Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Como realizar um onboarding de sucesso para novos líderes 

Dr Maggi Evans, Chartered Occupational Psychologist, Consultant and Coach

Recrutar e selecionar novos líderes é um processo complexo e demorado, mas sabemos que tão crucial para o sucesso desse novo profissional é o processo de integração que muitas das vezes é esquecido. 

No entanto, sabemos que essas transições podem ser difíceis quando você não compreende os aspectos práticos de como realizar as atividades na nova empresa. A transição muitas vezes deixa o novo profissional vulnerável, sentindo que cada ação está sendo avaliada, além de precisarem construir uma reputação sem a rede de apoio que construíram em seu emprego anterior. 

Então, como podemos ajudar aos novos líderes a performarem rapidamente? 

  • Visão de negócios. O líder precisa ser capaz de priorizar rapidamente a atenção e ação nos primeiros dias. Ele precisa de suporte para se atualizar sobre o mercado, a estratégia, o modelo de negócios, os principais desafios, a cultura e a tecnologia, entre outros. 
  • Construa uma rede de apoio. Os primeiros dias podem ser extremamente estressantes por não saber como as atividades são realizadas na nova empresa. Construir uma rede de apoio ao novo líder para que ele saiba a quem recorrer de acordo com o assunto, fará que o novo líder se sinta menos vulnerável. 
  • Inteligência da equipe. Os líderes trabalham por meio de outros e precisam entender rapidamente a estrutura e a capacidade de sua equipe, para que possam liderá-los de maneira adequada. Receber um resumo sobre sua equipe que contenha as informações de quais funções desempenham, além da última avaliação de desempenho, pode acelerar esse processo. 
  • Networking. Atingir o alto desempenho leva tempo. Demora tempo para construir relações a través da conversa, para entender os pontos fortes, preferências de trabalho e como extrair o melhor dos outros. Por isso, ter um relacionamento sólido com o chefe e com os colegas é essencial para o alto desempenho do novo profissional.  

Cinco dicas importantes para um onboarding de um profissional sênior: 

1) Onbording. O onboarding começa quando a oferta é aceita. Planeje conectar a pessoa imediatamente, ajudando-a a começar a criar insights do negócio, a rede, a inteligência da equipe e os principais relacionamentos que eles precisam. 
 
2) Automação e digital. Identifique quais pontos da integração podem ser automatizados e como a interação digital pode oferecer suporte à integração - isso torna mais fácil para a pessoa acessar informações. Uma abordagem mais digital para a integração também pode ser aplicada a todos os seus novos funcionários, o que economiza tempo e fornece uma introdução consistente. 
 
3) Pessoa chave. Apresente um colega que pode auxiliar o novo líder a navegar pelos sistemas, cultura, processos da organização e que possa acelerar a curva de aprendizado. Encontre alguém a quem eles podem recorrer para fazer todo tipo de perguntas. 
 
4) Personalização. Cada líder terá diferentes expectativas, preocupações e solicitações ao ingressar. Crie um programa dedicado para os três primeiros, por exemplo, alguns podem valorizar um coach, outros um mentor, alguns podem querer um suporte específico em um aspecto de sua nova função. O desenvolvimento de um programa personalizado passa a mensagem que a empresa valoriza o profissional, e também define a base para construir uma relação de trabalho forte. 
 
5) Objetivos e metas claros. Crie um plano/cronograma das atividades para os primeiros três meses. Ter metas claras para os primeiros noventa dias ajuda aos novos líderes a saberem como sua contribuição será avaliada.  
 
 
 
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.