Quer uma equipe de sucesso? Permita falhas

Quer uma equipe de sucesso?

Como gerente, por que você deixaria seu time falhar?

Obviamente, deixar seu time falhar não é sempre inteligente e haverá momentos em que a consequência do fracasso é muito grave, e então você precisa intervir. Mas se você sempre agir com controle, pode acabar com um comportamento parecido ao de um pai excessivamente protetor. O resultado disso é geralmente um comportamento de dependência que inibe o trabalho efetivo e o desenvolvimento da equipe.

Em um nível extremo, o controle excessivo pode ser experimentado como micromanagement, uma tendência que deixa as equipes e os indivíduos impotentes e inseguros ​​para fazer seu trabalho.

A interdependência é uma condição essencial para o trabalho em equipe. Principalmente quando enfrentamos problemas que só podem ser resolvidos pelo trabalho em conjunto. Porém, para manter esta interdependência, você, como gerente da equipe, deve estar pronto para deixar de exercer controle direto em exagero. Isso é importante para ajudar a equipe a sentir que eles têm a autonomia necessária para efetivamente agir – o que simultaneamente melhora o bem-estar e desempenho.

Quando os gerentes não permitem que exista esse espaço para sua equipe trabalhar, eles costumam dar algumas justificativas para tal. Por exemplo:

  • "Preciso olhar de perto o que estão fazendo, pois sou o único responsável por seu desempenho".
  • "A única maneira de ter certeza de que a equipe permanecerá focada é ficando diretamente envolvido".
  • "Eles simplesmente não têm experiência suficiente para trabalhar sem minha orientação frequente".

 

Estes argumentos podem parecer pertinentes quando a equipe enfrenta fortes pressões de entrega. No entanto, se essas reações tornarem-se comuns, você deve fazer alguns questionamento a si mesmo sobre sua equipe. Então, algumas perguntas devem ser colocadas:

  • Ter responsabilidades não significa que você não deve delegar responsabilidade a outros também. Você pode dar mais espaço às pessoas e ainda estabelecer as expectativas sobre o trabalho que estão fazendo de acordo com seus objetivos. 
  • Talvez o motivo pelo qual sua equipe perde o foco na tarefa e em seus objetivos é o fato de você estar o tempo todo olhando o trabalho deles.
  • Como eles terão mais experiência se você tomar conta e controlar os problemas que eles deveriam enfrentar e resolver?

 

A verdade é que permitir que sua equipe cometa falhas pode ter um impacto positivo no desempenho e bem-estar a longo prazo dos funcionários. Por isso, tente abrir espaço para que sua equipe resolva problemas e enfrente desafios.

Gordon Tinline

Business Psychologist