Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Melhores habilidades para ter sucesso em sua entrevista de DevOps

Até mesmo os mais talentosos Engenheiros de DevOps (abreviação em inglês para “Desenvolvimento e Operações”) não conseguem automatizar uma boa interação humana.

Atualmente, as habilidades pessoais estão entre as soft skills mais procuradas por líderes de negócios na área de Tecnologia da Informação. Segundo dados de 2019 do DevOps Institute, 69% dos líderes C-suite e 55% dos gerentes afirmam que essas habilidades superam o conhecimento de ferramentas de automação específicas.

De acordo com esses profissionais, além de seu salário, os empregadores desejam ser reconhecidos pelo valor que agregam à empresa.

Shannon McKinney, Diretora de Recrutamento de Área da Hays EUA, explica que o mercado de DevOps está em constante evolução. Segundo ela, os empregadores estão procurando a “combinação certa” ao contratar no espaço DevOps.

Shannon explica que a área de DevOps engloba diversas funções e pode ter significados diferentes para cada empregador. Porém, algo é certo: os gerentes de contratação procuram ferramentas específicas, tecnologias de nuvem e a cultura certa antes de trazer os candidatos a bordo.

Assim, para ter sucesso durante uma entrevista de DevOps, destacar essas habilidades é essencial.

4 Soft skills essenciais ter sucesso em uma entrevista de DevOps

1. Empatia

Empatia e compaixão estão no centro de todo o movimento DevOps. Um grande profissional de DevOps é capaz de se colocar no lugar de um Desenvolvedor de Software ou de um Administrador de Sistemas, entender seus desafios únicos e projetar processos que funcionam para grupos e objetivos concorrentes.

A empatia possibilita que profissionais de DevOps aproveitem ao máximo as autópsias de incidentes. Essas autópsias, por sua vez, capacitam as equipes a aprender com os erros e melhorar no futuro. Contudo, quando mal administrada, a autópsia de TI pode levar a conversas tensas, mais focada em atribuir culpas do que em gerar insights.

Como demonstrar essa soft skill durante uma entrevista de DevOps?

O candidato pode mencionar como usou a empatia e a compaixão para criar um ambiente de trabalho positivo e mais produtivo.

Por exemplo, uma pergunta de entrevista muito popular entre os gerentes de contratação é: Conte-me sobre uma ocasião em que você enfrentou um conflito no local de trabalho.

Os recrutadores fazem tal questionamento pois sabem que o conflito é uma parte inevitável de qualquer trabalho conjunto. Assim, esses desejam ter uma ideia de como o candidato irá administrá-lo.

Nessas ocasiões, o candidato deve procurar um exemplo profissional de conflito (por exemplo, “um membro de outra equipe discordou de como devemos abordar um problema para um produto específico”) e destacar como ele olhou para o problema sob a perspectiva do colega para chegar a um acordo aceitável.

2. Comunicação efetiva

O mito do solitário gênio da programação já foi desmentido. Se um candidato deseja ser bem-sucedido como profissional técnico nos atuais ambientes empresariais, possuir sólidas habilidades de comunicação são essenciais.

Um equívoco muito comum é achar que um grande comunicador deve ser uma “borboleta social”. De jeito nenhum. É possível que um indivíduo reservado também saiba como transmitir informações importantes para várias partes interessadas.

Por exemplo, um profissional de DevOps deve ser capaz de:

  •  Comunicar novos fluxos de trabalho para desenvolvedores e equipes de operações de TI, que provavelmente usam diferentes ferramentas, processos e terminologias;
  • Comunicar desafios aos gerentes seniores que desejam atualizações concisas sobre o lançamento de um produto;
  • Fazer solicitações a outras áreas da empresa que possam estar envolvidas no lançamento de um produto, como jurídico, marketing ou conformidade.

Um excelente comunicador deve ser capaz de transmitir informações de forma clara e precisa, utilizando a linguagem correta para esses diferentes grupos.

Por exemplo, a equipe de liderança sênior precisa de lições e cronogramas importantes. Aprofunde-se muito no jargão técnico e você frustrará um grupo de partes interessadas cujo apoio e aceitação você precisa.

Por outro lado, seus desenvolvedores precisam de informações claras e detalhadas para fazer seus trabalhos corretamente, a fim de que não enviem uma entrega que não corresponda à solicitação.

Como demonstrar essa soft skill durante uma entrevista de DevOps?

Embora toda a entrevista seja uma demonstração da capacidade de comunicação do candidato, há uma oportunidade desses vincularem suas habilidades de comunicação às suas habilidades técnicas.

Graças ao desenvolvimento relativamente recente da escola de pensamento de DevOps, muitos recrutadores fazem perguntas para avaliar o nível de compreensão do entrevistado sobre a sua função. Eles podem perguntar ao candidato:

● Quais são as ferramentas ou habilidades mais importantes para um profissional de DevOps?

● Quais são as melhores práticas para uma implementação de DevOps bem-sucedida?

Essas perguntas são uma excelente oportunidade de demonstrar a importância da comunicação, seja sobre comunicar os requisitos claros para uma equipe de desenvolvimento, avisar a equipe de operações de TI o suficiente para um próximo lançamento ou manter os líderes seniores atualizados sobre o status de um projeto.

3. Habilidades de liderança

Todos têm uma opinião sobre o que define um bom líder. Mas, é provável que todas essas opiniões tenham as seguintes características em comum:

● Visão;

● Integridade;

● Humildade;

● Atitude colaborativa.

Um grande líder DevOps precisa dessas características de liderança.

Para começar, eles precisam de uma visão de como querem melhorar os fluxos de trabalho. Dependendo do nível da função, o líder poderá ter que explicar por que está substituindo uma ferramenta ou processo existente e como isso se encaixa no quadro geral.

Além disso, será preciso que esse profissional demonstre a sua integridade, dando crédito a quem o merece, responsabilizando-se por seus erros e sendo transparente.

Por fim, um bom líder pratica a humildade colaborando com os especialistas da equipe.

Como demonstrar essa soft skill durante uma entrevista de DevOps?

Ao demonstrar sua experiência de liderança, o candidato deve concentrar-se em como suas ações reuniram talentos de um grupo distinto de pessoas a fim de alcançar um ótimo produto.

Ao fim do dia, este é todo o propósito da metodologia DevOps: Usar o talento existente de uma pessoa para criar produtos incríveis de maneira eficiente. É preciso que as ferramentas certas sejam implementadas pelas pessoas certas.

4. Resolução de conflitos

Resolver conflitos é uma das habilidades mais solicitadas entre os empregadores, especialmente na área de DevOps.

Os profissionais de DevOps não apenas são solucionadores de problemas, como também são grandes pensadores que dedicam-se a identificar e definir adequadamente um problema, coletar dados para evitar fazer suposições e consultar especialistas de diversas origens para encontrar soluções criativas.

Esses indivíduos estão constantemente identificando e resolvendo problemas. Se um profissional está ingressando em uma empresa com uma cultura DevOps relativamente jovem, ele mesmo pode estar construindo o kit de ferramentas da empresa. Selecionar as ferramentas certas e priorizar quais implementar primeiro depende de articular claramente os pontos problemáticos e encontrar as melhores soluções.

Como demonstrar essa soft skill durante uma entrevista de DevOps?

Perguntas de resolução de conflitos são uma ótima oportunidade para o candidato mostrar suas soft e hard skills. Por exemplo, o recrutador pode pedir que ele escolha a melhor ferramenta de gerenciamento de configuração e explicar o porquê. Em sua resposta, o candidato pode falar sobre como a melhor ferramenta (por exemplo, Puppet, Chef, etc.) depende de circunstâncias específicas e como ele selecionaria o recurso apropriado. Como resultado, o candidato demonstra sua familiaridade com diferentes ferramentas, sua habilidade de definir um problema e sua habilidade de encontrar uma solução apropriada.

Saber combinar suas soft skills com suas hard skills é como o candidato irá conseguir um emprego em DevOps.

Progredir na carreira significa demonstrar o valor que o profissional agregará além de seu trabalho técnico. No DevOps, isso significa mostrar como este conseguirá identificar proativamente problemas ou áreas de melhoria, consultando especialistas no assunto, trazendo o melhor nas pessoas e alcançando resultados ideais para os negócios e seus clientes.
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.