Skip to content
HAYS Recruiting experts worldwide
  1. Eu sou
    Eu sou

TIRE SUAS FÉRIAS

SEM REMORSO

Updated: 18 Dez 2015

capa-post.png

 

Chega um momento do ano, seja ele em julho ou no período de festas, ou mesmo durante o ano todo, em que você quer tirar suas merecidas férias. E para muitas pessoas esse é um momento de estresse. Pode parecer irônico, mas é verdade. Enquanto para alguns é uma pausa do trabalho e momento de relaxamento, para muitos outros, esse momento é também um momento de nervosismo. É quando diversas dúvidas pairam sobre sua mente, questionamentos e culpa. Tais como: Será que vou fazer falta? Será que vai ficar tudo bem enquanto eu estiver fora? Será que ainda terei um emprego quando eu voltar? Será que não devo voltar antes?

 

Mas acredite, estas e outras dúvidas bobas só servem para atrapalhar. É importante você não se sentir culpado(a) ao pensar em suas férias. Tirar um tempo para relaxar, do tipo em que você realmente se desliga do trabalho, não só irá fazer bem para sua vida pessoal, como pode impactar também no desenvolvimento da sua carreira profissional. E não há exceção à regra, não importa qual for a sua posição dentro da empresa.

 

Não é por acaso que o bem estar do funcionário se tornou prioridade nas empresas ao longo das duas últimas décadas. Empresas progressistas, particularmente as do setor de tecnologia, como eBay e Google, já entendem o impacto que o bem estar do funcionário pode ter sobre a criatividade, produtividade e finalmente, lucro.

 

Fazer uma pausa bem merecida é um ingrediente chave para nutrir efetivamente equipes versáteis e produtivas. Todo mundo sabe que o tempo gasto com a família e os amigos, ou simplesmente mergulhando em um bom livro, garante que você volte a trabalhar fortalecido, com uma nova perspectiva e com novas ideias.

Não há como negar que, no mundo globalizado, impulsionado pela tecnologia de hoje, todos nós estamos mais ocupados e ligados do que nunca, fazendo com que fique mais difícil de nos desligarmos de nossos afazeres. A tecnologia agrava o sentimento de que devemos estar sempre conectados com o trabalho e esse sentimento não desaparece assim que você senta na poltrona do avião, por isso, empresas e seus líderes devem mostrar para seus funcionários que às vezes precisam se desconectar totalmente do trabalho.

 

Se isso não for argumento suficiente para limpar sua mente e tirar suas férias sem “remorso” algum. Aponto abaixo mais algumas razões:

 

 

1. Não estresse

 

nao-estresse.png

 

Apenas um dia praticando seu esporte preferido, ou um final de semana de folga já ajuda a reduzir o estresse e diminuir a pressão arterial. Então, imagine o que uma semana ou mais pode fazer por você? Desde melhorar a sua aparência até espantar alguns resfriados e gripes durante o ano. Além disso, o estresse é um dos fatores que atrapalha a criatividade e pode levar a ganhar uns quilinhos a mais, então relaxar a mente e o corpo pode ajudar você a melhorar seu desempenho físico e profissional.

 

2. Coração mais saudável

 

saudavel.png

 

Um estudo da The Framingham mostrou que as mulheres que tiram pelo menos duas férias ao ano são oito vezes menos propensas a ter doenças do coração. Já outra pesquisa feita com homens que tinham altos riscos de desenvolver condições cardíacas mostrou que quem não tira férias nem uma vez por ano tem 32% mais chances de morrer de um ataque do coração.

 

3. Mais tempo com a família

 

mais-tempo-com-a-familia.png

 

Acima de tudo, tirar férias significa passar mais tempo com as pessoas que mais importam para você. Sair da rotina estressante do dia a dia ajuda a reforçar e criar novos laços familiares que duram além do período de suas férias. É muito importante lembrarmos o motivo pelo qual trabalhamos e nunca colocar o trabalho acima de tudo. É muito importante sempre buscar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

 

4. Melhor desempenho no trabalho

 

desempenho.png

 

As férias podem ser o tempo que você precisa para renovar as energias e até mesmo se tornar melhor no trabalho, principalmente se deixar a tecnologia um pouco de lado e colocar o sono em dia.  A explicação é que o estresse pode impactar na hora de tomar decisões, segundo um estudo da National Institutes of Health.

 

5. Você mais feliz

 

mais-feliz.png

 

Homens e mulheres que tiram férias tem níveis mais baixos de tensão e depressão, em comparação com as pessoas que esperam intervalos maiores para tirar uma folga. O fato é que o simples ato de antecipar as férias pode deixar você mais feliz. Tanto no momento em que sai de férias como também no momento em que volta descansado(a) e revigorado(a) de volta ao trabalho.