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"Conte sobre uma ocasião em que você falhou"

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Vamos ser sinceros: ninguém gosta de fracassar. No entanto, o fracasso é uma parte inevitável da vida profissional e um gerente de contratação sabe disso. Os entrevistadores se interessam pelos candidatos que identificam seus erros e tiram aprendizados dessa experiência. Por isso, você precisa estar preparado para responder à questão, “Conte sobre uma ocasião em que você falhou” de uma maneira positiva.

Pense no exemplo que você vai dar

Este é um ponto importante, pois você não quer escolher uma história de sucesso velada que não seja realmente um fracasso, como "eu superei minha meta de vendas mensais em 120%, mas queria que fosse em 130%, então fiquei desapontado”. Ao mesmo tempo, evite falar sobre um grande erro ou fracasso que custou uma quantia monumental de tempo, dinheiro ou até empregos.

Pense em uma situação em que você se descuidou ou fez um erro de julgamento que causou um leve impacto negativo. Por exemplo, perder um prazo, não fechar um contrato ou não atender a um dos seus KPIs mensais – basta garantir que o exemplo escolhido não seja um dos principais requisitos do trabalho para o qual você está sendo entrevistado.

Depois de ter isso em mente, pratique contar sua história antes da entrevista e lembre-se dos pontos abaixo:

Explique como aconteceu

Ao contar sua história, certifique-se de demonstrar que você sabe exatamente onde você errou. Tente relembrar a situação e identificar os obstáculos que impediram você de conseguir o que queria. Para mim, isso diz que você conhece a causa raiz do problema e pode impedir que isso aconteça novamente.

Não invente desculpas

Tenha cuidado para não atribuir o motivo do seu fracasso em coisas além de seu controle, por exemplo, flutuações de mercado ou escassez de pessoal. Nos negócios, sempre haverá elementos incontroláveis ​​que podem atrapalhar seus objetivos. O importante é como você identifica o que está em seu controle imediato e assume a responsabilidade pelas vezes em que não consegue assumir o controle. Caso contrário, você se tornará defensivo e inexplicável durante a entrevista.

Não culpe os outros

Na mesma linha do ponto acima, não culpe as outras pessoas ao falar sobre a situação. Esta é uma das piores coisas que você pode fazer. Um funcionário que sempre procura a pessoa mais próxima para culpar, ao invés de refletir sobre como eles são pessoalmente responsáveis, sempre será uma ameaça à dinâmica, à moral e à produtividade da equipe. Fale sobre o que você poderia ter feito para evitar que a falha acontecesse e mostre a humilde autoconsciência que todos os gerentes respeitam.

Não seja muito duro consigo mesmo

Ao lembrar sua história, não se insulte ou faça generalizações sobre quem você é como funcionário. Em vez disso, atenha-se aos fatos e conte a história objetivamente. Isso mostrará que você pode encarar situações difíceis, em vez de ficar insistindo nelas e se lamentar por muito tempo.

Mostre que você aprendeu com a situação

Como Henry Ford disse certa vez: “O único erro real é aquele com o qual não aprendemos nada.” Certifique-se de descrever quais lições você tirou da sua experiência e como as aplicou em situações semelhantes para alcançar um resultado mais positivo.

Como eu disse no começo, erros e decepções são inevitáveis, então você não precisa ficar nervoso para falar sobre isso durante uma entrevista. Apenas certifique-se de escolher sua história com sabedoria e conte-a de uma forma que demonstre que você é um candidato consciente e responsável, que se esforçará para aprender com seus erros, a fim de melhorar o desempenho futuro.

Jason Walker

Board Director and Managing Director, Hays New Zealand