Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

angle-left

Blogs

Dicas para ter uma entrevista por telefone perfeita

É compreensivo que entrevistas por telefone às vezes podem parecer estranhas e incomuns. Mas, essa etapa do processo pode ser crucial para você causar uma boa primeira impressão e criar um relacionamento importante com o gerente de contratação desde o início, diferenciando-se dos outros candidatos da entrevista.

A seguir estão minhas principais dicas para você ter uma entrevista por telefone perfeita:

Atenda ao telefone de forma profissional

Atenda ao telefone dentro de dois ou três toques e responda de uma forma profissional, por exemplo, “Olá, Alex falando”. Mantenha esse tom profissional durante toda a ligação.

Tenha em mãos toda a informação que você precisa

Deixe seu currículo, anotações sobre suas principais competências e conquistas e informações-chave sobre a empresa à sua frente, caso você se perca durante a conversa. No entanto, lembre-se de não ficar lendo essas anotações palavra por palavra, pois pode não soar natural; cuidado também para não mexer nos papeis de forma muito agressiva e entregar o jogo.

Ajuste sua linguagem corporal

Mesmo que o entrevistador não possa vê-lo, manter uma linguagem corporal correta durante sua entrevista por telefone faz toda a diferença em como você soa e se apresenta. Sentar-se ereto ou ficar em pé ao responder às perguntas irá ajudá-lo a projetar bem a sua voz, e sorrir e gesticular dará uma entonação positiva enquanto você fala.

Fale em um ritmo uniforme

É mais difícil perceber quão rápido estamos falando pelo telefone, especialmente quando estamos nervosos. Se você perceber que isso está acontecendo, faça uma pausa e respire fundo. Eu também recomendo que você levante e ande por aí, isso pode ajudá-lo a regular seus padrões de fala e a se sentir mais à vontade.

Lembre-se de manter boas maneiras

Só porque o entrevistador não pode vê-lo, isso não significa que você pode agir com más maneiras. Evite comer e mascar chiclete – isso pode ser muito incômodo para o entrevistador; e claro, não faça mais nada que seria visto como grosseiro durante uma entrevista pessoalmente, como, por exemplo, acessar as mídias sociais ou enviar mensagens para seus amigos. Se você fizer isso, ficará claro para o entrevistador que você está distraído.

Interromper demais as pessoas também é considerado falta de educação e, infelizmente, é mais provável que isso aconteça durante uma entrevista por telefone, principalmente porque você não consegue ler os sinais visuais do entrevistador para julgar se ele terminou de falar. Para evitar interromper o entrevistador, quando você achar que ele terminou de falar, faça uma pausa de um segundo antes de começar a respondê-lo.

Encerre como você faria em uma entrevista pessoalmente

Lembre-se de agradecer ao entrevistador por seu tempo e afirme que gostou de aprender mais sobre essa oportunidade. Reitere seu interesse na função e esclareça as próximas etapas do processo se o gerente de contratação ainda não te explicou.

Novamente, só porque essa não é uma entrevista cara a cara, não significa que você não pode deixar uma última boa impressão com o entrevistador.

Após a entrevista por telefone

Ligue para o seu recrutador logo após a entrevista para dar seu feedback e envie uma nota de agradecimento ao entrevistador pelo seu recrutador, afirmando novamente que você está interessado nessa oportunidade. Lembre-se de manter seu telefone por perto nos próximos dias.

Espero que agora você esteja se sentindo mais claro sobre a melhor forma de se preparar para uma entrevista por telefone.

 

Alex Shteingardt
Diretor Geral, Hays Rusia

BR Contact Us

Para que um de nossos consultores entre em contato, clique no botão abaixo.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.