Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

Como encontrar um mentor de carreira

Mentor de carreira

Qualquer profissional ambicioso precisa de um bom mentor capaz de ajudá-lo objetivamente a superar obstáculos profissionais. E tudo o que você precisa para encontrar um mentor de carreira é a visão de onde você quer estar em sua carreira, a motivação para chegar lá e a confiança de buscar conselhos de alguém inspirador e com credibilidade suficiente para ajudá-lo.

Com isso em mente, como você pode encontrar seu mentor?

Passo 1: pergunte a si mesmo – em quais questões você precisa de ajuda?

É importante que você inicie o processo de encontrar um mentor, avaliando a visão que você tem para sua carreira. Idealmente, onde você estaria em um ano, três anos e cinco anos? E quais obstáculos estão em seu caminho?

Por exemplo, há alguns anos eu estava em um momento decisivo na minha carreira. Eu queria chegar ao próximo nível, mas havia algo que estava no meu caminho: eu temia ser palestrante e fazer apresentações. Eu sabia que se eu quisesse alcançar meus objetivos de carreira, algo teria que mudar. Foi preciso encontrar um mentor para me ajudar a construir minha confiança e a conseguir falar em público para isso acontecer.

Passo 2: avalie sua rede de contatos e pense fora da caixa

Agora é hora de encontrar a pessoa certa para ajudá-lo. Quem em sua vida superou os mesmos obstáculos que você está enfrentando? Essa pessoa está onde você deseja estar agora? Quem você conhece que é realmente bom na habilidade que você quer desenvolver ou que ocupa o cargo que você gostaria de ter no futuro?

Ao procurar seu mentor de carreira, considere colegas antigos e atuais, amigos e familiares, bem como pessoas de outros círculos sociais e profissionais. Continuando a história da minha própria busca por um mentor: ao perceber o que eu tinha que fazer, pensei em quem poderia me ajudar. Neste caso, foi um colega sênior que decidi abordar e foi, sem sombra de dúvida, a pessoa certa para ser meu mentor. O próximo passo foi conversar e pedir ajuda.

Passo 3: Faça uma abordagem autêntica e modesta

A maneira como você aborda seu potencial mentor dependerá do seu relacionamento com ele. Se ele é um contato profissional, sugiro que você primeiro envie uma mensagem explicando como ele o inspira, como você acha que ele pode ajudá-lo e pergunte educadamente se vocês poderiam reservar algum tempo para conversar.

Se essa pessoa estiver em sua organização atual, também recomendo que você converse sobre isso com seu gestor antecipadamente. Ele pode ser capaz de lhe dar algumas dicas sobre como deve ser sua abordagem. A questão é que seu mentor precisa estar fora da sua linha de gestão direta sempre que possível.

Passo 4: Cultive a relação mentor-aprendiz

Lembre-se que seu mentor está se disponibilizando para ajudá-lo, portanto, agradecimento e respeito são chaves para estabelecer e manter esse relacionamento. Antes de todas as reuniões, se organize para ser pontual e ir bem preparado. Anote os desafios específicos que você está enfrentando, o que você quer aprender com seu mentor e como você acha que ele poderia ajudá-lo.

Você também deve compartilhar o progresso que você fez a partir das reuniões anteriores e dê exemplos práticos disso. Eu sempre agradeço muito ao meu mentor pelo seu tempo e conto sobre qualquer feedback positivo que recebi das minhas apresentações, além disso, falo como o conselho dele me ajudou a alcançar esse resultado.

Portanto, para ter um mentor de carreira você simplesmente precisa ter uma visão para sua carreira e uma abordagem metódica, discreta e autêntica. Pessoalmente falando, encontrar um mentor de carreira foi uma das melhores decisões que já tomei, e é algo que todo profissional deve seguir em seu caminho para o sucesso na carreira. E lembre-se, tenha tudo isso em mente na próxima vez que alguém lhe pedir ajuda também!

Karen Young

Director, Hays UK