Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Como mudar de emprego durante a crise

Mudar de emprego já não é uma tarefa simples, e durante um período de crise, essa tarefa se torna ainda mais complexa. Essa situação pode gerar uma série de inseguranças e é importante ter um pouco mais de cautela durante um momento como este.

Se você está em busca de uma nova oportunidade, veja a seguir alguns aspectos importantes para você levar em consideração e garantir uma movimentação bem-sucedida.

1. Entenda qual é a sua motivação para mudar de emprego

Antes de tudo, é preciso identificar quais motivos estão levando você a buscar uma nova oportunidade para, assim, entender se essa mudança será mesmo benéfica para você e para sua carreira. Essa vontade pode ser gerada por diversos motivos: insatisfação com as atividades realizadas ou com o setor, sensação de que você não está mais aprendendo no seu atual emprego, ou até mesmo insatisfação salarial.

Após refletir sobre isso e perceber que estes aspectos não têm uma solução, a próxima pergunta que você deve fazer a si mesmo é em qual setor e tipo de empresa você quer trabalhar – o que nos leva ao próximo ponto.

2. Entenda a situação e as perspectivas do setor no qual você está buscando uma nova oportunidade

Mudar de emprego deve ser uma ação bem pensada e estruturada, e entender os impactos, ou até as oportunidades, que a crise proporcionou no setor que você está interessado, é crucial para sua tomada de decisão. Busque compreender se a área de atuação ou empresa em que você está buscando uma nova oportunidade, estão em um momento de contratação ou se estão optando por equipes mais enxutas.

3.Entenda qual empresa é ideal para seus objetivos de carreira

Procure entender quais são os planos de médio e longo prazo das empresas que você tem interesse e avalie se a empresa em questão te oferecerá as oportunidades de carreira que você almeja alcançar. Entenda também questões econômicas da empresa – isso dará mais confiança a você durante este processo de mudança de emprego. Porém, além de saber se a empresa é bem estruturada e posicionada financeiramente, você deve também avaliar a cultura organizacional e entender se esta se encaixa ao seu perfil, aos seus valores e propósitos.

4. Saiba como avaliar questões sobre o ambiente e a cultura da empresa

Se você conhece alguém que está trabalhando atualmente na empresa, ou já trabalhou, entre em contato com este profissional para entender a cultura e o ambiente organizacionais. Você também pode acessar perfis das redes sociais, ler avaliações online, e acessar sites que possuem avaliações anônimas de funcionários atuais e antigos para ter uma melhor compreensão sobre a empresa. Assim, você poderá entender mais sobre a experiência dos profissionais nesta empresa, as oportunidades de crescimento, aprendizado e desenvolvimento, e mais.

5. Por fim, controle a ansiedade

Estar insatisfeito com seu trabalho atual e buscar uma nova oportunidade em um momento de crise, pode gerar bastante ansiedade. Porém, não deixe que este sentimento atrapalhe sua busca de emprego e o seu processo de tomada de decisão. Mesmo que você esteja experienciando uma situação desfavorável, mantenha-se tranquilo e equilibrado. Isso te ajudará a avaliar melhor suas oportunidades e a refletir sobre quesitos importantes que estão envolvidos neste processo, e isso fará com que você tome uma decisão ponderada e assertiva e consiga se movimentar no mercado com sucesso.

Buscar um novo emprego durante uma crise não é uma missão impossível, mas é preciso ter clareza sobre o que está motivando esta mudança e parcimônia na tomada de decisão.

00

BR salary checker

Salary Checker

Compare o seu salário com o de milhares de profissionais no Brasil.

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.