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Se você deseja progredir em uma grande organização, provavelmente está disposto a desenvolver suas habilidades como líder – não necessariamente suas habilidades gerenciais. Afinal, os líderes são dinâmicos e voltados para o futuro, e os gerentes são burocráticos. Liderança é sobre direção e inspiração. Gestão é sobre controle e eficiência.
Habilidades gerenciais são essenciais para o sucesso da liderança
No entanto, o problema é que a maioria das atividades e demandas da empresa precisa ser bem gerenciada pelo líder. As pressões que várias companhias enfrentam são muitas vezes resultado de um mau gerenciamento de tempo e tarefas.
Pense nas principais causas do estresse em organizações: carga de trabalho excessiva, uma visível falta de controle e/ou falta de suporte. Algumas dessas questões podem ser amenizadas por meio do direcionamento, motivação e inspiração dos funcionários, porém a capacidade de gerenciar do líder as exigências da empresa também é fundamental.
Ao gerenciar de forma eficaz suas responsabilidades e exigências, você será um líder melhor
A maioria de nós se desenvolve e prospera em um ambiente profissional onde nos sentimos competentes, eficientes e também desafiados a sair de nossa zona de conforto. Contudo, a realidade da maioria dos líderes que eu conheço é que eles se sentem constantemente sobrecarregados; nunca têm tempo suficiente para executar suas tarefas como gostariam, são frequentemente negligenciados e recebem com um pouco de cinismo as atividades que lhes são apresentadas como novos desafios.
Isso ocorre porque estamos sempre lidando com entraves; demandas que enxergamos como barreiras, que nos impedem de nos concentrarmos no que realmente importa e que acabam desperdiçando nosso tempo como líder. E, se os dias e as semanas forem dominados por estes entraves, haverá um risco maior de exaustão psicológica, redução do envolvimento no trabalho e do comprometimento com sua organização.
Por isso, as demandas de trabalho precisam ser bem administradas se quisermos prosperar e alcançar todo nosso potencial no trabalho, bem como liderar outras pessoas efetivamente. Então, o que você pode fazer como líder?
Se você conseguir administrar as demandas e pressões colocadas em você como líder, poderá maximizar suas chances de liderar de forma eficaz. Se não, você vai se encontrar tentando progredir e mudando de direção sempre que enfrentar obstáculos e impedimentos: o que é possível, mas incrivelmente difícil.
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