Executivos compartilham os segredos para o sucesso

segredos-para-o-sucesso

Você é ambicioso, talentoso, possui algumas habilidades técnicas e soft skills. Mas isso não é o suficiente para a progressão de sua carreira. E mesmo que muita gente opine sobre como alcançar o sucesso, as pessoas que realmente conseguiram fazer isso que são as mais qualificadas para oferecer conselhos sobre qual é o melhor caminho para você chegar ao topo.

Por isso, pedimos a seis executivos que compartilhem os segredos para o sucesso. A seguir, conheça seus insights e mantras de carreira, com base em suas próprias trajetórias. 

Encontre um "patrocinador"

Todos os executivos concordam que você precisa encontrar um patrocinador. Siobhan K O'Toole, fundadora da Scale Up Expert e Career Mentor disse: "Você precisa encontrar alguém que lhe dê cobertura, alguém que realmente fale sobre suas conquistas e que trabalha para que elas alcancem o nível mais alto".

Mahesh Muralidhar, Chefe de Operações de Pessoas da Airtasker, concordou, acrescentando que você não deve ter medo de pedir às pessoas que elas promovam seu trabalho e seus sucessos, desde que você esteja disposto a corresponder. "Confie que as pessoas querem ajudá-lo", disse. "As pessoas ao seu redor geralmente são mais bem-sucedidas se você também é bem-sucedido".

Conheça o share price

Siobhan também mencionou que é importante não se limitar. "O sucesso está na intersecção da capacidade", diz ela. "Você não pode ser apenas especialista em uma área". Desenvolva sua perspicácia comercial, conheça o negócio de forma mais ampla, incluindo seus objetivos e o papel que outros departamentos desempenham na realização desses objetivos e compreenda o que afeta o preço da ação da organização. Quanto mais você pensa e trabalha como um líder sênior, mais perto você está de se tornar um.

Construa relacionamentos-chave  

Swati Singh, Gerente Geral de Tecnologia da Mirvac, acrescenta que os relacionamentos corretos ajudam você a progredir. "No ambiente de hoje você não está apenas trabalhando com pessoas dentro de sua organização", diz ela. Swati aconselha que você construa relacionamentos com sua equipe e stakeholders fora de seu departamento e dentro do setor empresarial mais amplo. Invista seu tempo em crescer e nutrir a sua rede de relacionamentos benéficos, não apenas através de plataformas de redes sociais, mas também pessoalmente. 

Seja um bom aprendiz

Mahesh diz que um aprendiz deve saber exatamente o que eles estão procurando em um mentor, uma vez que o último fornece seu tempo e orientação. "Um aprendiz deve ser claro sobre as perguntas que ele quer que sejam respondidas e entender o que exatamente eles estão procurando em um mentor. Não é um relacionamento qualquer. Seja claro sobre o suporte que você está procurando".

Trate as pessoas com respeito

Evan Bateup, Chief People Officer do Grupo Vista, diz que as pessoas com quem trabalha têm uma enorme influência na sua progressão de carreira. "Trate as pessoas com respeito, do recepcionista ao CEO". Outro conselho é que você seja sempre você mesmo, assim você representará sua verdadeira marca pessoal.

Planeje sua progressão de carreira

Claro, você não consegue chegar onde você quer sem um bom planejamento. Aurelie Le Gall, diretora de negócios da Hays, diz: "Concentre-se em uma tarefa de cada vez e defina alguns objetivos para cumprir em determinado período de tempo". Erin McLoughlin, chefe de RH da Hays, também sugere que você pergunte ao seu gerente ou mentor o que você pode fazer para desenvolver sua carreira. "Seja realmente aberto e considere quais atitudes práticas você pode tomar para fazer acontecer". 

Espero que estes conselhos sejam de grande ajuda para você e o desenvolvimento de sua carreira.

Nick Deligiannis

Managing Director, Hays Australia & New Zealand