Saiba por que você ainda não conseguiu uma entrevista de emprego

Por que você ainda não conseguiu uma entrevista de emprego

Você já atualizou seu currículo, seus perfis profissionais e passa horas procurando e se candidatando a oportunidades de emprego. Mesmo assim, você não recebe ligações e convites para entrevistas? Então talvez você esteja cometendo um desses erros:

1. Abordagem dispersa

Você está se aplicando em qualquer lugar e para qualquer função que se aproxime um pouco de sua experiência e expertise? Se você não considerar o que você realmente quer e verificar se a posição é adequada para você, então é improvável que você consiga uma entrevista.

O processo de busca de emprego é sobre qualidade, e não quantidade. Por isso, leia a descrição do trabalho e apenas se candidate a funções adequadas para você. Antes de enviar sua candidatura, tire um tempo para adaptar o seu CV, remova informações que não sejam importantes para o papel e elabore mais sobre habilidades e experiências relevantes. Além disso, ajuste sua declaração pessoal para cada função que você solicita.

2. Desperdiçando o potencial das redes sociais

Ter um perfil no LinkedIn que você atualiza de vez em quando não é suficiente. Você deve usufruir de todo o potencial das redes sociais na hora de procurar uma nova oportunidade. Por exemplo:

- Siga os perfis das empresas que você gostaria de trabalhar e fique atento às vagas;

- Comprometa-se com a sua rede: publique, curta, compartilhe e comente conteúdos relevantes;

- Conecte-se com recrutadores e converse com eles;

- Certifique-se de que todos os seus perfis estão atualizados;

- Adicione links para evidenciar o seu trabalho.

Além disso, lembre-se que você não precisa se limitar ao LinkedIn (saiba mais em nossa publicação recente). Você pode usar o Instagram para mostrar seu envolvimento com seu setor e através do Twitter você pode demonstrar sua experiência e interesses relacionados. Mas mantenha seus perfis profissionais e pessoais separados e não publique nada que você não gostaria que um gerente de contratação visse.

3. Você está escondido atrás de um computador

Os sites de trabalho e as redes sociais profissionais são ótimos lugares para você encontrar um emprego, mas não se esqueça da importância de interagir pessoalmente. Fale com sua rede de amigos, familiares e ex-colegas e veja se algum deles pode apresentá-lo a potenciais contatos ou dar algum conselho de carreira.

Além disso, participe de eventos da sua indústria e entre em contato com um recrutador. Os consultores geralmente têm uma forte rede de clientes e colegas, e por meio deles você pode alcançar várias pessoas. Durante uma reunião presencial, um recrutador também pode ter uma ideia melhor de quem você é, o que está procurando e do tipo de local de trabalho que se adequa à sua personalidade.

4. Esgotamento

A busca por um emprego pode ser cansativa, especialmente quando seus esforços não apresentam resultados positivos. Isso pode estimular você a se candidatar a mais posições, o que só te deixará mais frustrado e fará com que a qualidade de suas aplicações seja prejudicada.

Então, adote uma abordagem organizada e equilibrada. Faça pausas, veja seus amigos ou vá para a academia. Encontre algo que o ajude a descontrair para depois retomar sua pesquisa se sentindo descansado e focado.

Portanto, work smart, not hard. Ao fazer essas mudanças, o seu telefone certamente começará a tocar.

Jason Walker

Board Director and Managing Director, Hays New Zealand