Alerta de Vagas

O que os empregadores buscam nos profissionais do Século XXI.

Muitos de nossos candidatos tem nos perguntado sobre quais são as principais características do profissional do século XXI. Quais são as competências ou habilidades que os empregadores buscam quando contratam um profissional?

Durante os processos seletivos, mais do que nunca, buscamos profissionais que possuam alto conhecimento em sua área de atuação, ou seja, profissionais altamente qualificados. A alta pressão por resultados, a necessidade de inovar e se adaptar aos ambientes mais dinâmicos e ambíguos exigem ainda mais do ponto de vista das competências técnicas, mas também reforçam a necessidade das habilidades interpessoais.

Estamos falando de profissionais que circulam facilmente dentro do negócio, de pessoas que possuem um forte conhecimento da estratégia da companhia e que utilizam seu conhecimento para agregar valor, além de se destacar do ponto de vista da contribuição que carregam tanto sob o aspecto de resultados quanto ao impacto e a influência de pessoas. São pessoas que possuem grande habilidade de se engajar às demais estruturas, criar relacionamentos profissionais, influenciar e também gerenciar pessoas.

Cada vez mais os empregadores se preocupam em realizar um estudo concreto e bem específico sobre as necessidades da corporação do ponto de vista das contratações. Isto faz com que a definição de conhecimentos e as experiências que são realmente demandadas do profissional que está sendo contratado, os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo bem como um possível plano de carreira estejam definidos desde o início dos processos seletivos. Isso também permite aos profissionais uma melhor avaliação do projeto e seus desafios e a real aderência dos mesmos aos seus objetivos profissionais.

Desta forma, mais do que encontrar o profissional com as habilidades demandadas pelo empregador é necessário garantir que as informações sejam compartilhadas de forma transparente, para que os projetos estejam caminhando na mesma direção, com os mesmos objetivos, potencializando assim os resultados e maximizando o engajamento de todos os envolvidos.


Caroline Cadorin

Executive Manager at Hays Experts

 

 

|

Contate-nos

Colunistas