‘Por que você quer este emprego?’

Essa é uma das perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e também uma das mais fáceis para o candidato errar na hora da resposta.

O entrevistador não vai se surpreender com respostas genéricas e simplistas, como ‘Eu quero este emprego porque preciso de um novo desafio’ ou ‘porque essa empresa parece ótima’. Afinal, essas respostas não falam o que ele quer realmente saber: por que este candidato está interessado neste trabalho, nesta empresa?

Contratar pessoas exige tempo e dinheiro, por isso, sua resposta deve mostrar para o entrevistador que você será uma ótima contratação, será entusiasmado, dedicado e conquistará importantes feitos para a empresa. Então, veja como estruturar sua resposta quando o entrevistador perguntar ‘Por que você quer este trabalho?’

1. Explique por que você é apaixonado pela empresa 

Pessoas apaixonadas pela empresa em que trabalham, atingem um grau de performance excelente e buscam ir sempre além para alcançar o sucesso da companhia e também de sua carreira profissional.

Talvez você nunca tenha ouvido falar da empresa antes de surgir essa oportunidade, ou talvez você sempre tenha se interessado pela marca. De qualquer forma, é importante que você fale, na hora da sua resposta, sobre seu entusiasmo em relação a empresa. Converse sobre como você percebe que os valores da empresa se adequam ao seus próprios valores, quais produtos e serviços particularmente te interessam e quão impressionado você está com os recentes resultados financeiros da companhia.

2. Explique por que você se interessa pelo cargo 

O entrevistador gosta de garantir que, além de você ser adequado para as tarefas da vaga, você vai gostar de realizá-las. Por isso, quando você for dar sua resposta, não deixe de mostrar seu entusiasmo pelo cargo, contando o que mais te chamou atenção quando você leu o job description e o motivo.

3. Explique como essa oportunidade pode ajudar em seu progresso

Lembre-se que o recrutador tem interesse em encontrar alguém que oferecerá valor não apenas imediato, e sim a longo prazo. Alguém com ambição, vontade e compromisso diante seu próprio desenvolvimento profissional.

Então, explique que você quer aperfeiçoar e aumentar suas habilidades e como você acredita que esta oportunidade vai permitir que isso aconteça. E não esqueça de dizer por que você quer desenvolver suas qualificações particularmente nesta empresa.

4. Reitere que você está muito contente em fazer esta entrevista

Por último, comente que você está muito contente por causa do convite da entrevista e mostre que o cargo proposto se adequa à você.

Uma resposta que contenha todos estes elementos será como música para os ouvidos do entrevistador. Se você conseguir sair das respostas padrões e básicas que as pessoas geralmente oferecem, você com certeza se destacará e será visto(a) como a pessoa certa para o trabalho!

Marc Burrage

Managing Director, Hays Japan