Alerta de Vagas

LEVE SUA ANÁLISE SWOT PARA A ENTREVISTA

Ao preparar com antecedência, você tem conhecimento abrangente das suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, isso vai ser muito bem visto aos olhos do entrevistador.Antes da sua entrevista, realize sua análise SWOT utilizando as dicas abaixo. Porém, não se prenda muito a um roteiro; você pode ser surpreendido quando o entrevistador perguntar algo que esteja fora do que você planejou.

 

Pontos Fortes

Pense nos seus pontos positivos. Estes serão seus principais argumentos de para se destacar durante a entrevista e, se dividem em duas categorias: habilidade interpessoal e competências técnicas. Em outras palavras, as suas qualificações e qualidades lhe permitirão completar suas responsabilidades de trabalho e sua personalidade irá ajudá-lo a contribuir para um ambiente de escritório positivo.

Quais habilidades e quais qualidades você tem, mas também, que tipo de pessoa você é?
Uma entrevista na maioria das vezes não é apenas um caso de contratação de um profissional com a experiência certa, o empregador também precisa ter certeza de que você vai se encaixar bem na equipe. Um currículo não é um grande meio para determinar as suas habilidades - estas normalmente são identificadas durante as etapas da entrevista - então mostre-as!
 

Pontos fracos


Provavelmente, uma das questões mais difíceis que você terá de responder durante a sua entrevista é: "Qual é a sua maior fraqueza?" Aborde esta questão, explorando as áreas negativas que você precisa e deseja melhorar.

Seus pontos fracos são o aspecto mais difícil e mais delicado de uma análise SWOT para se comunicar com o seu potencial empregador. Seja realista e mostre que você está ciente de suas fraquezas e enfatize o que você está fazendo para transformar a sua fraqueza em força.

Por exemplo, "Eu, as vezes, entro em muitos detalhes na atividade que podem atrasar a execução" ou "Acho difícil dizer 'não' se alguém pede ajuda, mesmo que possa sobrecarregar a minha agenda". Não seja muito honesto, não opte por uma fraqueza que vai afetar seriamente suas chances de ser contratado.

Oportunidades


Isto refere-se às condições externas positivas que você pode aproveitar. Comece com as oportunidades que você vê no trabalho no qual você está sendo entrevistando, isso mostrar o seu interesse e uma atitude positiva.

Por exemplo, se você mencionou em seus pontos fortes que você tem boas habilidades de comunicação você poderia dizer "Devido ao meu conhecimento em XYZ posso ajudar a treinar novos membros da equipe, por sua vez, melhorar o meu nível de confiança e habilidades de apresentação". O entrevistador vai ficar impressionado que você pesquisou sobre a posição, e também que você combina com o perfil da empresa.

Ameaças

 

Estas são condições externas negativas que você não pode controlar, mas pode minimizar. Sempre haverá ameaças no local de trabalho; por exemplo, excesso de trabalho acumulando ou também mudanças das suas responsabilidades no trabalho.

Como você pode minimizar essas ameaças? Por exemplo, utilize o gerenciamento de tempo para evitar excesso de trabalho e assim, melhorar as suas competências técnicas para acompanhar as mudanças da indústria.

|

Contate-nos

Colunistas