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10 dicas para ter sucesso ao começar seu trabalho remoto

O fato de você estar lendo este artigo indica que você aceitou uma nova oferta de emprego recentemente. Então, parabéns! Se as circunstâncias significarem que você iniciará sua nova função através de um sistema de trabalho remoto, é importante entender como seu processo de integração pode ser diferente daquele baseado no escritório, ao mesmo tempo em que fará tudo o que pode para garantir que iniciará sua nova função de forma tão positiva quanto possível.

Há notáveis diferenças entre iniciar um trabalho remoto e um trabalho presencial

Começar uma nova função remotamente pode dificultar o entendimento da cultura da empresa. Afinal, sem a oportunidade de visitar fisicamente o escritório ou encontrar seus colegas de trabalho pessoalmente, é difícil avaliar a dinâmica da equipe. Porém, há maneiras de obter esse entendimento ao trabalhar remotamente - e os conselhos que daremos a seguir ajudarão a demonstrar isso.

Aqui estão algumas dicas simples que o ajudarão a ter sucesso e causar uma boa impressão com o seu gestor - mesmo que ainda não o conheça fisicamente - ao iniciar sua nova função remota.

Trabalho remoto: 10 dicas para começar sua nova função

1. Assegure-se de que você terá um “companheiro do conhecimento”

Ingressar em uma nova empresa geralmente significa se ajustar a várias novas maneiras de fazer as coisas.

Processos que podem parecer simples quando você está em uma empresa por um tempo podem parecer completamente estranhos quando você é novo. São exemplos: reservar férias anuais, encontrar a pessoa certa para entrar em contato para obter informações sobre determinado tópico, ou até mesmo, processos internos como siglas e nomes de projetos.

Além disso, é possível que você se sinta ainda mais intimidado por essa falta de familiaridade ao iniciar sua nova função remotamente, em vez de pessoalmente, já que não haverá ninguém na mesa ao lado para que você possa pedir ajuda rapidamente, nem será possível aprender com aqueles que trabalham ao seu redor.

Sendo assim, a Consultora e Psicóloga Ocupacional, Dra. Maggi Evans, aconselha que os gestores integrem seus novos funcionários com o auxílio de um “amigo do conhecimento”( ou “knowledge buddy”, em inglês), ou seja, um colega de trabalho que se disponha a ajudar a responder eventuais dúvidas que possam vir a surgir sobre os processos ou informações da empresa.

A especialista chama atenção ainda para que, caso o seu gestor não tenha te colocado com um amigo após sua primeira semana de trabalho remoto, é válido que você tome a iniciativa e pergunte a ele se ele estaria aberto a isso.

Após ter um companheiro de trabalho, embora seja um “amigo remoto”, vale a pena estabelecer a melhor forma de se comunicar com ele. Você terá chamadas curtas a cada dois dias para fazer perguntas que você já pensou? Ou você simplesmente decidirá que enviará uma mensagem instantânea para eles sempre que surgir algo?

É importante que vocês concordem como funcionará essa “amizade remota” para garantir não só que esta funcione bem para os dois, como também o andamento das operações de cada um.

2. Reserve um tempo extra para se preparar para as reuniões introdutórias

Como você deve saber, as reuniões e as introduções são uma parte inevitável de sua primeira semana ou mais em uma nova função. Então, certifique-se de aplicar seu padrão usual de preparação como faria se estivesse encontrando alguém cara a cara em um ambiente de escritório.

Diante desse contexto, o conselho dado pela Diretora Regional da Hays Austrália, Eliza Kirby, durante o podcast “Getting the most out of your first week in a new job, sobre como aproveitar ao máximo seus primeiros dias em um novo emprego é crucial, mesmo que você esteja iniciando uma nova função remotamente.

Ela discute como você deve se preparar para uma reunião em seu novo local de trabalho, identificando com quem você deverá falar e sua respectiva função dentro da organização, utilizando recursos como o LinkedIn e o site da empresa para realizar pesquisas sobre como a função dessa pessoa irá interagir com a sua função. Isso fornecerá informações contextuais úteis antes de sua primeira reunião com eles.

Também é aconselhável pensar e anotar questões relevantes antes de suas reuniões iniciais com o objetivo de retratar a imagem de um profissional engajado e bem preparado.

Se você já passou alguns dias em seu novo trabalho remoto e nenhuma reunião introdutória foi organizada por seu gestor em seu nome, tome a iniciativa de organizá-las sozinho ou pergunte a seu gestor se elas estão programadas para as próximas semanas. Isso te ajudará a desenvolver relacionamentos com as principais partes interessadas desde o início.

3. Certifique-se de estar confiante com novas tecnologias para estar bem preparado

Antes de ter a chance de se familiarizar com seu “knowledge buddy” e conhecer seus novos companheiros de equipe, é bem provável que você primeiro precise se familiarizar com a nova tecnologia por conta própria.

Se você tiver recebido um novo computador para quando iniciar sua nova função remotamente, certifique-se de testar o hardware e o software antes da data de início, para se sentir confortável com o uso da tecnologia relevante.

Além disso, familiarize-se com quaisquer novos programas ou ferramentas que você deverá usar em sua nova função. Os detalhes podem estar na descrição de seu cargo, ou você pode pedir ao seu recrutador ou novo gestor essas informações antes do primeiro dia.

É importante ressaltar que essas questões técnicas devem ser esclarecidas o mais rápido possível, para que você não fique “bloqueado” em seu computador sem uma solução imediata em vigor.

Certifique-se também de testar as configurações de áudio e vídeo de seu dispositivo antes do primeiro dia, para que esteja pronto para as chamadas introdutórias. Isso ajudará não apenas a aliviar quaisquer ansiedades ou nervos que você possa estar sentindo em torno dessas reuniões (já que a tecnologia é uma coisa a menos com que se preocupar), mas também demonstra ao seu novo gestor que você é proativo e preparado.

Tenha em mente que, durante essas chamadas introdutórias, é importante garantir que você esteja se representando bem e com autenticidade por meio de videoconferência. Com isso, queremos dizer que muitas pessoas são tentadas a olhar para si mesmas na tela, ou talvez olhar para o rosto da pessoa com quem estão falando. Porém, a realidade é que você deve mover o foco para a câmera. Assim, parecerá que você está proporcionando contato visual com o locutor/ouvinte.

Esteja atento também à sua linguagem corporal e postura durante essas ligações e ao seu histórico.

Por fim, mas não menos importante, certifique-se de prestar atenção total durante as videochamadas, mesmo se forem chamadas grandes e longas. Parecer envolvido e demonstrar que você está ouvindo ativamente ajudará a construir uma boa marca pessoal em sua nova função - em vez de parecer desinteressado ou até mesmo olhar para outro lugar na tela.

4. Mantenha notas e avisos úteis e tranquilizadores à vista

Uma vantagem definitiva de começar uma nova função através do sistema de trabalho remoto é a possibilidade de manter notas e avisos na sua frente que você não seria capaz de referir tão abertamente se estivesse integrado no escritório, em exibição para todos os seus novos colegas para ver quando eles passam por sua mesa.

Você pode, por exemplo, fazer listas de nomes de colegas de trabalho e partes interessadas que você mantém em sua mesa ou salva em seu computador, adicionando detalhes como seu departamento e / ou responsabilidades conforme você aprende mais sobre eles. Você pode, inclusive, criar um registro para anotar os tópicos específicos que discutiu com cada pessoa. Isso rapidamente lhe dará uma ideia das áreas de responsabilidade de cada indivíduo e como sua função se relaciona com a deles.

Que tal anotar quaisquer normas ou hábitos que você tenha notado em sua equipe? Por exemplo, como os novos membros da equipe parecem preferir se comunicar melhor? Por mensagens instantâneas ou chamadas de vídeo e telefone? Ao observar quais ferramentas de comunicação seus colegas usam para tarefas específicas, você poderá sentir mais facilmente a cultura da equipe, bem como compreender melhor como cada indivíduo prefere trabalhar e se comunicar.

Se você estiver se sentindo ansioso ou preocupado com as primeiras videoconferências em que precisará se apresentar a muitas pessoas novas, por que não ter um lembrete na sua frente com alguns pontos a serem falados para caso dê “um branco”? Esse lembrete pode incluir o que você fez em sua função anterior, conquistas importantes na carreira ou qualificações acadêmicas, por exemplo, que você gostaria que seus novos colegas soubessem sobre você.

5. Defina seus objetivos SMART

Depois de sua primeira semana ou mais, e depois que todas as reuniões introdutórias terminarem, você deve começar a se sentir confortável com suas principais responsabilidades e áreas de enfoque.

A próxima coisa a fazer é trabalhar com seu gestor para definir algumas metas SMART para o que você gostaria de alcançar a curto, médio e longo prazo. Por “SMART” estamos nos referindo a metas que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e dimensionadas no tempo, pois serão cruciais se você quiser maximizar suas chances de cumpri-las.

Vale lembrar que suas metas iniciais não precisam ser necessariamente grandes. O que é realmente importante é que são metas que o ajudarão a se manter focado nas primeiras semanas e meses em sua nova função. Isso permitirá que você evite “escorregar” ou “desacelerar” na ausência de colegas fisicamente ao seu redor, e sem aqueles reforços positivos todos os dias que você receberia se estivesse no escritório, mantendo-o no caminho certo.

Essas metas também lhe darão um senso de direção mais forte, o tornarão mais organizado e ajudarão a aumentar sua produtividade - por sua vez, ajudando a melhorar sua autoconfiança no trabalho e causar uma impressão positiva em seu novo gestor.

Uma vez que suas metas tenham sido definidas, certifique-se de organizar atualizações regulares e de rotina para atualizar seu gestor sobre o seu progresso. Isso ajudará muito a ilustrar o quanto você está motivado, algo que pode ser um pouco mais difícil para um trabalhador remoto.

6. Mantenha altos padrões de pontualidade

Algo para se levar em consideração nas primeiras semanas e, até mesmo, após esse período, é a sua pontualidade.

Trabalhar atrás de um computador em casa ou em uma configuração de trabalho remoto pode parecer significativamente diferente do trabalho de escritório, mas não significa que você deva ser menos pontual do que seria presencialmente. Isso inclui não apenas começar a trabalhar antes ou na hora de início, mas também garantir que você participe das reuniões no horário.

Embora participar de uma reunião que começa às 11h00 às 11h01 não seja desastroso, isso pode ilustrar para seu novo gestor e equipe que você tem um cronograma ruim - ou se for algo que você faz com frequência - falta de respeito pelo tempo deles. Com certeza esta não é a primeira impressão que você deseja causar!

Além disso, certifique-se de responder a quaisquer perguntas, solicitações ou mensagens de seu gestor, membros da equipe, partes interessadas ou clientes prontamente, para perpetuar sua positividade e vontade de ajudar desde o início.

7. Não hesite em fazer perguntas

Uma coisa que você deve ter em mente ao iniciar seu novo trabalho remoto é que você não deve se esquivar de fazer perguntas relevantes sobre o que envolverá o seu trabalho nas próximas semanas e meses, ou quaisquer perguntas sobre sua nova função de fato.

É do interesse de seu novo gestor e colegas que você comece bem sua nova função, tanto quanto é o seu. Eles ficarão mais do que felizes se você fizer quantas perguntas quiser.

Vale ressaltar que nenhuma pergunta é sempre uma pergunta estúpida! É mais importante que você pergunte para ter certeza de que está no caminho certo e evitar mal-entendidos.

8. Envolva-se com sua nova equipe

Além de não hesitar em fazer perguntas, é importante que você não se sinta impedido de participar e se envolver em sua nova equipe, apenas porque está trabalhando remotamente. Se você é introvertido e não se sente confiante para falar em reuniões virtuais, certifique-se de, pelo menos, se envolver com os colegas por meios como mensagens instantâneas ou chamadas individuais - o que quer que faça você se sentir mais à vontade .

Embora você seja novo em sua função agora, tenha certeza de que se sentirá integrado à equipe antes de perceber e nem sempre será o “novato”. Portanto, não hesite em ser você mesmo e se comunicar regularmente com seus novos colegas de trabalho da maneira que achar mais natural e instintivamente certa para você desde o início.

Não se esqueça de também se conectar com sua nova equipe no LinkedIn. Isso não apenas ajudará a construir um relacionamento mais próximo, mas ver as postagens deles o ajudará a ter uma ideia da cultura da empresa e de suas áreas de especialização.

Conhecer seus novos colegas não é apenas discutir o trabalho e trabalhar juntos. Você também deve criar oportunidades para conversas e atividades não relacionadas ao trabalho, como por exemplo, participar ou organizar cafés virtuais pela manhã. Isso será fundamental para construir relacionamentos fortes de longo prazo com os membros da sua equipe, mesmo quando inicialmente você só pode se comunicar com eles remotamente, em vez de pessoalmente.

Fazer isso nas primeiras semanas e meses em sua nova função o ajudará a entender melhor seu gestor e colegas em um nível pessoal, e não apenas profissional. Isso o ajudará a se ajustar à maneira como seus novos colegas gostam de trabalhar, se comunicar e operar, e pode até permitir que você conheça um pouco mais sobre eles.

Assim que for seguro, participe também de oportunidades para se encontrar pessoalmente com seu gestor e colegas. Dessa forma, você poderá conhecê-los ainda mais e estabelecer uma proximidade e camaradagem que nem sempre é fácil de conseguir quando estão longe um do outro.

9. Tome medidas proativas se você se sentir desconectado ou desmotivado

Nenhum de nós quer que isso aconteça conosco, mas certamente pode acontecer: e se, após as primeiras semanas em seu novo trabalho remoto, você se sentir desconectado e desmotivado, e está se perguntando se fez a escolha certa ao assumir esse papel em primeiro lugar? Esses são sentimentos comuns e compreensíveis para muitos novos iniciantes, especialmente aqueles que começam uma nova função remotamente.

Chris Dottie, Diretor Executivo da Hays Espanha, explica que existem várias etapas proativas na qual você pode tomar caso se encontre nessa situação. Isso inclui ser paciente e gentil consigo mesmo durante esse período de transição e ajuste, descobrir qual é a verdadeira origem do seu descontentamento e se concentrar nos aspectos positivos de sua nova função.

Também é aconselhável que você fale com seu gestor sobre o fato de que você está se sentindo um pouco desconectado da equipe. Discuta como vocês podem melhorar os processos juntos para aumentar sua produtividade e satisfação no trabalho nessas primeiras semanas e meses delicados. Quem sabe propor eventos sociais e conversas frequentes com a equipe?

10. Não crie o hábito de trabalhar demais

Muitas vezes, pode ser difícil para os trabalhadores remotos estabelecerem uma linha divisória entre o trabalho e a casa, o que pode levá-los a desenvolver hábitos de trabalho prejudiciais à saúde.

Por exemplo, um estudo da Okta descobriu que os trabalhadores remotos têm sentido a pressão para ter um bom desempenho desde o início da pandemia, fazendo com que trabalhem mais horas.

Diante desse contexto, torna-se extremamente importante que, desde o início de sua nova função, você estabeleça uma rotina sustentável e produtiva que lhe permita alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Um exemplo é garantir que você não responda a e-mails tarde da noite ou no fim de semana, demonstrando, assim, que você não trabalhará fora do seu horário de trabalho. Se a natureza de sua função torna esse precedente difícil de definir, tente se limitar a apenas verificar seus e-mails uma vez à noite - apenas quando for absolutamente necessário.

Da mesma forma, vale a pena comunicar ao seu novo gestor e colegas quando você normalmente fará o seu intervalo para o almoço, ou horários específicos durante o dia em que você precisará deixar seu “escritório” - por exemplo, para deixar e buscar as crianças na escola . Eles saberão quando você não estiver disponível, o que reduzirá a chance de você perder chamadas ou mensagens, o que pode ser uma fonte de estresse para muitos trabalhadores remotos.

Outra maneira de evitar o excesso de trabalho é tentar fazer uma caminhada diária ou alguma outra forma de exercício. Esta será uma chance para você "desligar" e descansar, enquanto também permite que seu cérebro processe todas as novas informações que recebeu. Quem sabe realizar uma caminhada no final do dia de trabalho, para sinalizar o fim do expediente? Ou talvez você prefira caminhar antes do trabalho ou na hora do almoço, para ajudar a concentrar seu cérebro quando voltar para sua mesa.

Você ainda será capaz de prosperar, mesmo ao iniciar seu novo trabalho remoto

Esperamos que essas dicas tenham te tranquilizado e ajudado a entender como é possível ser bem-sucedido em seu novo trabalho remoto.

O mais importante de todos os conselhos é que você se lembre de continuar sendo você mesmo, sem perder sua autenticidade, mesmo durante este período em que tudo pode parecer pouco natural e desconhecido.

Entendemos que, de início, pode parecer um pouco estranho e assustador iniciar um novo trabalho remotamente. Portanto, se você luta contra sua autoconfiança ao trabalhar remotamente, siga este conselho de Roddy Adair, Diretor de Assistentes Pessoais e Executivos da Hays UK. Suas dicas incluem - entre outras - desenvolver uma mentalidade construtiva, apreciar o que você faz bem e comemorar e reconhecer qualquer pequena vitória ou feedback positivo, para ajudar a mantê-lo de bom humor durante as semanas e meses iniciais.

Este é um novo capítulo empolgante em sua vida profissional. Então, não deixe o fato de ele estar apenas começando, atrapalhar isso.

Você ainda terá a oportunidade de conhecer muitas pessoas novas, aprender sobre uma nova organização, assumir algumas novas responsabilidades de trabalho e adquirir novas habilidades também. Portanto, certifique-se de abraçar seu novo começo com entusiasmo, sabendo que você ainda será capaz de prosperar e impressionar sua nova equipe - independentemente de onde você estiver alocado.
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