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Como fazer um onboarding remotamente

A parte mais crucial do onboarding de um colaborador remoto é a capacidade de conectá-lo com sua equipe e seu gestor o mais rápido possível. Para ter sucesso nisso, é necessário planejar algumas ações com antecedência. Abaixo estão algumas dicas para você conseguir oferecer ao seu novo colaborador um processo de onboarding tranquilo e eficiente.

ANTES DO PRIMEIRO DIA

Agende uma reunião virtual: agende uma reunião para toda a equipe conhecer o novo colaborador. A parte mais desafiadora de começar em um trabalho remotamente é se sentir isolado do resto da equipe. Torne este momento divertido e interativo – crie uma atividade para “quebrar o gelo” para que todos participem e conheçam mais sobre o outro.

Marque um call com o RH: apresente o seu novo colaborador para o contato da área de Recursos Humanos que ele pode falar sobre questões documentais, sobre benefícios, etc.

Mostre a ele como usar as ferramentas de comunicação: auxilie seu novo colaborador a configurar seus aplicativos de videoconferência, telefone, mensagens e outras ferramentas utilizadas pela empresa.

Suporte prático para acessar o laptop: agende um horário para que um líder ou profissional de TI dê orientações ao novo colaborador sobre como acessar os sistemas da empresa.

Planeje a primeira semana do novo colaborador: novos colaboradores devem receber um cronograma de suas atividades da primeira semana. Sejam reuniões 1:1, sessões de treinamento ou shadowing virtual de outros colaboradores.

DIA 1

Agende uma reunião no primeiro horário: esta reunião tem o papel de definir as expectativas para os próximos 90 dias. O colaborador deve também receber o cronograma de sua primeira semana.

Marque videoconferências individuais com cada membro da equipe para que eles possam interagir separadamente com o novo colaborador: estabelecer conexões com os companheiros de equipe ajudará o novo colaborador a assimilar rapidamente e entender quais são as expectativas.

Organize cursos de treinamento: forneça ao novo contratado o cronograma de treinamentos necessário e explique como as sessões serão realizadas.

Agende reuniões regulares: comece e finalize o primeiro dia com uma chamada de vídeo para dar as boas-vindas ao colaborador e resolver quaisquer dúvidas que ele tiver. Ao fim da semana, certifique-se de fazer uma reunião de follow up também. Essas iniciativas ajudarão a criar um sentimento de pertencimento ao novo colaborador e darão a você a oportunidade de aprender mais sobre ele como indivíduo, e não apenas como um funcionário.

Após a primeira semana

  • Continue a agendar reuniões regularmente para revisar projetos e atividades
  • Forneça feedbacks claros e honestos com base nos resultados
  • Não pare com os treinamentos – a tecnologia pode criar ambientes de aprendizado melhores para sessões interativas
  • Crie o seu plano de sucesso pessoal – informe os novos colaboradores sobre suas expectativas e o que é sucesso para a empresa.

 

Rowan O'Grady,
Presidente da Hays Canada

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