Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

Você está na cultura organizacional certa?

cultura organizacional

Sabe quando você compra sapatos novos que pareciam perfeitos na loja e depois você descobre que eles apertam seus pés de uma forma desagradável? Bem, talvez seja assim que você se sente em relação ao seu trabalho atual. Você se interessou pela empresa e pelo cargo durante a entrevista, e por isso aceitou a oferta de emprego. No entanto, desde que entrou, algo não parece certo.

Talvez você tenha pensado que este incômodo fosse devido ao seu cargo, porém, você ainda gosta do que faz e é bom nisso. Por isso, é provável que você esteja enfrentando um choque de personalidade com a cultura de sua empresa. Veja a seguir como ter certeza disso e saiba o que fazer em seguida:

Você não se sente parte do grupo

Normalmente você é uma pessoa extrovertida, sociável e mais do que capaz de fazer amigos no trabalho. Porém, nesta empresa, você às vezes passa uma semana inteira sem ter uma conversa apropriada com alguém – ou pelo menos uma que não seja sobre trabalho.

O problema é que, ao contrário dos trabalhos anteriores, você simplesmente não se sente confiante em se relacionar com seus novos colegas porque não se sente “parte do grupo". E por isso, você evita fazer piadas e comentários por medo de dizer a coisa errada.

Se isso soa familiar para você, então considere como o primeiro sinal de que você está na cultura organizacional errada, pois a cultura certa realmente faria você se sentir bem-vindo.

Não é uma questão apenas pessoal

Uma coisa é se sentir isolado a nível pessoal, mas você também se sente excluído em questões profissionais. É difícil transmitir suas ideias em reuniões e as pessoas sempre discordam de você ou ignoram você completamente. Por isso, você evita falar – o que é prejudicial para a sua progressão de carreira.

Ninguém deve se sentir isolado no trabalho. Se você sentir isso, isso se deve ao fato de que você não está em uma cultura de empresa aberta e inclusiva, onde todas as ideias são consideradas e todos têm a mesma chance de ter sua voz ouvida pela alta gerência.

Você não se sente motivado para fazer um bom trabalho

Como eu disse no começo, você ama o que faz. Qualquer um que conhece você diz que você é dedicado e que se orgulha do seu trabalho. E mesmo com seu atual cargo, sua motivação está baixíssima. Por quê? Se for por algum dos motivos a seguir, isso demonstra que você está na cultura organizacional errada para você:

- Você não se sente inspirado pela alta gerência e pelos seus colegas

- A empresa não parece reconhecer, recompensar ou celebrar o sucesso, pelo menos não da maneira que você gostaria

- A empresa não parece investir muito no desenvolvimento da sua carreira

- Você não se importa mais com os valores, propósito e visão geral da empresa ou da função que você desempenha.

Uma combinação dos itens acima é suficiente para fazer com que alguém se sinta apático no trabalho. O pior é que isso afeta seu desempenho e pode prejudicar suas metas de carreira.

O que fazer a seguir?

A cultura organizacional é a personalidade da empresa, e ninguém é capaz de se encaixar em todas as culturas. Portanto, é importante que você não seja muito duro consigo mesmo. Trate isso como um aprendizado e pense cuidadosamente sobre o tipo de cultura em que você se encaixa antes de dar o próximo passo.

- Identifique o tipo de cultura em que você quer trabalhar, desde quão inclusiva a empresa é, até como trabalha a progressão dos funcionários e como reconhece o sucesso. Identifique o que você não gosta na sua atual empresa e como sua próxima oportunidade será diferente

- Converse com seu recrutador - compartilhe seus ideais, assim como seus objetivos de carreira. Ele terá um vasto e relevante banco de dados de clientes e uma boa compreensão da personalidade dessas empresas. Também aconselho que você fale com suas conexões profissionais e pessoais para ver se elas têm alguma recomendação

- Antes de entrevistas de emprego, confira as mídias sociais da empresa e as avaliações online –  isso pode ajudar a ter uma ideia da cultura da empresa

- Durante as entrevistas, perceba como o empregador descreve a cultura da empresa e a dinâmica da equipe

Você não escolheria usar sapatos apertados todos os dias, então por que escolher uma empresa com um ajuste cultural inadequado para você? Você merece se sentir pertencente à sua organização, em prol da sua progressão de carreira e da felicidade do dia-a-dia. Então, encontre uma cultura organizacional que abraça os seus valores, seu espírito de trabalho e seu tipo de personalidade!

Chris Dottie

Managing Director, Hays Spain