Como preparar suas metas de carreira para o próximo ano

metas-de-carreira

Está na hora de pensar no próximo ano de sua carreira. Antes de planejar seus passos futuros, tire um tempo para refletir sobre o ano que passou e os objetivos que você atingiu. Leia alguns conselhos e insights do time feminino do Manchester City, a respeito da temporada passada.

O seu plano de carreira é igual ao do ano passado?

Antes de tudo, confira com você mesmo se seu plano de carreira mais amplo continua o mesmo, e que você está agindo em direção ao objetivo certo. Muita coisa pode mudar em um ano, desde suas paixões, prioridades e tarefas que você gosta de realizar diariamente. Portanto, analise se seu plano é ainda o melhor plano de carreira para você e que, através dele, você chegará onde deseja. Se não, reveja a situação e trace um novo. 

Passo 1: Pense em suas conquistas

Agora que você tem seu plano de carreira claro em sua mente, pense no que você conquistou durante este último ano que colaborou para seu plano, assim como nos objetivos estipulados em sua última avaliação de performance. Considere aspectos como objetivos tangíveis alcançados; habilidades e conhecimento aprendidos; treinamentos ou qualificações realizados; novas responsabilidades assumidas; novos relacionamentos desenvolvidos; ocasiões em que você se afastou da sua zona de conforto e feedback positivo de seus colegas ou clientes. 

Passo 2: Documente estas realizações

É importante que você sempre atualize qualquer progresso em seu plano de carreira, como seu CV e perfis profissionais em redes sociais, como LinkedIn. Tenha em mente quais foram suas realizações para não se esquecer delas quando for a hora de pedir uma promoção, dar o próximo passo em sua carreira ou até mesmo durante uma entrevista para um novo emprego.

Passo 3: Parabenize a si mesmo

Você também deve tirar um tempo para reconhecer todas suas realizações, pelo seu próprio incentivo pessoal. Keira Walsh, Women’s FA Cup Player of the Game, explica que parar para reconhecer os frutos de seu próprio trabalho é essencial para seu nível de motivação. Keira conta que “Ganhar o Women’s FA Cup Player of the Game foi prova do nosso esforço e dedicação nesta temporada. Seja uma vitória pequena ou grande, o trabalho duro sempre te coloca cada vez mais perto de seus objetivos. Por isso, nunca deixe de tentar.”

Como meu colega Michael Jones aponta em seu recente blog: "Assim como no esporte profissional, você precisa dar algum tempo a si mesmo para se recuperar antes de começar a trabalhar para o seu próximo objetivo".

Passo 4: Pense como manter este momento 

Reflita sobre tudo que você atingiu e tente levantar o que você fez que tornou esta conquista possível. Ainda mais importante, como você pode caminhar em direção ao próximo estágio de seu plano de carreira?

Toni Duggan, artilheira do Manchester City Women na WSL Spring Series, contou que no Manchester City “Não importa os sucessos recentes que nós tivemos, nós sempre pensamos em novas formas de nos aprimorar em cima disso. Estamos constantemente estipulando novas metas para desenvolver ainda mais o clube.”

Passo 5: Pense no que você pode melhorar

Agora você deve pensar no que não correu tão bem. O que você não conquistou ou o que atrapalhou seu desempenho? Tente aprender com estas situações para aprimorar-se. Peça também um feedback ao seu gerente antes de estipular suas próximas metas – assim você pode preparar soluções práticas para os próximos meses.

Steph Houghton, capitã do Manchester City Women, disse sobre sua própria experiência: “Eu tento não me apegar muito às oportunidades que perdi, ao invés disso, tento aprender com elas. O que posso fazer diferente na próxima temporada? Se você tiver esta atitude, você sempre se desenvolverá como pessoa, dentro e fora de campo.”

Passo 6: Estipule suas metas para o próximo ano

Depois de tirar um tempo para fazer uma autorreflexão honesta, você pode usar esses aprendizados para formular seus objetivos profissionais para o próximo ano, desde os erros que você tentará evitar até as conquistas que você pode desenvolver ainda mais. Pense também nas ferramentas que você precisará para conseguir atingir seus objetivos – por exemplo, novos softwares ou cursos para sua equipe.

Seja realista e também ambicioso.

E, finalmente, boa sorte!

Susie Timlin

Global Director of People & Culture, Hays Talent Solutions