Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

O que significa investir em TI?

Investir em TI é uma grande necessidade e objetivo das empresas. Afinal, a tecnologia tem sido um mecanismo fundamental para auxiliar empresas de diversos níveis e setores e em diversos processos, seja na automatização de tarefas repetitivas, armazenamento de dados ou até mesmo no atendimento ao cliente.

O setor de tecnologia segue em forte expansão. De acordo com estudos da IDC, o mercado Latino-americano de TI deve crescer 7,7% até o fim do ano. Em 2019, o Brasil estava em 10º lugar no ranking mundial de TI e em 2020 foi para o 9º, ocupando a liderança latino americano com 44% de participação.

Mesmo com um cenário em constante transformação, o mercado está se reinventando para acompanhar cada movimento. Investir em TI passou a ter grande valor para garantir o pleno funcionamento do negócio.

Se você deseja que a sua empresa se torne um diferencial competitivo no setor em que atua, é essencial começar a pensar em investir em TI para obter vantagens em relação aos concorrentes. 

Uma outra pesquisa realizada pela Accenture (Future Systems) mostrou que as empresas que ainda não passaram a investir em TI, tiveram 15% de perdas na receita anual. Até 2023, essas mesmas empresas podem ter um comprometimento de 46% de todos os ganhos.

Já as empresas que passaram a investir em TI, veem que a conciliação entre máquinas e capital humano, integradas pela tecnologia, podem apresentar um ganho superior em relação àquelas que ainda não confiaram na tecnologia para gerar lucro.

Investir em TI vai muito além do suporte técnico. Se você ainda tem dúvidas e quer entender de uma vez por todas o porquê de investir em uma tecnologia para que a sua empresa obtenha ganhos de rentabilidade e eficiência nas rotinas, continue a leitura.

Investir em TI: um passo de cada vez

Para acompanhar o mercado e sua crescente demanda, é essencial estar atento aos principais acontecimentos, fortalecendo o conceito já existente do que pode ou não trazer mais ganhos de rentabilidade para o negócio.

A tecnologia vem sendo uma grande aliada no acompanhamento dessa evolução, se tornando responsável pelo aumento da eficiência dos processos, da produtividade das equipes e da rentabilidade nos negócios.

Um exemplo bem prático de como o investimento em TI tem sido uma grande aposta, é como a área de RH vêm integrando soluções digitais para automatizar as tarefas do dia a dia, como soluções para admissão e contratação de novos colaboradores, controle da jornada de trabalho, gerenciamento de folhas de pagamento e assinaturas eletrônicas. O investimento de tecnologias específicas para a área, podem fazer com que as rotinas de RH se tornem muito mais estratégicas e eficientes.

Existem muitos caminhos para que as empresas comecem a investir em TI, mas requer um esforço especial para entender como cada processo funciona na prática. Com todas as informações consolidadas e os processos bem estruturados, é hora de ir em busca de uma solução capaz de atender as demandas específicas do negócio.

Por que investir em TI?

Mesmo estudos e pesquisas apresentando dados que comprovem que o investimento em tecnologia pode proporcionar um aumento significativo na rentabilidade do negócio e nos ganhos de produtividade das equipes, muitas empresas ainda não confiam no seu grande potencial.

Essa pode ser uma visão distorcida que acaba convencendo gestores com um perfil mais tradicional a se manterem no mesmo lugar. Afinal, “em time que está ganhando não se mexe”. Se a humanidade tivesse seguido por este pensamento, não haveria metade dos recursos que temos hoje.

Um estudo realizado pela TNS Research mostra que empresas que investem em tecnologia têm um crescimento de 60% a mais se comparado com empresas que não investem. Na pesquisa, as vantagens que mais tiveram destaque foram a otimização de processos, redução dos custos e eficiência nas tarefas.

Com a automatização dos processos, as equipes conseguem focar no negócio ao invés de realizar atividades repetitivas e que demandam muito tempo, aumentando as possibilidades da empresa em se destacar no mercado e consequentemente, aumentar a rentabilidade do negócio.

Investir em TI automatiza o ambiente corporativo...

Quando uma empresa aposta em uma tecnologia para melhorar o ambiente corporativo, ela  está em busca de uma solução para tornar suas rotinas ainda mais eficientes e ágeis.

Investindo em um bom sistema de gestão, por exemplo, é possível obter várias vantagens, como reduzir os custos com papéis utilizados para preencher formulários, fazer apontamentos, assinar contratos, além de agilizar os processos e minimizar ou eliminar completamente a taxa de erros. Com isso, é possível elevar os níveis de produtividade das equipes responsáveis e sair na frente com os ganhos de performance.

E oferece mais flexibilidade operacional

Um dos principais pontos relacionados ao investir em TI é a flexibilidade da operação. Agir de maneira estratégica dá a possibilidade de criar uma rotina capaz de acompanhar as demandas à medida que vão surgindo.

Além disso, se o interesse é a busca por um ambiente que permita enfrentar as mudanças do mercado sem que essa movimentação possa afetar a produtividade de toda a equipe, uma boa solução digital pode ser a escolha ideal. 

Investir em TI também proporciona maior mobilidade na execução de tarefas

Imagina poder lidar com processos e fluxos de tarefas de qualquer lugar do mundo? Pode parecer complicado ou até mesmo difícil de ser alcançado, mas investir em TI oferece algumas vantagens em relação a um processo mais tradicional (aqueles que necessitam de apontamentos ou procedimentos manuais).

Para dar o pontapé inicial, investir em uma tecnologia que permite acessar informações ou sistemas por meio de um dispositivo móvel, pode reduzir os custos, otimizar o espaço físico e ainda agilizar o atendimento ao cliente.

Diante deste cenário, uma tecnologia em nuvem, por exemplo, pode oferecer a possibilidade dos profissionais executarem suas tarefas e acessarem informações a qualquer hora e em qualquer lugar. Inclusive, a computação em nuvem é um dos avanços em tecnologia que todo líder deve conhecer.

Com o novo modelo híbrido de trabalho, ter acesso a uma tecnologia que proporciona essa mobilidade, pode fazer toda a diferença ao lidar com processos e fluxos de tarefas, tornando tudo mais tranquilo e prático. 

Investir em TI pode reduzir os erros operacionais...

Erros operacionais podem impedir que uma equipe cumpra com os prazos e aumente a taxa de retrabalho, o que pode custar um tempo de execução da tarefa maior do que o previsto. Além disso, pode impactar negativamente a empresa como um todo de várias formas, como gerar custos extras causados pela falha humana, podendo representar grandes perdas na lucratividade.

Tendo em vista este cenário, é de grande importância que as empresas passem a investir em TI, encontrando uma solução personalizada capaz de automatizar os processos, focando sempre na redução de custos operacionais e na eliminação de erros.

E aumenta a segurança no armazenamento de dados

A segurança da informação é um ponto crítico para qualquer negócio, principalmente para empresas que pensam em investir em TI.

Atualmente, existem no mercado inúmeras soluções de tecnologia para monitoramento e gestão de acesso capazes de auxiliar no armazenamento seguro, evitando riscos, perdas e ciberataques. Inclusive, vagas nessa área são muito requisitadas e estão entre os top 5 empregos de TI.

Investir em uma tecnologia para esta finalidade é uma ação necessária para qualquer empresa que queira garantir a integridade dos dados armazenados, evitando vazamentos e uso indevido dos mesmos. Além disso, investindo em uma plataforma de armazenamento de dados, a adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD pode se tornar mais fácil.

Investir em TI fortalece a relação com o cliente

A experiência do cliente hoje é uma área que ganhou muita força no mercado. Oferecer um serviço ágil combinado de uma experiência diferenciada, pode ser um grande diferencial competitivo para o negócio.

O papel da tecnologia nessa área é fundamental na elaboração de serviços personalizados capazes de aumentar o vínculo entre empresa e cliente.

Um exemplo bem interessante, é como o Instagram utiliza os dados dos usuários coletados durante o uso do aplicativo. Enquanto os algoritmos trabalham no filtro desses dados, se baseando nas publicações curtidas, no tempo que você fica parado na tela vendo um vídeo ou nas páginas que você segue. São vários mecanismos para qualificar e personalizar a experiência exclusivamente para você. Essa é uma forma que o Instagram encontrou de personalizar a experiência dos seus usuários.

No mundo corporativo, a captura dos dados utilizados em um sistema de CRM, por exemplo, podem ser utilizados de forma inteligente para converter novas oportunidades com base naquilo que o usuário tem interesse. Ou uma plataforma de BI, capaz de gerar insights valiosos para auxiliar na tomada de decisão e definição das melhores estratégias de negócio.

E pode auxiliar a entender o mercado

Ainda no raciocínio de que uma solução digital captura dados importantes para auxiliar na personalização de produtos e/ou serviços, o mesmo pode ser utilizado para obter insights valiosos sobre o mercado de atuação.

Não seria tão proveitoso se você oferecer um um bom serviço e com a possibilidade de uma vantagem competitiva se não conhecer o mercado e como é o seu comportamento.

Investir em TI para estudar cada movimento dos concorrentes e do mercado em geral, pode dar a oportunidade de explorar todo o potencial do que você está oferecendo. Um sistema dedicado pode auxiliar a organizar as informações e apresentar uma comparação por meio de relatórios e análises destrinchadas para que você possa captar as melhores ideias.

Uma empresa que decide investir em TI está sempre um passo à frente do mercado. Deixar o pensamento tradicional de lado e dar o primeiro passo, pode ser o começo de uma grande transformação digital dentro da empresa.
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.