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6 qualidades que você precisa para ser um líder moderno 

Os desafios dos negócios modernos podem exigir novas abordagens. Líderes bem-sucedidos em diferentes níveis de senioridade precisarão desenvolver habilidades a fim de guiar as empresas para o futuro. Mas, afinal, como é um líder moderno e como as empresas podem desenvolvê-lo?

1. Lembre-se o que faz um verdadeiro líder

Antes de avaliar quais competências os líderes precisarão para guiar as empresas ao futuro, reflita sobre o que um líder realmente é. Infelizmente, ser o encarregado por colegas de trabalho não necessariamente o torna um “líder”. Em um discurso na Universidade de Harvard, a COO do Facebook, Sheryl Sanberg, disse: “Liderança é sobre tornar os outros melhores como resultado da sua presença e garantir que este impacto continue mesmo na sua ausência.”

Embora existam opiniões diversas sobre o que é um líder, o ponto em comum parece ser que um verdadeiro líder permite que outras pessoas façam seu trabalho melhor. Mas quais características são necessárias para alcançar isso no local de trabalho moderno?

2. Use estilos de liderança diversos em um mundo VUCA

Stacey Philpot, Human Capital Principal, na Deloitte dos Estados Unidos, diz que as competências historicamente mais necessárias para os líderes não mudou, de acordo com avaliações psicológicas realizadas globalmente com 23 mil líderes sêniores durante os últimos 25 anos. Estas habilidades incluem reconhecimento, motivação, agilidade e inteligência emocional, ou a habilidade de compreender, controlar e expressar emoções. “Estas competências permitem que alguém se torne um líder de forma mais rápida que seus pares, mesmo em um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA)”, afirma.

No entanto, os líderes precisam desenvolver novos estilos de liderança para lidar com as transformações culturais, diz John Rocco, Vice-presidente de Marketing, Canadian Banking na Scotiabank em Toronto. “Se sentir confortável mesmo quando você não tem a resposta para algo, assumir o fracasso e aprender com ele, por exemplo, pode criar um ambiente de confiança e transparência que leva à inovação”, diz ele, acrescentando que estes comportamentos podem engajar os colaboradores também.

3. Construa uma cultura de confiança

Ganhar a confiança dos trabalhadores é mais importante do que nunca, diz Nadezhda Kokoliya, Head of Talent Acquisition da Bayer na Rússia e da Comunidade de Estados Independentes (CIS). Isso ocorre porque os funcionários esperam cada vez mais que os líderes tomem medidas em questões sociais, como as mudanças climáticas, diz ela, e fazer isso é uma maneira de criar confiança e pode gerar recompensas significativas. O Trust Barometer 2019 da Edelman mostra que os trabalhadores que confiam em seus empregadores são mais engajados e leais do que colaboradores mais céticos. "Se os funcionários não confiam em você, eles não o seguem", concorda Kokoliya, que mede o índice de confiança por meio de pesquisas regionais com a força de trabalho.

4. Adapte sua forma de liderança a diferentes gerações

Os locais de trabalho modernos em breve contarão com até cinco gerações sob o mesmo teto – Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração I. Lindsey Pollak, autora de The Remix, acredita que os líderes modernos devem combinar estilos de liderança antigos e novos que melhor se adaptem às gerações mais jovens. Envolver a todos é crucial para o bom desempenho organizacional, mas os líderes precisarão ajustar seus estilos para fazer isso. Por exemplo, Pollak diz que os millennials (por volta dos 20 anos) quer mais transparência na maneira como os líderes se comunicam com eles do que os trabalhadores mais velhos, uma vez que cresceram junto com as mídias sociais.

5. Comprometa-se ao aprendizado contínuo

Com o ambiente de trabalho evoluindo tão rapidamente, os líderes não podem confiar apenas em sua experiência passada para sobreviver, diz Norm Smallwood, co-fundador do RBL Group, uma consultoria de liderança. "Estar exposto a situações diversas significa que você poderá lidar com incertezas futuras, porque desenvolveu resiliência", ele reconhece. "Mas muitos líderes estão isolados, executando uma função."

Ben Farmer, diretor de RH da UK Corporate da Amazon UK diz que as organizações devem procurar líderes que entendam melhor o futuro, bem como aqueles com muita experiência. "O sucesso vem da capacidade de combinar o entendimento de novas e empolgantes tendências com a experiência necessária para colocar esse conhecimento em ação", diz Farmer.

6. Esteja atento às diferenças culturais

A cultura organizacional também é um fator importante, diz ele. Empresas avessas ao risco, por exemplo, podem preferir a experiência a um pensamento inovador. Para atenuar o risco de que algo falhe, as empresas devem procurar líderes que também tomem decisões com base em evidências científicas e em sua intuição. É o que diz Omid Shiraji, Consultant Chief Information Officer de um conselho de Londres. “Os líderes precisam usar dados cada vez mais disponíveis para tomar suas decisões, mas sempre devem usar a intuição para ampliar os dados”, diz ele. "Ainda precisamos de líderes humanos em um mundo impulsionado pela tecnologia".

Por fim, não existe um plano único para se tornar um líder moderno eficaz, diz Anuj Kumar, UK Financial Services Lead na SAP, Banking Industry Strategy. Cada organização deve adotar uma abordagem personalizada para o desenvolvimento da liderança e, acima de tudo, diz Kumar, os líderes devem reconhecer que a realidade de hoje pode ser uma notícia antiga amanhã. "Os vencedores serão líderes que estão moldando as coisas de maneira proativa e também se adaptando rapidamente a fazer as coisas de maneira diferente", conclui.

 

Leia o artigo completo em inglês clicando aqui.

 

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