sempre tornar a entrevista interessante e recíproca. Através disso, você será marcante para o candidato, fazendo com que ele faça bons comentários sobre você, sua empresa e a oportunidade em questão.

Susie Timlin

Global Director of People & Culture, Hays Talent Solutions