Três erros comuns na hora de anunciar uma vaga

Na hora de recrutar um profissional para um novo cargo, é muito importante que você consiga atrair os melhores candidatos. O anúncio da vaga é o convite para o profissional decidir se candidatar ou não para a oportunidade, por isso você deve causar uma boa impressão logo neste primeiro momento.

Infelizmente, muitos gerentes de recrutamento perdem bons candidatos por causa de seu anúncio. Mas o que eles fazem de errado e o que você pode aprender através desses erros? Veja a seguir:

Erro #1: O título da vaga é impreciso

No título da vaga você deve preencher a função e senioridade do cargo (por exemplo, Junior Brand Executive). Os candidatos que se encaixam nestas descrições, vão procurar tais palavras-chaves para encontrar uma oportunidade e esta é a única forma para eles encontrarem sua vaga durante a busca.

Algumas empresas divulgam suas vagas usando títulos engraçados e incomuns para chamar a atenção do candidato, mas isso pode gerar tráfego irrelevante ao anúncio. Portanto, deixe o título simples e claro, esta é a melhor forma de atrair candidatos interessantes!

Erro #2: A empresa não parece interessante

Quando for descrever a empresa, vá além das informações gerais (localização, história, serviços etc). Acrescente também as seguintes descrições para atrair o interesse dos candidatos: 

Posição no mercado: a empresa é líder no mercado em que atua? É referência para oferecer insights sobre a indústria? O que a destaca da concorrência?

Objetivos da empresa: quais são os objetivos estratégicos da empresa? O que estão próximos a conquistar? A empresa está crescendo financeiramente e geograficamente?

Benefícios: quais são os benefícios de trabalhar nesta empresa? (Vale-alimentação, Seguro de Vida, Seguro Odontológico, horário flexível etc)

Estas informações podem ser decisivas na hora do candidato escolher esta vaga. Não perca o profissional ideal só porque você não soube vender corretamente a empresa contratante.

Erro #3: A descrição da vaga é pouco inspiradora 

O profissional que procura uma oportunidade com esperteza, gosta de imaginar como seria trabalhar nesta empresa e ainda conseguir uma resposta positiva para a simples e tão importante pergunta: “Isto me fará feliz e satisfeito profissionalmente?”

Entusiasmo e satisfação são essenciais para você, para o candidato, e também para a empresa. Por isso, inclua na descrição da sua vaga, as informações a seguir:

Dia a dia do cargo: descreva um dia comum do trabalho. Quais processos e tarefas o profissional tomará conta? Se possível, converse com a pessoa que atualmente ocupa este cargo e pergunte quais são os aspectos mais motivadores na vaga.

Equipe: com quem esta pessoa vai trabalhar e como você descreve a cultura da equipe? Falar sobre a cultura e os valores também te ajudará a atrair candidatos que se adequem bem à equipe.

Objetivo: faça com que o profissional entenda o propósito deste cargo em larga escala – isso pode realmente aumentar o interesse dele pela oportunidade.

Portanto, alguns recrutadores cometem alguns erros que causam o desinteresse dos profissionais ideais para o cargo. Mas seguindo nossos conselhos, você pode evitar estas falhas e garantir que você encontre os melhores talentos para sua oportunidade!

Susie Timlin,

Global Director of People & Culture, Hays Talent Solutions