Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Life Sciences: o impacto do coronavírus e tendências do setor

No início deste ano, já podíamos vislumbrar diversos desafios para a Indústria de Saúde e Life Sciences na América Latina, com novos governos em vários países da região, com a implementação de novas políticas no setor da saúde, assim como a consolidação de novos processos e o avanço do uso de novas tecnologias. Agora, no segundo semestre de 2020, e com uma pandemia afetando as economias ao redor do mundo, percebemos que o setor de saúde se mantém forte e adaptável às mudanças.

O impacto do coronavírus

Em maio, a Hays lançou uma pesquisa com mais de 1.000 empresas e profissionais respondentes, e com mais de 150 respondentes do mercado de Life Sciences/Saúde, para entender o impacto do coronavírus no mercado da região da América Latina.

34% das empresas do setor afirmaram ter sofrido um grave impacto negativo em seus negócios por conta da pandemia.

 

As empresas tiveram suas vendas impactadas, principalmente no caso de negócios como dermatologia, ortopedia, produtos OTC não envolvidos em doenças crônicas. O motivo é simples: o governo realocou os seus recursos e orçamentos para os suprimentos exigidos pelo vírus, o que impactou muitas empresas que não trabalham com tratamentos relacionados. Já a indústria de dispositivos médicos vivenciou um momento positivo nas vendas de produtos relacionados à UTI, cuidados com feridas, produtos básicos e diagnóstico.

Tendências de contratação do setor

Apesar do setor da saúde ter sido menos afetado do que outros setores e indústrias frente à crise, 57% das empresas do setor congelaram suas contratações devido à crise. Esta contingência nas contratações se deu pois empresas que aumentaram suas vendas em dispositivos médicos, conseguiram remanejar sua estrutura atual de Vendas e Marketing para atender as linhas em alta; assim como por causa das limitações de produção e estoque a nível global, que impediram que muitas empresas atendessem às expectativas dos países da América Latina.


No entanto, 35% das empresas continuaram a contratar conforme o planejado ou diminuíram o número de contratações previamente planejadas, encontrando alternativas para contratar à distância e realizar onboarding remotamente.

 

Durante este momento de pandemia, os profissionais mais procurados pelas empresas estão nas áreas de suporte, como Finanças, Treinamento, Produção e Qualidade e Cadeia de Suprimentos. Apesar disso, as novas tecnologias estão se tornando cada vez mais urgentes para as empresas do setor, que estão atuando para atrair profissionais especializados em transformação digital, ciência de dados e comércio eletrônico, com perfil adaptável, resiliente, com pensamento crítico e automotivação, a fim de aplicar uma mentalidade digital ao negócio.

O impulso ao desenvolvimento tecnológico no setor e perspectivas futuras

Sem dúvidas a pandemia desafiou os negócios a se adaptarem rapidamente. Inovações que aconteceriam a médio ou longo prazo foram rapidamente criadas e aprovadas em todos os níveis da cadeira de serviços. Trabalho remoto, novos desenvolvimentos, e, mais especificamente em relação às empresas de saúde, o uso de novas plataformas digitais e estratégias de marketing multicanal para garantir que os médicos tenham acesso a informações quando e onde quiserem.


Em termos gerais, o setor enfrenta o desafio da falta de ações e da desvalorização da economia em nível regional, criando um cenário incerto para o restante do ano. O setor continuará em um processo de aprendizado e transformação digital, que esperamos que, com as novas mudanças trazidas pela pandemia, haja melhorias para alcançar seu objetivo principal: melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.

00

BR salary checker

Salary Checker

Compare o seu salário com o de milhares de profissionais no Brasil.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.