Encontre o novo talento da sua empresa ou o próximo passo de sua carreira aqui na Hays.

Se você quer ser um(a) grande líder, seja um(a) gerente melhor

ser-um-grande-lider

Se você deseja progredir em uma grande organização, provavelmente está disposto a desenvolver suas habilidades de liderança – não necessariamente suas habilidades gerenciais. Afinal, os líderes são dinâmicos e voltados para o futuro, e os gerentes são burocráticos. Liderança é sobre direção e inspiração. Gestão é sobre controle e eficiência.

Habilidades gerenciais são essenciais para o sucesso da liderança

No entanto, o problema é que a maioria das atividades e demandas da empresa precisa ser bem gerenciada. As pressões que várias companhias enfrentam são muitas vezes resultado de um mau gerenciamento de tempo e tarefas.

Pense nas principais causas do estresse em organizações: carga de trabalho excessiva, uma visível falta de controle e/ou falta de suporte. Algumas dessas questões podem ser amenizadas por meio do direcionamento, motivação e inspiração dos funcionários, porém a capacidade de gerenciar de forma eficiente as exigências da empresa também é fundamental.

Ao gerenciar de forma eficaz suas responsabilidades e exigências, você será um líder melhor

A maioria de nós se desenvolve e prospera em um ambiente profissional onde nos sentimos competentes, eficientes e também desafiados a sair de nossa zona de conforto. Contudo, a realidade da maioria dos líderes que eu conheço é que eles se sentem constantemente sobrecarregados; nunca têm tempo suficiente para executar suas tarefas como gostariam, são frequentemente negligenciados e recebem com um pouco de cinismo as atividades que lhes são apresentadas como novos desafios. 

Isso ocorre porque estamos sempre lidando com entraves; demandas que enxergamos como barreiras, que nos impedem de nos concentrarmos no que realmente importa e que acabam desperdiçando nosso tempo. E, se os dias e as semanas forem dominados por estes entraves, haverá um risco maior de exaustão psicológica, redução do envolvimento no trabalho e do comprometimento com sua organização.

Por isso, as demandas de trabalho precisam ser bem administradas se quisermos prosperar e alcançar todo nosso potencial no trabalho, bem como liderar outras pessoas efetivamente. Então, o que você pode fazer?

• Tente começar o dia pensando em onde você precisa investir seu tempo para causar o máximo impacto. Pense em como você pode evitar distrações que podem atrapalhá-lo e mantê-lo longe do que é mais importante. Comece o seu dia com uma rápida reunião de equipe para discutir sobre isso.

• Reflita sobre como você e sua equipe reagem às novas demandas. Você gasta tempo suficiente considerando o que é mais importante e alocando recursos fundamentais (tempo, orçamento, expertise necessária) ou apenas reage ao que aparece?

• Revise regularmente sua carga de trabalho e pense em onde você precisa solicitar suporte ou delegar mais, se puder.

Se você conseguir administrar as demandas e pressões colocadas em você, poderá maximizar suas chances de liderar de forma eficaz. Se não, você vai se encontrar tentando progredir e mudando de direção sempre que enfrentar obstáculos e impedimentos: o que é possível, mas incrivelmente difícil.

Gordon Tinline

Business psychologist