Fale um pouco sobre você

fale-sobre-voce

Em entrevistas de emprego, parece um tanto quanto simples falar um pouco sobre você, não é mesmo? Afinal, só é preciso contar sobre sua vida e experiências e não há ninguém melhor que você mesmo para saber sobre esse assunto. No entanto, por mais que a questão “Fale um pouco sobre você” pareça uma das mais fáceis, é difícil oferecer uma resposta marcante e causar uma primeira impressão positiva ao recrutador. Por isso, te damos algumas dicas sobre como construir uma resposta objetiva e interessante.

Antes de tudo, garanta que você tem uma resposta bem estruturada. Isso fará com que você cite todos os pontos relevantes sobre você e conte sua história de forma interessante. Mas saiba que alguns pontos são indispensáveis para mencionar na hora de sua resposta, por exemplo, sua experiência acadêmica e profissional, competências e expertise relacionadas à oportunidade e o que você está procurando para seu próximo emprego e por que esse cargo é do seu interesse

1.     Experiência acadêmica e profissional

Comece sua resposta contando objetivamente sobre sua experiência acadêmica e profissional. Garanta que você cite apenas experiências que se relacionam ao cargo pretendido, assim, você deixará o entrevistador interessado em saber sobre o ponto a seguir, que trata das suas competências desenvolvidas ao longo do tempo.

2.     Competências e expertise relacionadas à oportunidade

Este é o momento de contar sobre suas competências e sua expertise desenvolvidas durante sua experiência acadêmica e profissional. É importante que você dê exemplos concretos do que você já conquistou e construiu através de suas habilidades. E claro, conte sobre suas competências que se relacionam e se aplicam à oportunidade em questão.

3.     O que você está procurando para seu próximo emprego e por que esse cargo te interessou

Para finalizar a sua resposta, explique quais são suas ambições profissionais e qual você pretende que seja o próximo passo em sua carreira.

Neste momento, você talvez tenha vontade de falar sobre os motivos que te levaram a deixar seu atual empregador. Mas ao invés disso, você precisa dizer com objetividade por que você está interessado na oportunidade proposta pela empresa. A chave para esta etapa da resposta é ser positivo e focado na oportunidade que está tão próxima a você.

Preste atenção em seu linguajar

Agora que você já sabe quais pontos abordar em sua resposta, pense na linguagem que você usará. Fale de forma simples e, quando possível, use verbos de ação para melhor demonstrar suas competências. 

Somente a prática leva à perfeição!

Pratique! Através da prática, você pode anular hábitos de nervosismo, como gaguejar ou esquecer o que falar, assim como melhorar sua linguagem corporal.

Com estas dicas você já pode responder uma das primeiras perguntas de uma entrevista de emprego com confiança, objetividade e de forma marcante. Assim, pode mostrar ao seu entrevistador que você é a pessoa mais adequada para o cargo!

Marc Burrage,

Managing Director, Hays Japan