HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

angle-left

Blogs

Habilidades demandadas no mercado da indústria da saúde

O mercado de trabalho para a indústria da saúde, como o de outras indústrias, está se tornando cada vez mais competitivo. As empresas estão em busca do talento certo, capaz de alcançar objetivos de maneira rápida e eficaz. Mas, afinal, quais são as habilidades e competências mais procuradas pelas empresas?

Apesar dos desafios, o mercado da indústria da saúde ainda é um mercado em desenvolvimento e em constante crescimento. Medicamentos biotecnológicos, medicamentos personalizados e novas tecnologias médicas são as áreas em que as empresas estão investindo e projetando seu crescimento.

E como isso está impactando as posições exigidas pelos negócios?

O setor de saúde está passando por uma fase de transformação por conta da incorporação de novas tecnologias, o que torna necessário encontrar talentos com habilidades e competências que se adaptem a esses novos desafios. Veja abaixo algumas das habilidades que o setor está procurando:

Conhecimento de línguas. O principal ainda é o inglês, mas ter também o conhecimento de outro idioma, como francês, alemão ou outros, tem se tornado uma tendência entre as novas gerações e um fator de desenvolvimento. Atualmente, as operações das empresas são mais globais e o relacionamento com diferentes regiões é constante.

Alto grau de especialização e habilidades técnicas. Com as novas tecnologias, posições cada vez mais especializadas estão sendo criadas e perfis com conhecimento tecnológico em software, análise de banco de dados, conectividade e acesso estão cada vez mais em alta. Engenheiros biomédicos, profissionais de tecnologia da informação e de gerenciamento de sistemas continuarão sendo procurados pelas empresas.

As posições de vendas e marketing ainda são perfis em alta demanda, a diferença é que ambos os perfis precisam entender o produto de maneira científica, fazendo com que perfis médicos ou químicos continuem demandados por seu conhecimento técnico – e se estes profissionais conseguirem desenvolver habilidades de comunicação e liderança, tornam-se um perfil altamente desejável.

O foco na transformação digital continua e o gerenciamento de big data está se tornando um fator essencial para aprimorar o atendimento ao paciente, agilizar processos e reduzir custos.

Flexibilidade diante a mudanças. A mudança é uma certeza, e o que as empresas procuram são pessoas que possam se adaptar e acompanhar as transformações rapidamente; pessoas que são agentes de mudança e que podem desempenhar diferentes papeis. É também valorizado quando o profissional tem facilidade em trabalhar com pessoas de diferentes gerações e é capaz de se adaptar a novas formas de trabalho.

Seja um "realizador". Este é o perfil de uma pessoa que tem a paixão e a ambição de colocar suas ideias em ação. As empresas estão procurando pessoas que tenham a atitude de construir e agir, e que tenham iniciativa para fazer as coisas acontecerem. Cada vez mais, essa palavra faz parte do vocabulário de recursos humanos e é um fator decisivo para o recrutamento.

As novas gerações vêm com novas habilidades e uma boa preparação acadêmica, o que impulsiona ainda mais a inovação tecnológica que já está acontecendo; no entanto, a experiência e o conhecimento continuam sendo critérios importantes. A recomendação é que os profissionais continuem se preparando no lado acadêmico, tecnológico e profissional. Há muita concorrência e, em um mercado tão especializado quanto o setor de saúde, a diferença estará nas habilidades que a pessoa possui para entender as necessidades do negócio e alcançar o resultado desejado.

 

Mishelle Leon, Principal Consultant en Life Sciences

Hays México

BR Contact Us

Para que um de nossos consultores entre em contato, clique no botão abaixo.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.