Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

6 passos para ser mais produtivo

Sabemos da necessidade, mas não sabemos como... Como montar uma agenda eficiente, como ser mais produtivo?

Diferentes executivos de mercado possuem uma reclamação constante. A queixa é que seus liderados não conseguem ser eficientes ao gerir a agenda, e por isso, vários prazos acabam estourando. Muitos de vocês já tenham identificado este ponto de desenvolvimento, e provavelmente já receberam algum feedback para ser mais produtivo neste sentido.

Para conseguir organizar sua agenda e atividades nos dias de hoje e ser mais produtivo, você tem grandes desafios. Temos muitas fugas e distrações a todo momento. Celular, internet, conversas no escritório, chuva, sol, café, cigarro... resumindo, qualquer coisa passa a te distrair quando não tem um objetivo claro e metas seguras. Sendo assim, a primeira dica é que consiga definir de maneira clara para você suas metas pessoais e profissionais. Seja ela uma promoção, aumento, perder peso, completar uma prova de maratona... Cada meta deve ser factível em tempo determinado por você e eventuais envolvidos.

Por exemplo: Se eu quero correr uma maratona, e nunca corri na minha vida, preciso ter consciência que pode levar tempo para realizar de maneira segura e saudável este objetivo. Devemos “quebrar” as metas em partes e objetivos de curto e médio prazo. Primeiro se programe para correr 5Km... 10Km... e assim por diante.

Na vida profissional o conceito é o mesmo, mas normalmente os prazos são mais apertados e temos mais de uma tarefa a realizar. Imprevistos fazem parte de qualquer dia a dia de trabalho, e por isso nossos improvisos devem ser agendados... isso mesmo. Temos que ter tempo separado para improvisos. O mais importante é ter uma agenda blindada de maneira quase militar. A rigidez nas atividades em determinados horários força com a criação e desenvolvimento do hábito, e consequentemente ajudam a ser mais produtivo durante a semana.

Definição de metas de curto e médio prazo

Elas são cruciais para você atingir seus objetivos de carreira no longo prazo. Sem que você concretize hoje as atividades necessárias, suas metas ficam mais distantes e podem escorregar pelos seus dedos.

Lista de tarefas

Ao final de um dia de trabalho, reserve 10 minutos para listar suas prioridades, em ordem de urgência, para o dia seguinte. Tenha sempre uma agenda ou caderno a mão.

Organize a agenda

Crie blocos na agenda com horário para cada atividade. Reserve horário para TUDO! Desde ligações importantes, até pausas de 5 min a cada 3 horas. Desta maneira você consegue esfriar a cabeça e voltar focado e mais produtivo para seu próximo bloco de atividades.

Foco

Se propôs a executar uma atividade específica, não pare até que a termine completamente, ou até que chegue no estágio definido por você mesmo. Seja rígido e exigente com isso. Desligue o celular, deixe-o na gaveta, feche o seu e-mail ou tire do campo de visão qualquer coisa que possa distrair sua atenção.

Prêmio

Realizou todas as atividades propostas no dia, na semana ou no mês? Se dê um prêmio... Saia mais cedo do trabalho, ou faça algo que lhe dê muito prazer. É muito importante se premiar e reconhecer suas conquistas.

Se desafie cada vez mais

As premiações estão muito frequentes? Se exija mais na próxima meta e faça com que seu desenvolvimento chegue com mais esforço e aperfeiçoamento das suas atividades. Estas 6 dicas são muito importantes para alcançar seus objetivos e o mais relevante é que dependem apenas de você! Onde você quer chegar, qual o seu limite, qual a sua ambição? Este ciclo pode ser repetido constantemente por anos a fio até que encontre seu ponto de equilíbrio.

Boa sorte e aproveite as dicas para assumir mais riscos!

00

BR salary checker

Salary Checker

Compare o seu salário com o de milhares de profissionais no Brasil.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.