Introvertidos: saibam como se destacar em uma entrevista

Introvertidos: saibam como se destacar em uma entrevista

Você tem uma entrevista de emprego marcada e está preocupado com os outros candidatos, principalmente aqueles que podem ser mais extrovertidos do que você, e que podem ter certa vantagem por isso?

De acordo com a revista "Psychology Today", "Os introvertidos se sentem esgotados com encontros sociais e energizados com as atividades solitárias, muitas vezes criativas. Sua disposição é frequentemente mal interpretada como timidez, mas na verdade muitos introvertidos socializam facilmente; eles apenas preferem não fazer isso. De fato, o introvertido pode ser mais empático e conectado interpessoalmente do que as pessoas extrovertidas".

Por isso, quero tranquilizá-lo que, de fato, não há razão para que você não possa ter uma ótima performance em uma entrevista de emprego. Principalmente se você souber como usar suas qualidades como uma pessoa introvertida de forma positiva.

Prepare-se para as perguntas

É importante que qualquer profissional se prepare para as perguntas da entrevista, mas para os introvertidos isso é crucial. Por quê? Porque, como uma pessoa mais introspectiva, você pode levar mais tempo para refletir sobre suas respostas. Mesmo que isso seja melhor do que dar uma resposta apressada e mal pensada, você corre o risco de deixar o silêncio se prolongar por muito tempo e possivelmente se mostrar despreparado ou distraído.

Pesquise as perguntas mais frequentes feitas em entrevistas de emprego e pense em suas respostas. Se você não tem certeza de como responder uma pergunta, considere pedir um tempo para refletir, dizendo frases como "posso tirar um momento para pensar sobre isso?" ou "essa é uma boa pergunta, vou precisar de um segundo para pensar na minha resposta".

Apresente suas habilidades durante a entrevista

Muitas empresas e profissionais têm a consciência de que diversos tipos de personalidade criam uma força de trabalho dinâmica e voltada para o futuro. Mas, talvez você esteja se perguntando o que exatamente uma pessoa introvertida pode oferecer? De acordo com minha experiência, estas são as habilidades-chave que muitos introvertidos podem fornecer a qualquer negócio:

1. Construtores de relacionamento

Você pode estar sujeito ao pressuposto de que, como introvertido, você não possui habilidades sociais. No entanto, você é realmente excelente em promover relações interpessoais - você só tem sua própria maneira de fazer isso. Nancy Ancowitz, autora de "Self-Promotion for Introverts", explica que os introvertidos podem ouvir com atenção e usar suas observações para construir relacionamentos fortes e de confiança.

Embora falar menos pode parecer uma desvantagem durante uma entrevista, você pode usar esta oportunidade para realmente ouvir o que o entrevistador está dizendo, referindo-se a algumas das observações dele nas respostas que você der. Uma entrevista de emprego é a oportunidade perfeita para você demonstrar todos os benefícios que um bom ouvinte pode trazer para um negócio.

2. Autoaprimoramento

Um bom ouvinte também é muito mais aberto e receptivo ao feedback dos outros. Jenn Granneman, autor de "The Secret Lives of Introverts: Inside Our Hidden World", explica como os introvertidos, por natureza, passam mais tempo sozinhos refletindo sobre seus próprios pontos fortes e fracos. Esta vontade de aprimoramento é uma característica muito valorizada pelos empregadores. Então, se possível, fale sobre um momento em que você adotou medidas para fazer melhorias tanto para seu próprio papel, quanto para a empresa. Isso será muito bem visto pelo entrevistador.

Mesmo que você não consiga o trabalho desta vez, lembre-se de solicitar um feedback do seu recrutador sobre como melhorar. Se você impressionou o entrevistador, pode conseguir uma abertura no futuro para outra oportunidade.

3. Eficiência

Granneman também descreve em seu trabalho como os introvertidos não são pessoas que gostam de perder tempo. Interagir com outras pessoas pode interferir em seus níveis de produtividade, e é por isso que um introvertido faz com que cada interação valha a pena.

A mesma abordagem pode ser facilmente aplicada a uma entrevista. Planeje suas estratégias de sucesso, faça sua pesquisa e pense no que deseja alcançar. A dedicação constante a um emprego e a capacidade de ouvir sem interromper a pessoa que está falando é algo que você pode facilmente demonstrar durante uma entrevista.

4. Boas ideias

Você não precisa ser a pessoa mais barulhenta para ser notada e valorizada. Susan Cain, autora de "The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking", afirma com razão: "Não há correlação entre ser o mais falante e ter as melhores ideias".

A atenção aguçada de um introvertido faz com eles sejam capazes de absorver e perceber detalhes que podem passar desapercebidos por outras pessoas. Isso permite basear suas ideias em observações mais inteligentes. Para os introvertidos, suas ideias são sobre qualidade, não quantidade. Você consegue se lembrar de uma sugestão pioneira e bem pensada que você fez, que foi implementada em seus papeis anteriores? Esta é uma pergunta de entrevista muito frequente e que você pode se destacar se planejar sua resposta com antecedência.

5. Automotivação

Um introvertido costuma ser uma pessoa automotivada, sem a necessidade de receber a contribuição ou o suporte dos outros. Alguns dos empresários mais bem sucedidos do mundo, de Bill Gates para Mark Zuckerberg, são introvertidos renomados.

Em uma entrevista, você não precisa dizer explicitamente que você é introvertido, mas é importante que você possa enfatizar sua automotivação, dedicação e foco, fornecendo exemplos de projetos ou sucessos que você gerenciou com pouca ou nenhuma supervisão.

Por fim, é essencial que você seja autêntico durante a entrevista, mas que você também reconheça e enfatize suas habilidades únicas como uma pessoa introvertida. Seguindo estas dicas, sem dúvida, você causará uma impressão positiva e duradoura.

Robby Vanuxem

Managing Director, Hays Belgium