Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Como "ser você mesmo" em uma entrevista de emprego

"Seja você mesmo". Este é um conselho que pode ter sido útil para você no seu primeiro dia de faculdade, ou quando você foi àquela festa onde não conhecia ninguém. Mas você pode realmente ser você mesmo em uma entrevista de emprego?

Até agora, você pode ter adotado um "eu diferente" antes de uma entrevista de emprego, uma versão de si mesmo que seria irreconhecível para quem o conhece. Por exemplo, você pode ter usado expressões clichês que nunca diz na vida ou que tenha tentado ocultar a sua personalidade extrovertida e comunicativa ou, pelo contrário, introvertida e reflexiva. Isto pode ter sido com o intuito de se adequar à personalidade do entrevistador ou à cultura da empresa, embora este comportamento seja compreensível , é algo que não é aconselhável.

Porém, não é recomendável entrar na entrevista de emprego como se fosse a casa de um amigo ou cumprimentá-lo com um "alô, amigo". É encontrar o equilíbrio certo entre ser profissional e ser você mesmo.

O entrevistador deve conhecer o verdadeiro você

Em primeiro lugar, se você não for você mesmo, o entrevistador não terá uma idéia real se você se encaixa na equipe e na empresa. A cultura da empresa é definida pelas pessoas, pela dinâmica dos pares, pela forma como a empresa lida com desafios e celebra os sucessos, bem como pelos valores fundamentais que cada funcionário deve viver e respirar enquanto trabalha. Vamos pensar na cultura da empresa como sua personalidade. Você não escolheria gastar uma grande parte do seu tempo com uma personalidade com a qual não se sente confortável, então por que se arriscaria a trabalhar para uma empresa que não é a certa para você? Em uma entrevista, seu foco e energia devem ser canalizados para mostrar seus pontos fortes e habilidades, enquanto avalia se esta oportunidade é certa para você. Com isso em mente, como você pode ser você mesmo durante uma entrevista de emprego?

1) Use seus melhores traços de personalidade: você não pode baixar totalmente a guarda e ficar muito familiarizado na entrevista, mas pode canalizar alguns de seus traços de personalidade mais característicos. Isso começa com a identificação de quais atributos pessoais seriam benéficos para a função. Reveja a oportunidade de trabalho, especialmente quaisquer informações que você tenha sobre as habilidades necessárias para o trabalho, a cultura e os valores da empresa. Onde seus traços de personalidade podem se sobrepor ao que o empregador está procurando? Por exemplo, a empresa pode estar se candidatando a uma posição em que as habilidades interpessoais são essenciais e, por exemplo, você acha que é um ótimo ouvinte que pode construir relacionamentos de confiança com as pessoas. Dessa forma, você saberá com o que pode contribuir pessoalmente para essa função.

2) Adapte suas respostas à entrevista: vamos começar com as respostas da entrevista. "Como seus colegas o descreveriam?" É uma pergunta comum em entrevistas, e você pode ter respondido anteriormente com algo genérico, como: "Eles diriam que posso trabalhar em equipe". Porém, você poderia dar uma resposta mais detalhada, por exemplo: "Diriam que tenho uma atitude positiva, principalmente diante dos desafios. Não gosto de reclamar e prefiro me concentrar nas soluções dos problemas." Recomendamos também elaborar suas respostas sempre que possível, transmitindo anedotas e exemplos de sua personalidade em ação. Essas histórias mostrarão como você reage em certas situações, o que pode ser muito indicativo do tipo de pessoa que você é.

3) Construir um relacionamento com o entrevistador: Se você conseguir estabelecer um relacionamento com o entrevistador, instantaneamente se sentirá mais confiante em si mesmo na entrevista. Lembre-se de que seu entrevistador é outro ser humano, e que ele também já esteve em seu lugar e, sem dúvida, também pode ficar nervoso. Tente ter uma ideia da pessoa que você está conhecendo perguntando ao seu recrutador sobre sua carreira profissional e também procure seus perfis profissionais online, como o LinkedIn.

Quando seu entrevistador cumprimentá-lo na recepção, cumprimente-o com um largo sorriso e linguagem corporal aberta. Eles devem iniciar uma pequena conversa: "Como está seu dia?" Ao longo da entrevista, procure manter o diálogo em duas direções, dando respostas claras e detalhadas, ouvindo também o entrevistador quando ele fala. No final da entrevista, você pode fazer ao entrevistador perguntas profissionais sobre sua própria carreira e seus aspectos favoritos de trabalhar para seu empregador.

Não deixe seus nervos assumirem o controle!

Por último, é essencial que você tome medidas para relaxar e entrar em uma atitude positiva antes da entrevista. Do contrário, você pode ser dominado por pensamentos negativos e nervos, que podem atrapalhar seu verdadeiro eu. Fale com o seu recrutador e ele pode colocá-lo à vontade. Esta é uma conversa de mão dupla, não uma sessão de interrogatório. Também ajuda muito dar a si mesmo uma conversa estimulante, lembrando-se de todos os seus melhores traços de personalidade positivos e solidificando essa imagem de você mesmo em sua mente.

Em suma, a pessoa entrevistada não deve estar muito longe de seu verdadeiro eu. O objetivo é utilizar os traços de personalidade que eles podem trazer para uma nova oportunidade de trabalho e garantir que você pareça profissional durante a entrevista.

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.