HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

angle-left

Blogs

6 dicas para conduzir uma entrevista com sucesso remotamente

Existem várias formas de garantir que sua entrevista por vídeo seja um sucesso, mesmo se você estiver trabalhando remotamente. Existem dois tipos de entrevistas por vídeo: unidirecional e bidirecional. Em uma entrevista unidirecional, você envia ao seu candidato uma lista de perguntas e eles enviam suas respostas em uma gravação de vídeo. Sugerimos uma entrevista em vídeo bidirecional, pois ela permite que você interaja com o candidato, dando a você uma compreensão mais abrangente sobre as competências técnicas e habilidades comportamentais do candidato, além do fit cultural com a empresa.

Confira algumas dicas abaixo para se preparar para sua próxima entrevista por vídeo.

1. Escolha a plataforma certa

Ao realizar uma entrevista por vídeo, há várias plataformas disponíveis, como Skype, BlueJeans, FaceTime e ligações por vídeo no WhatsApp. Alguns desses aplicativos também permitem conferências, caso você precise que vários entrevistadores falem com um único candidato. No entanto, lembre-se que nem todos os candidatos terão acesso a todas essas ferramentas – por isso, converse com seu consultor sobre a melhor plataforma a ser usada.

2. Não se esqueça do básico

Antes da entrevista, realize um teste para verificar sua tecnologia e software. Verifique se seus dispositivos estão carregados adequadamente, para que você não seja interrompido durante a entrevista. Também fique atento sobre o que pode aparecer atrás de você em videochamadas. Sugerimos que você fique sentado ou em pé em algum local e não se mova ou saia andando pela casa.

3. Dê uma estimativa da duração da entrevista

Isso deve ser discutido com seu recrutador antecipadamente, mas também é bom mencionar quanto tempo durará a entrevista logo no início da chamada. Assim, o candidato pode garantir que seus dispositivos estejam adequadamente carregados e que não precise mudar de local.

4. Prepare suas perguntas

Assim como em uma entrevista presencial, prepare suas perguntas com antecedência. Podem ser as mesmas questões que você perguntaria em uma entrevista presencial e provavelmente será uma mistura de perguntas técnicas e comportamentais. Tenha essas perguntas ao seu lado e garanta que você consiga vê-las enquanto conduz sua entrevista. Lembre-se de dar tempo ao candidato para responder e verifique se ele terminou sua resposta antes de prosseguir.

5. Tome notas durante a apresentação do candidato

Preste atenção em como o candidato se comunica – ele fala de maneira profissional ou é mais informal? Perceba sua linguagem corporal e quão engajado está com a entrevista. Leve em conta o que está vestindo e qual ambiente ele escolheu para ter esta entrevista.

6. Mantenha contato com seu recrutador

Seu consultor da Hays entrará em contato com você após a entrevista (virtualmente ou por telefone) – informe a ele como foi a entrevista, quais são suas percepções sobre o candidato e discuta as próximas etapas do processo. Se você precisar de suporte, nossos consultores poderão orientá-lo sobre o processo de onboarding, follow ups e feedbacks.

 

Rowan O'Grady,
Presidente da Hays Canada

BR Contact Us

Para que um de nossos consultores entre em contato, clique no botão abaixo.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.