Como se sair bem nos primeiros 90 dias em um emprego novo

primeiros dias novo emprego 

Se você pensar bem, os primeiros 90 dias em um emprego novo não são tão diferentes dos 90 minutos de uma partida de futebol. Assim como em um jogo, cada momento é importante. Esta é sua chance para demonstrar suas competências, que você trabalha bem em time e que você tem o potencial de prosperar em sua carreira.

Você também viverá muitos momentos em que você terá que entender feedbacks e precisará estar pronto para rever sua estratégia e fazer mudanças. Nesta publicação, vamos dar algumas dicas de como encarar da melhor forma seus primeiros 90 dias em um emprego novo, através de conselhos de nossos executivos, baseado em suas experiências no mercado, assim como de alguns dos principais jogadores do Manchester City, que lidam com situações parecidas durante as partidas.

Prepare-se antes do primeiro dia

Antes de começar seu trabalho novo, lembre-se qual é o histórico da empresa, assim como os produtos e serviços que oferecem. Garanta também que você saiba quais são as práticas que você desenvolverá e como sua posição se integra ao funcionamento de outras áreas.

Planeje também algumas questões práticas: como você vai se locomover até o trabalho, como vai se vestir e se você precisa levar algum material. Na noite anterior, durma bem, e pela manhã acorde com antecedência, alimente-se e não se atrase.

O preparo para uma partida de futebol não é diferente. Fernandinho, meio-campo do Manchester City, comenta: “Antes de um jogo, a preparação é peça-chave. Cada pequeno detalhe importa – ter a refeição ideal, dormir bem e se aquecer devidamente”.

Desarme-se de ideias pré-concebidas 

Steph Houghton, capitã do time feminino do Manchester City, aponta que toda partida de futebol é diferente, e por isso é importante não se apegar aos resultados passados. “Antes de cada jogo, é importante manter o foco na partida que está para acontecer. O time, a posição, as táticas e os métodos de treinamento estão em constante desenvolvimento. Encare cada jogo como algo inexplorado e esteja pronto para novos aprendizados.”

Portanto, tenha em mente que nenhum trabalho será igual, mesmo que você trabalhe na mesma indústria ou em uma companhia parecida. Mantenha a mente aberta e abrace o desconhecido.

A primeira impressão conta

David Silva diz que “Quando você entra em campo, você sente que o mundo todo está te observando. É importante manter a cabeça erguida e não deixar o nervosismo te consumir.”

No seu primeiro dia de trabalho, é normal que você esteja um pouco ansioso. Por isso, pratique formas de agir com confiança – ajuste sua postura para fazer contato visual e  sorria enquanto fala. Se possível, além de apresentar-se para seus colegas, converse educadamente com eles. Isso demonstra que você tem interesse em conhecê-los.

Construa um network de suporte

É essencial que você construa um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, assim como times de futebol precisam estar integrados entre si para um apoiar o outro.

Karen Young, Director Hays, aponta que “Os outros colaboradores são as pessoas que podem oferecer direcionamento a você, responder suas perguntas e ajudá-lo a se estabelecer neste novo ambiente.” Por isso é tão importante que você se esforce em conhecê-los bem.

Comemore seus primeiros sucessos, mas não seja complacente

Todo seu esforço e preparo podem ser recompensados antes mesmo do que você imagina, e talvez você vivencie uma vitória rápida. Comemore e faça com que isso te incentive ainda mais para você continuar sua trajetória, mas de forma alguma fique complacente e acomodado.

Kevin De Bryune comenta que “Às vezes, um jogador pode fazer um gol logo no começo do jogo, o que é motivo de comemoração. Porém, é importante que isso não afete seu foco e determinação. Comece da forma que você deseja levar todo o jogo, e tenha o objetivo de fazer quantos gols conseguir, porque tudo pode acontecer até o fim da partida.” 

Identifique oportunidades perdidas

Por outro lado, você também pode vivenciar momentos de fracasso. A chave é aprender com a situação e não permitir que isso te afete o resto do tempo.

Vincent Kompany, capitão do Manchester City, diz pontualmente sobre sua experiência nos jogos: “Durante uma partida, às vezes você perde oportunidades e encara contra-ataques. Quando isso acontecer, é importante não abaixar a cabeça. Permaneça concentrado, no controle e confiante para retomar sua melhor performance novamente. Se você achar este processo difícil, peça suporte para seus colegas e equipe.”

Pare e reflita

Assim como nos jogos de futebol, durante a metade de seus 90 dias, tire um tempo para refletir e reajustar sua estratégia se necessário. Peça ao seu gerente alguns conselhos e direcionamentos. Esta é sua chance de mudar sua tática e dar seu melhor nos próximos dias.

Ilkay Gundogan diz que “Cada jogo oferece uma oportunidade de aprender, desenvolver e ajustar suas táticas. Durante o intervalo para o segundo tempo, nós reunimos a equipe, refletimos sobre nossa performance e procuramos formas para ganhar o jogo.”

Planeje seus próximos passos

Depois de vivenciar seus primeiros 90 dias nesta nova empresa, é hora de pensar sobre seus próximos passos e o que é melhor para sua carreira.

Robby Vanuxem, Managing Director, Hays Belgium, recomenda que você “Considere se você gostou de trabalhar neste novo emprego até agora. As pessoas foram receptivas e te ofereceram suporte? Você acredita que esta empresa pode te oferecer uma carreira promissora? E por fim, os motivos que te levaram a trabalhar nesta empresa ainda são válidos?”.

Se sim, perfeito. Sente-se com seu gerente e comece a traçar seu próximo passo para uma próspera e longa carreira nesta companhia. Se não, então tenha uma conversa franca, explicando suas preocupações. Com sorte seu gerente irá refletir sobre o que você disse e colocará em prática um plano para tornar seus próximos 90 dias muito mais interessantes.

Portanto, seus primeiros 90 dias em um trabalho dependem de você para serem ótimos. Tente colocar em prática alguns dos conselhos dos jogadores do Man City: seja estratégico, diligente e autocrítico. Assim, você terá grandes chances de vivenciar dias bem-sucedidos.

 

Susie Timlin

Global Director of People & Culture, Hays Talent Solutions