Responda estas perguntas antes de iniciar sua busca de emprego

Faça estas perguntas antes de iniciar sua busca por trabalho

Então, você decidiu que é hora de embarcar em um novo desafio profissional. Mas, antes mesmo de atualizar seu currículo, é preciso pensar sobre o que você realmente quer para o seu novo emprego. Abaixo, listei vinte das perguntas mais importantes a serem feitas antes de começar sua busca:

1. Por que estou pensando em sair do meu emprego atual?

Talvez seu empregador atual não ofereça oportunidades de promoção ou talvez você tenha competências que não estão sendo utilizadas. Pense em como uma movimentação beneficiaria você e sua carreira.

2. O que eu mais gosto no meu cargo atual?

Considere o que você ama no seu trabalho e coloque esses pontos no topo da sua lista ao procurar um novo emprego, pois a ausência de algum desses benefícios pode afetar a sua felicidade e bem-estar diários.

3. O que posso oferecer?

Pense em exemplos concretos: como você realmente agregou valor à sua empresa? Você já teve um papel importante em um acordo ou mudou a vida de um cliente para melhor? O que o diferencia de todos os outros candidatos?

4. O que eu quero da minha carreira?

Você quer uma promoção, um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ou atividades mais variadas no trabalho? Pense nisso com cuidado para ser capaz de se candidatar para as posições mais adequadas.

5. Quais habilidades desejo desenvolver e quais experiências desejo obter nos próximos cinco anos?

Concentre-se nas habilidades que você deseja aprimorar e experiências que deseja viver. Se seu objetivo é viajar com frequência, por exemplo, não perca tempo se candidatando às vagas que o manterão em um só lugar.

6. Progressão de carreira e ter oportunidade de receber promoções são fatores importantes para mim?

Se sim, certifique-se de pesquisar apenas empresas que podem oferecer estas progressões a você. Se você não está tão preocupado em subir na carreira, pode se manter mais aberto a uma série de oportunidades profissionais.

7. Em quais questões estou disposto a ser flexível?

Considere quais questões você acha que pode ser mais flexível para encontrar o trabalho que você realmente tem interesse. Às vezes, um passo atrás leva a um passo adiante a longo prazo.

8. Até que ponto estou disposto a me locomover até o trabalho?

Esta é uma questão realmente importante, pois muito do seu equilíbrio entre a vida pessoal e profissional depende do trajeto que você percorre diariamente. Se a sua jornada atual está deixando você frustrado, procure um emprego mais próximo de casa. Considere também o custo do transporte, se você está pensando em uma oportunidade mais distante.

9. Quais são os benefícios mais importantes para mim?

Muitas empresas oferecem benefícios incríveis, como carro, academia, serviços de saúde privados, entre outros. Pense cuidadosamente sobre a importância desses benefícios para você e considere como você se sentiria se perdesse alguns deles no novo emprego.

10. Qual é a minha expectativa salarial?

Seja realista. Talvez você aceite um corte de salário para garantir o emprego dos sonhos. Por isso, crie uma planilha com as suas despesas e garanta que você consegue viver confortavelmente com os salários dos empregos que você está olhando. Mas também saiba seu valor e não tenha medo de procurar por empregos mais bem remunerados se você tiver as habilidades e a experiência necessárias.

11. Eu estou disposto a me mudar?

Se você é solteiro e vive de aluguel, mudar de cidade ou país para o emprego ideal pode ser algo óbvio. No entanto, quando isto envolve parceiros e crianças, esta decisão pode não ser tão fácil.

12. Que tipo de cultura organizacional é melhor para mim?

Você gosta de trabalhar para uma grande organização ou para empresas menores e mais dinâmicas? Você afundaria ou nadaria em um ambiente de alta pressão? Você ficaria entediado em um trabalho mais tranquilo? Todas essas são questões importantes a serem consideradas.

13. Em que tipo de ambiente de trabalho eu sou mais produtivo e me sinto mais realizado?

Pode ser que você prospere em um open space e não goste da ideia de passar longos dias trabalhando sozinho. Por isso, leve em consideração seu estilo de trabalho ao observar novas oportunidades.

14. Qual o tamanho da empresa que quero trabalhar?

Trabalhar para grandes multinacionais pode abrir portas para oportunidades fantásticas, mas você também pode trabalhar para uma pequena organização. Tente fazer uma lista de empresas para as quais você gostaria de trabalhar.

15. Onde eu quero estar, em termos de carreira, nos próximos cinco anos?

As ambições são importantes: elas impulsionam sua vida profissional. Pense no que você gostaria de alcançar e como seu novo emprego pode ajudá-lo neste processo.

16. Como eu quero e gosto de ser gerenciado?

Você se sente mais feliz quando confiam em você para seguir com o seu trabalho ou prefere uma abordagem mais gerenciada? Candidate-se somente aos trabalhos que permitirão que você trabalhe da maneira de sua preferência.

17. Meu currículo e perfil do LinkedIn estão atualizados?

Garanta que suas informações estejam atualizadas com seu emprego mais recente e as habilidades e experiência que você adquiriu lá. Uma página do LinkedIn bem estruturada é uma ótima maneira de fazer contatos e saber sobre novas oportunidades de emprego.

18. Como gosto de trabalhar mais: sozinho ou como parte de uma equipe?

Estar confortável e feliz com a maneira com que você trabalha é a melhor forma de maximizar sua produtividade e alcançar todo seu potencial. Descubra se você prefere trabalhar em equipe, em casa, sozinho ou em lugares diversos e use essas informações para auxiliá-lo em sua busca de emprego.

19. Como vou gerenciar o processo de busca por trabalho?

Inscreva-se para receber alertas online e use as mídias sociais; siga suas empresas ideais no Twitter e no Facebook, e dê uma olhada nas avaliações que a organização já recebeu dos funcionários.

20. Quem pode me ajudar na minha busca de emprego?

Por fim, lembre-se de que os consultores e as empresas de recrutamento são uma ótima maneira de encontrar o emprego que melhor se adequa às suas habilidades e experiência. Além disso, no mundo tecnológico atual de hoje, seu telefone ou tablet também podem ser ótimas fontes de informações. Mantenha-se atualizado para seguir em frente na sua carreira.

Michael Jones
Head of Internal Recruitment and Training, Hays UK&I

 

Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

Siga a Hays nas redes sociais