Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Primeira avaliação de desempenho? Dicas para se sair bem

Mesmo que você sinta que está indo bem em seu novo trabalho depois de três meses, a única maneira de realmente saber é após a avaliação de desempenho com seu novo líder. Saiba como se preparar antes desta importante reunião. 

PREPARE-SE! 

Cada empresa aplica sua avaliação de desempenho de maneira diferente, portanto, certifique-se de estar ciente de como será a primeira, para não ser pego de surpresa.  

Lembre-se de descobrir: 

  • Como o seu desempenho será avaliado? Por exemplo, algumas empresas realizam feedback com base em seus objetivos, enquanto outras têm avaliações de 360º. 
  • Como você deve se preparar antes da reunião? Existem diretrizes ou documentos na intranet que você precisa ler antes?  
  • Quem estará presente durante a reunião? Normalmente será apenas o seu líder, mas algumas empresas podem pedir que o profissional do RH esteja presente também. 

RELEMBRE 

Reflita sobre os seus primeiros três meses na empresa, e lembre-se que esta primeira avaliação deve ser uma conversa bidirecional sobre seu progresso e desempenho.  

Confira a seguir as possíveis perguntas que poderão ser realizadas: 

  • A realidade da função versus oxpectativa 
  • As tarefas que você mais gostou e que gostaria de fazer mais 
  • As tarefas com as quais você se esforçou e qual suporte você precisa para seguir em frente 
  • Mudanças ou acréscimos na responsabilidade desde que você ingressou na organização 
  • Seu progresso em relação as metas e objetivos 

Esta reunião não se trata apenas de seu líder avaliar seu desempenho, mas também sobre você ter a oportunidade de dar um feedback de como está se sentindo em sua nova função e qual suporte você precisa.  

COMUNIQUE SUAS AMBIÇÕES DE CARREIRA 

Sua primeira avaliação de desempenho não se trata apenas de revisar as suas atividades, mas também de olhar para o futuro. O que você gostaria de ter alcançado antes de sua próxima avaliação? Quais habilidades e/ou conhecimentos você precisará ter e qual profissional dentro da organização poderá te apoiar? 

Não tenha medo de compartilhar os seus objetivos com seu líder durante a avaliação de desempenho e peça conselhos sobre como você pode alcançá-los. É importante ter uma conversa clara com seu gestor sobre as suas ambições de carreira. 

DURANTE A REUNIÃO 

Ao começar a reunião, é possível que seu líder peça primeiramente o seu feedback. Seja positivo e profissional e, se você tiver alguma preocupação ou problema a apresentar ao seu gestor, certifique-se de sugerir também as soluções. 

Lembre-se de ouvir atentamente os comentários do seu líder e tomar nota sobre onde você pode melhorar, bem como o que você está fazendo bem, e não tenha medo de pedir exemplos específicos se algo não estiver claro.  

Depois de conversar sobre os seus objetivos, é importante que você peça ao seu gerente assistência e orientação para alcançar o resultado que deseja desta reunião. E, após a sua primeira avaliação de desempenho, envie um e-mail com o resumo dos pontos discutidos e verifique se ambos estão na mesma página.  

Não sinta que precisa esperar a sua próxima avaliação formal para falar com seu chefe novamente. Sua primeira avaliação de desempenho é uma boa oportunidade para você estabelecer um diálogo aberto e contínuo sobre a progressão de sua carreira na empresa. No final da reunião, confirme quando ocorrerá a próxima avaliação e como você pode atualizar o gerente sobre o seu progresso. 

Sua primeira avaliação de desempenho não é algo a ser temido. Chegue nela com uma mente aberta e uma ideia clara dos pontos que você gostaria de informar ao seu gerente após os primeiros três meses na empresa.  

 

00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.