Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Qual a melhor metodologia para recrutar profissionais de TI?

O recrutamento de profissionais, independente da área, é sempre complicado. Contudo, recrutar profissionais de TI pode ser um grande desafio.

Empresas continuam interessadas em recrutar profissionais de TI

Na contramão de boa parte da economia global, o setor de Tecnologia da Informação está superaquecido e a disputa pelos melhores profissionais do mercado é acirrada.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontam que, até 2024, o setor de tecnologia demandará 70 mil profissionais ao ano.

O grande desafio, porém, é que atualmente existem mais vagas de TI disponíveis do que profissionais.

Logo, o ideal é que na hora de recrutar profissionais de TI, as empresas selecionem para a entrevista apenas profissionais qualificados e com conhecimento específico da área, uma vez que se trata de cargos que exigem confidencialidade, cautela e sigilo. Para isso, contar com as metodologias corretas pode auxiliar a ter sucesso na busca pelo candidato ideal.

Dicas importantes para recrutar os melhores profissionais de TI

 

1. Alinhamento do perfil profissional desejado

O setor de TI abrange diversas áreas. Ao recrutar profissionais de TI, é muito importante que o departamento comercial, departamento que, geralmente, encaminha a necessidade de contratação de pessoas, alinhe com o setor de RH ou com a empresa de Recrutamento e Seleção o perfil profissional necessário para atender a demanda.

O contratante deve deixar claro o nível de senioridade desejado, bem como as skills técnicas e comportamentais que o candidato deve possuir.

Cabe mencionar que é essencial que o perfil do profissional esteja alinhado aos objetivos do negócio. Vale também alinhar o perfil à melhoria da produtividade da empresa.

2. Verifique se há disponibilidade interna para o preenchimento da vaga

Após o alinhamento interno, o departamento deve verificar se há disponibilidade interna de profissionais com o perfil desejado.

É muito comum que a empresa já conte com aquele profissional, o que acelera o processo de contratação. Caso o profissional não esteja disponível, a vaga deve ser aberta externamente.

3. Requisitos e funções a serem desempenhadas devem estar explícitas na vaga

Os skills desejados e as funções a serem desempenhadas pelo candidato devem estar claramente explícitas no anúncio de emprego. Ao compreender o que o contratante está buscando, o próprio candidato analisa se há os requisitos básicos para preencher a vaga. Essa é uma maneira eficiente para contratante e candidato estarem alinhados, além de facilitar a triagem de currículos.

4. Divulgue a vaga em mais de um canal

A posse de uma base extensa de candidatos permite prospectar ativamente profissionais que podem ter fit cultural e técnico para a vaga.

Além do site da empresa, pulverize o anúncio de emprego em diferentes canais, especialmente os que sejam especializados neste tipo de vaga. Isto inclui plataformas de recrutamento e seleção, imprensa e redes sociais.

Cada vez mais as empresas procuram talentos nas redes sociais. Uma pesquisa do site americano CareerBuilder revela que 76% dos recrutadores buscam profissionais na internet. A mesma pesquisa indica que 52% dos recrutadores utilizam as redes sociais para se informar sobre os candidatos e é provável que essa prática se torne cada vez mais comum.

5. Indicações

Empresas que possuem programas de indicação costumam encontrar menos dificuldades na contratação de novos funcionários. Afinal, os candidatos são indicados por colaboradores da empresa que já conhecem o perfil de ambos.

Mas, como atrair os melhores profissionais de TI?

 

  • Ambiente agradável: A empresa deve ser capaz de oferecer um ambiente de trabalho agradável para que o candidato tenha vontade de trabalhar no local. Garantir que o funcionário se sinta bem ao trabalhar na empresa e com os colegas de trabalho é fundamental para que candidatos tenham interesse em trabalhar na empresa.
  • Reputação de marca: A empresa deve garantir que seu nome não esteja associado a nenhuma polêmica. No caso da área de TI, as lideranças devem priorizar o sigilo e a proteção de dados sensíveis. Além disso, a organização deve deixar claro seus princípios e valores para que o público a enxergue de forma positiva e para que candidatos sintam-se confiantes ao se candidatarem ao cargo oferecido.
  • Benefícios: Deixar claro os benefícios oferecidos pela empresa, como descontos em cursos profissionalizantes, por exemplo, é uma excelente forma para atrair profissionais de TI.
  • Salário: Valorizar o profissional de TI é fundamental, ainda mais porque esta é uma área que exige muitas qualificações técnicas. Por isso, é importante que esses profissionais sintam-se recompensados financeiramente pelo seu trabalho. A empresa precisa garantir que o salário oferecido seja compatível com a área de atuação do candidato.

Confira as principais metodologias para recrutar profissionais de TI

1. Triagem

Após coletado os currículos, faça uma triagem. Analise os currículos e verifique as experiências anteriores dos candidatos. É preferível contratar candidatos que já tenham alguma experiência na área da empresa, salvo vagas para primeiro emprego. Neste caso, verifique aspectos como projetos desenvolvidos na escola ou na faculdade, atividades extra-curriculares e pesquisas publicadas.

Além de considerar as experiências relatadas pelo próprio candidato, verifique - sempre que possível - as referências apresentadas.

2. Entrevista por competência

Ao recrutar profissionais de TI, a entrevista por competência faz parte das novas tendências em processos seletivos. Esta entrevista deve ser realizada por recrutadores com formação específica para seleção em tecnologia. Estes devem dominar linguagens e ferramentas do setor. Além disso, essa formação os torna capazes de avaliar as competências técnicas e culturais do candidato.

Empresas que buscam recrutar profissionais de TI, devem também avaliar competências além do aspecto técnico. O candidato deve ser capaz de se comunicar e desenvolver relações interpessoais, principalmente os que assumirão o atendimento ao usuário. Nesse contexto, a entrevista por competência também é uma excelente maneira de prever comportamentos futuros. A técnica investiga como o candidato lidou com situações críticas em experiências profissionais anteriores.

3. Prova técnica

A prova técnica é uma excelente forma de testar, de fato, as habilidades técnicas dos candidatos.

Ao receber os testes técnicos dos candidatos pré-selecionados, a correção deve ficar sob a responsabilidade de uma banca técnica da empresa, que também ficará à frente da entrevista técnica.

4. Entrevista técnica

Na entrevista técnica, os candidatos aprovados na prova técnica são avaliados por um especialista em TI, a fim de determinar quais os candidatos que estão tecnicamente aptos à vaga. O especialista é responsável por fornecer ao candidato o feedback sobre sua prova técnica.

Essa etapa é determinante para que a empresa compare as habilidades dos candidatos. Dessa maneira, empresas irão conseguir recrutar profissionais de TI mais adequados às vagas disponíveis.
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.