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7 maneiras de se comunicar

Com confiança

Updated: 11 Ago 2015

Projete confiança em todos os momentos, mesmo quando não se sentir completamente seguro(a) e você se surpreenderá com a positividade que criará ao seu redor.

Você está atualmente se preparando para uma entrevista, ou uma grande reunião com clientes? A confiança será um fator decisivo em como você vai se sair nessas ocasiões. Portanto, considere esse um fator decisivo. Muitos candidatos com currículos impressionantes podem perder grandes oportunidades se durante a entrevista não demonstrarem confiança. Saiba que apenas essa razão já eliminou muitos bons candidatos em processos de recrutamento.

As pessoas confiantes prosperam no ambiente de trabalho. Essas pessoas são boas comunicadoras e se sentem confortáveis para enfrentar os problemas de frente. Elas também inspiram outros colegas a serem confiantes, criando uma atmosfera dinâmica e entusiasmada.
 
A confiança é uma escolha

A confiança é uma mentalidade que vem de dentro e pode ser alcançada por todos nós. Com isso em mente, simplesmente opte em ser confiante, seguindo estes sete passos:
 

1. Finja ser confiante

Se você não se considera uma pessoa muito confiante, você descobrirá que fingir estar confiante é o mesmo que ser confiante. Isto porque a confiança é uma escolha. Fingir ser confiante vai levar as pessoas a observarem você como uma pessoa cheia de confiança. E em pouco tempo, você vai começar a acreditar neles e passará a agir com confiança o tempo todo.

 

 

2. Comunique-se de forma clara

A maioria de nós pensa que estar confiante depende do que nós dizemos. Mas não, depende do que a outra pessoa ouve. É por isso que a comunicação clara é tão importante. Siga algumas dicas para manter sua comunicação o mais clara possível:

Fale a um ritmo constante e compreensível

Pratique a respiração rítmica e no tempo, com o seu discurso

Não menospreze o que está dizendo usando palavras imprecisas como: 'apenas', 'talvez'

Mantenha contato visual em todos os momentos, e lembre-se de sorrir 

  

3. Use o humor

Imagine as pessoas mais engraçadas que você conhece. E perceba se elas não são as pessoas confiantes também? Isso porque “ser engraçado” é de certa forma, assumir riscos e envolve coragem, confiança. O humor, assim como a confiança, é contagiante - então espalhe o máximo que você puder, quando apropriado. 

 

4. Encontre um mentor

Escolha um mentor e torne-o o seu lembrete constante de onde você quer chegar e o que você precisa fazer para chegar lá. Ter um mentor é útil para lembra-lo de ser ambicioso em todos os momentos. Escolha alguém que pode ajudá-lo a crescer por meio da identificação e fortalecimento de seus pontos fortes, bem como alguém que possa apresentá-lo a uma rede de apoio mais ampla e desenvolver sua confiança. 

 

5. Sinta-se confortável

Se você estiver se sentindo confortável, estará mais propenso a se sentir confiante. Claro, um bom vestuário é muito importante ao comparecer a uma entrevista ou para sua apresentação, mas é tão importante quanto se sentir confortável. Se você não estiver confortável com as roupas que está vestindo, é provável que você fique incomodado e isso é perceptível e interpretado como inquietação ou até falta de interesse.

6. Prepare-se

Preparar-se totalmente antes de uma reunião ou apresentação importante ajudará a conter seus nervos, relaxar a sua mente e, finalmente, te deixar mais confiante em sua execução. Não se preparar para uma entrevista, reunião ou apresentação, é deixar muito espaço para o acaso e a possível falha. 

 

7. Pense positivo

Sucumbir a pensamentos negativos é uma fraqueza que a maioria de nós sofre de vez em quando. No entanto, não precisa ser assim. Quando um pensamento negativo entrar na sua cabeça, pense em contra ponto positivo para bani-lo imediatamente. Reforçar a confiança e bem estar, focando apenas no positivo irá fortalecer a sua autoconfiança.


Ao colocar em prática, estes sete simples passos, você criará uma boa impressão para todos com a qual se comunicar. As pessoas serão atraídas pela sua confiança e em breve você se tornará bem mais sucedido no local de trabalho.