Skip to content
HAYS Recruiting experts worldwide
  1. Eu sou
    Eu sou

COMO FAZER SEU ENTREVISTADOR

ADORAR VOCÊ
Updated: 08 Out 2015

Neste texto vou apontar a você alguns argumentos e dicas para criar empatia e construir um relacionamento com seu entrevistador e consequentemente fazê-lo adorar você.

 

Em uma entrevista de emprego, você dispõe de uma quantidade limitada de tempo e terá que construir empatia e relacionamento com seu entrevistador com certa rapidez. Não há duvida de que isso será mais fácil para alguns do que para outros. No entanto, ao criar uma conexão significativa com seu entrevistador, você impacta positivamente no resultado final de sua entrevista. Afinal, um ponto crucial para contratação é gostar do entrevistado.

 

Comecemos com 10 dicas que farão seu entrevistador adorar você:

 


Então, você tem apenas uma hora (ou talvez menos) para fazer eles gostarem de você e convencer os entrevistadores de que você pode trabalhar ao lado deles. Acredite, mesmo neste curto período de tempo, é perfeitamente possível construir esse relacionamento.

image-1.jpg

1. Simpatia

Faça um esforço consciente para sorrir quando você está sendo apresentado pela primeira vez, quando você for se despedir e regularmente durante a entrevista. Isto pode soar como um exemplo óbvio, mas é interessante como muitas pessoas não o fazem. Eu conheci muitos entrevistados que não sorriam em nenhum momento devido a seriedade da situação, talvez. Portanto, deixe o nervosismo de lado e sorria.

2. Um bom aperto de mãos

Seja o primeiro a estender a mão para um aperto de mãos firme e saudar o seu entrevistador. Mais uma vez, pode parecer óbvio, mas a primeira impressão realmente é vital e esse simples gesto cria uma boa impressão de confiança.

3. Mantenha o contato visual 

Estabelecer e manter contato visual durante a reunião é outra obrigatoriedade para gerar empatia. É claro que muito contato visual é desnecessário, assim como olhar para longe regularmente, mantenha o foco na entrevista. Não estabelecer esse contato pode tornar a situação desconfortável além de não demonstrar interesse.

4. Lembre o nome do seu entrevistador

Se você está tentando estabelecer um relacionamento e uma boa impressão, é imprescindível que guarde o nome do seu entrevistador (tendo certeza de que você ouviu corretamente). Esse é um truque muito utilizado por políticos quando estão sendo entrevistados por jornalistas e é surpreendentemente eficaz!

5. Mantenha um diálogo equilibrado

O que eu quero dizer com diálogo equilibrado? Bem, é um diálogo onde entrevistador e entrevistados falam na mesma medida de tempo, ou aproximada. Criar um diálogo equilibrado, onde você ouve tanto quanto você fala, e não guardar todas as suas questões até o final da reunião é muito importante. Mostre que você está interessado, faça perguntas inteligentes (você deve ter pensado em algumas questões relevantes para perguntar como parte de sua preparação). Às vezes você também pode resumir ou parafrasear algo que seu entrevistador disse e repeti-lo de volta para eles em forma de pergunta. Novamente, isso mostra que você está prestando atenção.

image-2.jpg

6. Lembre-se, seu entrevistador é um ser humano

Apesar da posição em que se encontra, seu entrevistador é um ser humano como você. Lembre-se disso para colocar as coisas em perspectiva e manter o nervosismo sob controle. Lembrar que o seu entrevistador é apenas mais um ser humano, que também pode estar se sentindo ansioso com a entrevista, deve ajudar a quebrar as barreiras e acalmar você.

7. Valorize o entrevistador

Ao se preparar para uma entrevista, faça sua pesquisa sobre a empresa, seu entrevistador e sobre a vaga para qual você está se candidatando (o LinkedIn é uma grande ferramenta para você fazer isso). Nada ajuda mais do que o conhecimento, para construir um relacionamento com alguém que você vai se encontrar. Venha preparado com algumas perguntas para o entrevistador, para construir uma ligação mais forte, por exemplo, você pode perguntar sobre a carreira dele(a) ou sobre a história com a empresa.

8. Identifique a linguagem corporal

A linguagem corporal é mais uma forma de avaliação dos consultores, e a melhor maneira para você ser bem visto é "entrar no ritmo" do entrevistador. Você pode fazer isso de diversas formas, sutilmente imitando os mesmos padrões e velocidade de fala, tom de voz, gestos, mas obviamente, não exagere, não se trata de uma imitação e sim uma equalização de “linguagem corporal e fala”. 

9. Seja memorável - mantenha sua personalidade

 

Não tenha medo de deixar sua personalidade aparecer, isso ajuda o entrevistador a ver quem você realmente é. Responda as perguntas com honestidade e clareza. E lembre-se, um entrevistador experiente pode facilmente ver os sinais de que o candidato não está confortável e está forçando em vez de seu estado natural.

10. Faça contato após a entrevista.

Após a entrevista, envie um e-mail agradecendo o entrevistador e demonstre como você gostou de conhecê-los. Isso demonstra interesse na oportunidade e faz com que o entrevistador não se esqueça de você. Se a sua entrevista foi indicada por um recrutador da Hays, entre em contato imediatamente após a entrevista com o consultor para contar como foi e alinhar expectativas.