Porque os líderes fracassam

Foto fracasso

É impressionante como há diversas publicações sobre liderança citando caminhos e maneiras  para se tornar um líder bem sucedido. No entanto, quem é líder sabe o desafio que é administrar diferentes expectativas da empresa, do colaborador, dos pares e, em algum momento da carreira, experimentou o sabor amargo do fracasso.  Quem nunca?!

Existe uma estimativa de que pelo menos 50% dos executivos já fracassaram ou vão fracassar em suas carreiras. A esta altura você deve estar se perguntando os motivos que tiram um executivo em ascensão da rota de sucesso. Pois bem, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Chief Executive Magazine em 2016 são 10 fatores que causam revés na carreira do gestor de pessoas e projetos, são eles:

1.       Dificuldade em trabalhar em equipe

2.       Falta de comprometimento com a autoaprendizagem e iniciativas de treinamento e desenvolvimento

3.       Micro gerenciamento e arrogância

4.       Sem visão estratégica

5.       Inabilidade para construir e liderar equipes

6.       Relutância em adaptar-se às mudanças

7.       Inaptidão para avaliar e selecionar pessoas com sólida competência de liderança

8.       Falta de confiabilidade

9.       Hesitação em tomar decisões difíceis

10.   Incapacidade de atingir resultados

Estes fatores podem aparecer em menor ou maior grau de intensidade, depende do repertório que o profissional acumulou na sua trajetória profissional e como o utiliza para superar essas situações, ou seja, suas ações podem gerar impactos distintos na equipe e na empresa. 

Tendo isso em mente, saiba que existem diferentes ferramentas para lidar com o que está impedindo a sua escalada para o sucesso. O Coaching vem se consolidando como um poderoso método no desenvolvimento de competências, assim como o Mentoring. Em alguns casos, o treinamento formal pode aportar conteúdo primordial que precederá a aquisição ou mudança de comportamento.

O que podemos concluir é que ser líder implica em processo constante de enfrentamento de situações desafiadoras que possibilitarão a ampliação de consciência.

E como você pretende traçar esta jornada?

 

Marcia Batista
Gerente de People & Cultural