Alerta de Vagas

Tendências em Processos Seletivos

Uma das grandes vantagens em se trabalhar em uma empresa global presente em 33 países é o acesso às tendências do mercado de trabalho, especialmente no que tange às estratégias para selecionar os profissionais mais adequados à posição.

Como Gerente de Pessoas e Cultura na Hays Brasil, um dos meus grandes desafios, e de muitos colegas de RH, é fornecer aos meus clientes internos candidatos adequados ao perfil da vaga e à cultura da empresa. Quem teve a oportunidade de entrevistar algum profissional para sua equipe, provavelmente, já saiu de uma entrevista com mais dúvidas do que respostas. Afinal, entrevistar e avaliar pessoas não é uma tarefa simples.

Pois bem, diante deste dilema podemos contar com algumas ferramentas que ajudam no processo seletivo, as quais vou compartilhar neste pequeno artigo, são elas:

·        Entrevista por Competências: esta é uma velha conhecida do RH. Focada em perguntas com base no comportamento passado, sua premissa é: a melhor maneira de prever um comportamento futuro e verificar o comportamento passado. Em outras palavras, com esta técnica investigamos como o candidato lidou com eventos críticos profissionais na sua trajetória pregressa.

·        Entrevista Situacional: ainda pouco difundida no Brasil, a entrevista situacional está baseada em role-plays com situações futuras para investigar como o candidato se comporta diante de um cenário de adversidade. Normalmente, o entrevistador assume o papel de um cliente insatisfeito, de um gestor descontente com um resultado, etc; e o candidato simula o que ele faria em cada uma das situações propostas para resolver a problemática apresentada. Nesta técnica, conseguimos avaliar o potencial do candidato para lidar com situações que ele ainda não vivenciou e, que portanto, é impossível de avaliar a partir de uma entrevista por competências. O que gosto nesta técnica é que vem à tona como o candidato utiliza o seu repertório de conhecimento e comportamento para enfrentar os desafios propostos.

·        Assessment Centers: técnica utilizada para avaliar um grupo de pessoas, composta por vários instrumentos de avaliação e pelo menos 2 avaliadores em sala. Os instrumentos de avaliação podem contemplar: inventários comportamentais de auto-resposta, testes cognitivos, estudos de caso, elaboração e apresentação de um plano de negócio e simulações com desafios reais que o candidato pode enfrentar no cargo.

Eu já trabalhava com entrevista por competências e assessment centers em empresas anteriores, mas foi na Hays que conheci a entrevista situacional e que se revelou uma excelente aliada no conjunto de ferramentas para melhorar a assertividade na seleção de candidatos.

Assim como a entrevista por competências mudou a maneira como fazemos entrevistas e avaliamos pessoas, acredito que a entrevista situacional e os assessment centers são as principais tendências nos processos seletivos.

Marcia Batista
People & Culture Manager

 

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