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Como ser SMART no novo emprego

SMART é um acrônimo que significa Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time-scaled e é referente a uma técnica para definir metas. Todas suas metas em um novo emprego devem ser SMART. Mas como é uma meta SMART na prática? Veja a seguir:

S – Seja específico (Specific)

O que exatamente esperam de você durante os primeiros três a seis meses no seu novo trabalho? É importante esclarecer seus objetivos, definir suas metas e saber quais são as expectativas do seu chefe. Este é o momento de você se certificar de que você e seu gerente estão alinhados, e que cada meta é específica e clara para ambos.

“Nosso objetivo como equipe é aumentar nossa participação no mercado e conquistar novos negócios no setor de TI.”

“Meu objetivo é estar entre 25% dos colaboradores com o melhor desempenho em 9 meses.”

M – Defina objetivos mensuráveis (Mensurable)

Agora que você tem uma ideia das suas tarefas e responsabilidades, você precisa entender como o seu progresso será medido. Isso pode incluir um aumento percentual específico nos resultados de vendas, volume de atividade ou feedback positivo do cliente. Seu chefe deve ter uma ideia clara dos principais indicadores do seu desempenho e como medi-los.

"Eu farei 10 ligações de vendas todos os dias para empresas locais e pretendo conseguir pelo menos uma reunião presencial."

A – Defina objetivos alcançáveis (Attainable)

Planeje como você atingirá suas metas. Seus objetivos devem ser desafiadores, mas, ao mesmo tempo, se eles não forem alcançáveis, isso fará com que você não tenha um bom começo em sua nova função.

É esperado que sua empresa ofereça treinamentos para que você seja capaz de alcançar suas metas. Mas você também pode assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. Leia os documentos ou guias fornecidos aos novos colaboradores e analise as políticas e procedimentos da empresa. Também procure oportunidades para observar outros colegas bem-sucedidos e eficientes e aprender com eles.

"Vou tentar superar minhas metas e alcançar meus objetivos realizando pesquisas industriais e participando de coaching com meu gerente."

"Vou assumir a responsabilidade pelo meu próprio aprendizado, buscando pessoas de sucesso na equipe e aprendendo com elas."

R – Defina objetivos relevantes (Relevant)

Suas metas com certeza causarão impactos no desempenho da sua equipe e da empresa. Por isso, aproveite ao máximo as oportunidades que surgirem para conhecer seus colegas e entender quais são suas atividades e responsabilidades. Certifique-se de ter uma compreensão clara de como a sua função se encaixa na estratégia deles, bem como na estratégia mais ampla do negócio. Isso ajudará a colocar seus objetivos em contexto, dando a você um senso de propósito e a força de vontade necessária para alcançar suas metas.

“Aumentar nossa presença no mercado nos ajudará a vencer a concorrência e aumentar o faturamento”.

"Atingir minhas metas de vendas ajudará a empresa a crescer e contratar mais funcionários".

T – Defina prazos (Time-scaled)

Por fim, as metas precisam de um ponto inicial, intermediário e final. Quando você vai começar, quando você vai rever o seu progresso e quando você espera alcançar seu objetivo? Se os seus prazos forem muito longos, você perderá o foco e, se for muito curto, você não terá tempo suficiente para atingir sua meta. Faça anotações e confirme os resultados esperados e os prazos com o seu chefe, assim você gerenciará as expectativas desde o início.

“Preciso atingir minhas metas de vendas até o final do mês. Meu progresso será medido toda semana. Vou me encontrar com meu gerente quinzenalmente para discutir minhas atividades e resultados.”

Portanto, certifique-se de que você está definindo metas SMART, aumentando, assim, suas chances de obter um início positivo em um novo emprego e alcançar o sucesso contínuo.

 

Michael Jones - Head of Internal Recruitment and Training, Hays UK&I

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