Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

5 dicas para ter uma entrevista técnica bem-sucedida

 Blog

 Você tem uma entrevista técnica chegando? Se sim, não preciso dizer que esta reunião servirá principalmente para comprovar as habilidades técnicas que você afirma ter em seu currículo. Lembre-se de seguir cinco importantes dicas, descritas abaixo, antes da sua entrevista chegar.

1. Faça mais do que apenas ler a página "Sobre nós" da empresa

Pesquisar de forma mais aprofundada sobre a empresa, antes da sua entrevista técnica, o diferencia da concorrência e ajuda você a se sentir mais familiarizado com a empresa.

Qual é a visão da empresa para o futuro e como a posição a qual você está se candidatando se encaixa nessa visão? Como é a cultura organizacional? O seu recrutador terá as principais informações sobre o cliente, por isso, entre em contato com ele, consulte o site do empregador e fale com alguém da sua rede que tenha trabalhado nessa organização.

Certifique-se de conhecer também os nomes e cargos das pessoas que estão participando de suas entrevistas. Acesse o LinkedIn para procurar semelhanças e contatos em comum, mas seja sutil ao usar essas informações na entrevista.

2. Prepare-se para responder às perguntas situacionais

As perguntas situacionais podem envolver um problema de codificação para você resolver em um quadro branco ou papel, por exemplo. É claro que anotar sua abordagem é mais complicado do que lidar com essa situação hipotética com a ajuda de um IDE ou compilador. Por isso, aconselho que, antes da entrevista, você pesquise algumas perguntas situacionais comuns e pratique responde-las no papel e em tempo cronometrado.

3. Pratique como responder questões sobre competências

É provável que façam perguntas sobre suas competências, conquistas e projetos que você participou. Certifique-se de rever seu currículo antes da entrevista e tente identificar quais perguntas provavelmente o entrevistador fará. Tenha uma estrutura em mente sobre como responder a essas perguntas, afim de abordar os pontos-chave sem fugir do assunto. Eu recomendo que você 1) descreva a situação, 2) explique a tarefa que você desempenhou nesta situação 3) a ação que foi tomada e 4) os resultados da ação.

4. Prepare-se para questões técnicas

Essas perguntas são projetadas para testar seu conhecimento técnico, por exemplo: “Conte como você encontraria o primeiro elemento não repetitivo em uma matriz” ou “Qual é a diferença entre uma interface e uma classe abstrata em Java?”.

É claro que as perguntas dependerão muito da posição a qual você está se candidatando. Portanto, estude a descrição do trabalho e identifique as áreas e assuntos que o entrevistador provavelmente se concentrará. Você também pode perguntar ao seu recrutador se não tiver certeza de qual questão técnica poderá ser abordada.

5. Soft skills são fundamentais

É claro que avaliar seu conhecimento técnico será o foco da entrevista, mas os empregadores também estão procurando competências comportamentais. Além das habilidades óbvias de resolução de problemas (que são parte integrante de ser um especialista em tecnologia!), você precisará provar que possui boas habilidades de comunicação. Você pode se fazer entender ao descrever problemas técnicos complexos para os outros? Você é capaz de simplificar isso e cortar alguns dos jargões para que equipes não técnicas entendam?

Antes da entrevista, trabalhe em como você comunica suas explicações na frente de especialistas em tecnologia e não-especialistas, e peça seus comentários sobre quão conciso e claro você foi.

Como especialista em tecnologia, você tem muitos conhecimentos e habilidades para oferecer – por isso, não perca uma oportunidade por não estar bem preparado. Dessa forma, sem dúvida você terá uma entrevista técnica bem-sucedida!

James Milligan

Director UK & Ireland, Hays