Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

Faça essas 4 perguntas a si mesmo após uma entrevista de emprego

após entrevista

Após uma entrevista de emprego, é hora de considerar se você aceitará o cargo se receber uma proposta. Mas para evitar uma decisão precipitada, tire algum tempo para refletir e considere as seguintes questões:

1. Você se sentiu convencido pelo trabalho?

Em primeiro lugar, lembre-se o que você achou interessante nesta oportunidade e se você se sente mais ou menos entusiasmado após a entrevista. Você acredita que a oportunidade se encaixa no seu plano de carreira? Você pode ter se sentido um pouco nervoso em relação às responsabilidades, mas no final das contas, você sentiu que foi um nervosismo positivo?

E, por fim, lembre-se o motivo que o levou a esta entrevista – provavelmente algo está faltando em seu trabalho atual. A questão é: esse novo papel preenche essa lacuna?

 2. A empresa é ideal para você?

Agora que você conheceu os valores, a cultura e até mesmo o tamanho da empresa, você acha que ela é adequada aos seus objetivos e que você se sentirá realizado por fazer parte da equipe?

Pode ser complicado ter uma ideia da cultura de uma empresa em uma entrevista, mas tente pensar em como o entrevistador descreveu o negócio e a equipe. Ele pode ter usado palavras como “ambiente sociável”, dando uma indicação da dinâmica da equipe. Isso se adequa à sua personalidade?

3. O que você achou do seu novo gerente?

Qual foi sua percepção sobre seu possível chefe durante a entrevista? Isso é importante, afinal, você responderá a essa pessoa diariamente, procurando orientação e apoio, principalmente durante os primeiros dias de trabalho. Mais uma vez, nem sempre é fácil obter uma imagem clara disso a partir de uma entrevista, mas certos comportamentos indicarão o posicionamento dessa pessoa:

• Seu possível gestor era um excelente comunicador? Ele explicou o trabalho e suas expectativas com clareza? Se sim, isso indica que você deve ter em mente o que é esperado de você.

• Parte de ser um comunicador excelente é ter a habilidade de ouvir. Você se sentiu à vontade para conversar com seu possível chefe? Ele ouviu suas respostas e foi encorajador e receptivo ao que você tinha a dizer?

• Ele pareceu apaixonado pelo seu trabalho, sua equipe e a empresa? Nunca subestime a importância de um chefe que ama seu trabalho, seu entusiasmo é capaz de contagiar a equipe.

• Por fim, ele estava interessado ​​em suas ambições para o futuro? Se ele sorria e pedia para você falar mais sobre seus objetivos, isso indica que ele é um verdadeiro gestor, e que ele se preocupa com a progressão de seus funcionários.

4. O que a sua intuição está te dizendo?

Talvez essa oportunidade não seja 100% perfeita para você, mas sua intuição está dizendo que isso não importa e que este é um risco que vale a pena correr. Se você sair da entrevista se sentindo mais empolgado do que quando entrou, mesmo que certos critérios de “trabalho perfeito” não tenham sido atendidos, então seus instintos estão falando com você e é preciso prestar atenção neles. Nossa intuição nos conhece melhor do que ninguém, especialmente quando se trata de nossas carreiras.

Considerando todos os itens acima, agora você deve estar se sentindo mais confiante sobre como responder a pergunta: "Você aceitaria a posição se a empresa fizesse a proposta?”. Se a resposta for sim, avise seu recrutador que você está interessado na oportunidade e agradeça a entrevista.

Alex Shteingardt

Managing Director, Hays Russia