HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

angle-left

Blogs

Faça as 14 perguntas certas para o entrevistador

Ao fazer as perguntas certas durante sua entrevista, você será capaz de decidir mais facilmente se o trabalho e a empresa são a oportunidade certa para você. Além disso, fazer perguntas é fundamental para demonstrar o seu interesse pela vaga e demonstrar para o entrevistador de que você é o profissional certo.

Encare suas entrevistas mais como uma conversa do que como um interrogatório unilateral. Por isso, prepare algumas perguntas e respostas para fazer ao entrevistador e não tenha medo de ter uma caneta e um papel em mãos para tomar nota também. Veja a seguir algumas perguntas que você pode fazer ao seu entrevistador:

Sobre o seu papel

Esta vaga é nova? Se não, como tem evoluído?

A resposta a esta pergunta vai revelar se a posição se expandiu para absorver práticas e tecnologias ao longo do tempo. A pergunta mostra que você está interessado em acompanhar estes avanços e tem uma atitude positiva diante deles. Você pode aproveitar essa questão para também demonstrar seus conhecimentos sobre as tendências da indústria. A partir da resposta do entrevistador você também poderá perceber o quanto a empresa permite que seus funcionários moldem seus próprios papéis, o que é um bom indicador de uma cultura forte, confiante e preocupada em capacitar seus funcionários.

Existe margem para progresso na carreira?

Esta é outra clássica questão que mostra que você tem ambições de carreira e releva sobre como o talento é engajado e promovido dentro da organização.

Você pode me contar um pouco sobre o antecessor da vaga?

Esta é uma forma sutil de saber exatamente quais habilidades e experiências são necessárias para a posição em questão. Você pode usar a avaliação do entrevistador sobre o seu antecessor para compreender o que você precisa fazer para assumir o papel.

Como é o dia a dia na empresa?

  1. é a melhor pergunta para saber se você se vê atuando nesta posição e empresa e então decidir se a oportunidade é para você ou não.

Sobre a sua equipe

Você pode me informar mais sobre a minha equipe?

Se possível, tente pesquisar um pouco sobre a sua equipe antes da entrevista. Se não, tente descobrir o máximo possível sobre eles a partir do entrevistador. Afinal, ter afinidade com seus colegas é um ponto importante para sua satisfação no trabalho.

Quais são os principais stakeholders?

Pode ser difícil de entender toda a extensão do seu papel a partir de uma descrição de vaga, então aproveite a entrevista para saber com quais departamentos você terá mais contato. Assim, você pode decidir se o seu conjunto de habilidades é adequado para o papel ou não.

Como a equipe se encaixa na estrutura global da empresa?

Esta questão sinaliza seu interesse em trabalhar em equipe, por querer saber onde você vai se encaixar e como irá contribuir para o sucesso da empresa a longo prazo.

O que determina o sucesso da equipe e da posição em questão?

Esta é uma boa maneira de descobrir sobre as prioridades da organização e entender o que a empresa espera de seus funcionários e como o desempenho individual é avaliado.

Sobre o entrevistador

Na sua perspectiva, como é trabalhar aqui?

Esta pergunta pode lhe dizer muito sobre a cultura da organização. Ela também pode ser uma forma de comunicar o seu desejo de trabalhar em um ambiente positivo e de mostrar que você é alguém dedicado e engajado ao negócio. Um ambiente de trabalho agradável, na verdade, tem um efeito notável na produtividade e sucesso de uma organização global.

Sobre o negócio

Quais são os principais desafios e oportunidades que a empresa enfrenta?

Se você sabe que o negócio lançou recentemente um novo produto ou serviço, por exemplo, você pode perguntar como o novo produto está sendo recebido. Aproveite a resposta do entrevistador para demonstrar como você poderá ajudar a empresa a resolver seus desafios.

Sobre seu desenvolvimento

Com que frequência o meu desempenho será revisto?

Isso sinaliza o seu foco em construir sua carreira. Você está interessado em saber se há uma abordagem estruturada e proativa para avaliação do seu desempenho individual. Além disso, demonstra que para você um feedback é sempre bem-vindo.

Quais são as oportunidades de treinamento disponíveis?

Esta é uma pergunta padrão, que mostra seu interesse em adquirir novas habilidades que beneficiarão você e a organização. Ter acesso a recursos de formação adequados é crucial para o seu crescimento profissional, não importa em que fase da sua carreira você está.

Por fim, próximos passos

Qual é o próximo passo do processo?

Não se esqueça de perguntar o que vem a seguir. Você pode se preparar adequadamente para os próximos passos do processo seletivo.

É muito importante que, durante uma entrevista de emprego, o entrevistador não monopolize a comunicação. Na verdade, ter uma troca e uma conversa interessante irá beneficiar ambos!

BR Contact Us

Para que um de nossos consultores entre em contato, clique no botão abaixo.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.