Caminho de Navegação

HaysBr_Blog_Dicas_de_Carreira

Blog Dicas de Carreira
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

Blogs

Transformação digital nas empresas: o que é essencial saber

A transformação digital nas empresas, também conhecida como jornada digital, é o processo de reestruturação dos processos, adotando uma cultura mais digital. Com o avanço da tecnologia, muitas empresas começaram a mudar a forma como vinham operando, arriscando às novas soluções digitais e mudando completamente a sua cultura.

Ter uma página nas redes sociais, criar um site ou armazenar os arquivos em uma plataforma de cloud, não significa que a empresa tenha de fato passado pela transformação digital. Na verdade, essas ações são apenas o começo de uma longa jornada. A transformação digital nas empresas vai muito além de ações básicas como essas. O conceito se refere a uma atuação mais agressiva, como investir em sistemas capazes de automatizar e gerenciar tarefas e digitalizar o máximo de processos dentro da organização.

Um artigo divulgado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostra que empresas que têm maturidade digital são 23% mais lucrativas do que aquelas que ainda não apostaram na jornada tecnológica. Contudo, um negócio que ainda não começou a pensar na transformação digital, ainda tem tempo para que repense seu modelo de negócios e leve em consideração acompanhar o mercado nessa jornada.

No último ano, com o cenário da pandemia, as empresas passaram por vários desafios para se adequarem às necessidades e condições impostas naquele momento. Isso contribuiu para que empresas acelerassem o processo da jornada digital. Para se ter uma noção, a McKinsey realizou um estudo global onde mostrou que as empresas do mundo inteiro tiveram que implementar o modelo de trabalho remoto em até 40 vezes mais rápido do que poderiam imaginar. Em tempos normais, esse processo poderia levar mais de um ano.

Ainda de acordo com o estudo, além de acelerar o modelo de trabalho remoto com o apoio da tecnologia, 63% das empresas aceleraram em 7 anos a atuação de soluções digitais, o que resultou em 3-4 anos a antecipação da jornada digital em vários processos operacionais. Tudo aconteceu de forma rápida e necessária, permitindo que os gestores abrissem os olhos para a inovação.

Se você deseja entender melhor sobre a transformação digital nas empresas e como ela pode auxiliar nos ganhos de produtividade e aumento da rentabilidade, é só acompanhar a leitura.

Como tudo começou

Antes de entendermos como a transformação digital nas empresas ganhou força e se tornou tão popular, precisamos conhecer a sua trajetória.

Tudo começou no início da década de 1990, período que marcou o começo da era digital no âmbito profissional. A tecnologia estava começando a ganhar espaço no mercado e atrair a atenção de investidores e estudantes da área.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi se tornando cada vez mais acessível, tornando-se um marco na conexão entre homem e máquina. A chegada das redes sociais, o desenvolvimento de aplicativos e a possibilidade de ter um site na internet, foi um dos grandes marcos para que a tecnologia se tornasse algo essencial para o pleno funcionamento do negócio.

A busca por uma gestão mais eficiente, processos mais ágeis e a possibilidade de diminuir erros e falhas humanas foi um grande impulso para que as empresas começassem a pensar em investir em soluções digitais que pudessem colaborar nessas rotinas.

Qual o objetivo da transformação digital nas empresas?

Bom, de forma bem simples e resumida, o objetivo da transformação digital nas empresas é digitalizar todos os processos da gestão, tornando tudo o mais automatizado e prático possível.

Uma empresa que quer acompanhar o mercado e atender o público de forma eficiente e com a melhor entrega de experiência, está um passo à frente para superar os desafios e manter-se preparada para os mais diversos tipos de cenário que possam surgir.

Além disso, o objetivo da transformação digital nas empresas busca ter um foco maior no cliente, ou seja, ela quer entender a fundo suas dores, necessidades, o que querem, o que buscam e quais seus critérios para escolherem determinado produto ou serviço. Este é sim um dos objetivos mais importantes, porém não é o único.

Outro objetivo muito importante da transformação digital nas empresas, é a automatização dos processos. Quanto mais automatizado for um fluxo de tarefas, maior a probabilidade de agilizar as entregas, resultando no aumento da produtividade da equipe. Com as equipes conseguindo acelerar as entregas com a mesma qualidade ou, na maioria das vezes até superando as expectativas, consequentemente aumentarão as demandas de trabalho, fazendo com que o negócio tenha ganhos de rentabilidade.

Como acontece a transformação digital nas empresas?

Uma empresa que decide investir na transformação digital precisa ter em vista que existem algumas etapas pela qual se deve passar. Algumas já se encontram em uma fase mais avançada, enquanto outras, em menor quantidade, precisam perder o medo e começar do zero. Em todos os casos, o passo mais importante já foi dado, que é reconhecer que a tecnologia pode ajudar em vários processos da organização.

A forma e a velocidade como a empresa faz a implementação de soluções digitais pode variar, o planejamento terá que ser elaborado com base nos objetivos e demandas específicas de cada organização. Muitas começam criando uma área dentro do negócio responsável apenas pela inovação. Com esta área já consolidada e preparada para começar a implementação da jornada digital, aí sim os processos irão se estender para outras áreas.

Na grande maioria, organizações que deram início na jornada digital levam primeiro em consideração o setor operacional, onde é o que mais recebe investimento por ser uma das áreas com mais tarefas manuais e mais propensas a erros e falhas humanas, sem contar que geralmente são as maiores responsáveis por gerar renda para o negócio.

Já as empresas se encontram em uma fase mais avançada da transformação digital, neste caso, o uso de tecnologias para automatização de processos já faz parte da grande maioria das rotinas.

Mesmo com uma cultura de inovação já estruturada e sendo aplicada, o processo de transformação digital nas empresas não para por aí. Geralmente, essas organizações têm recursos para investir em pesquisa e desenvolvimento, sendo capaz de estar sempre arriscando o novo e adotando novos recursos para antecipar tendências e formas de uso das tecnologias.

Quais as vantagens da transformação digital nas empresas?

As vantagens da transformação digital nas empresas vão desde a agilidade operacional até a readequação da cultura organizacional de uma empresa.

Agora que conseguiu entender um pouco melhor sobre o que é e como a jornada digital funciona na prática, que tal conferir alguns dos principais benefícios que ela pode proporcionar para o seu negócio? É só continuar com a leitura.

Mais eficiência nos processos operacionais

Investir em tecnologias dedicadas especialmente para a realização de tarefas rotineiras e que podem facilmente ser realizadas por máquinas, são uma boa aposta para ganhar tempo com atividades que demandem mais o intelecto humano.

Pra ficar mais fácil de entender, imagine que a área de RH da sua empresa gaste muito tempo fazendo toda a gestão da área, como processos de recrutamento e seleção, admissão de novos colaboradores, gestão da folha de pagamento, férias, batida de ponto… uma infinidade de processos! Com a tecnologia ideal esses processos podem ganhar mais eficiência e agilidade, além de fazer com que a equipe seja mais produtiva.

Maior visibilidade e acesso a insights e indicadores

Soluções digitais permitem que as empresas aproveitem ao máximo os dados gerados. Uma solução de cloud computing, por exemplo, permite que as informações fiquem centralizadas em um único lugar.

Essas informações, se aproveitadas de forma inteligente, podem gerar insights precisos para obter ainda mais ganhos de produtividade e rentabilidade.

Redução de custos operacionais

Este pode ser um dos maiores desafios para os gestores. Por mais que seja complexo, reduzir os custos operacionais na empresa pode ser mais efetivo se utilizar uma solução digital para automatizar processos.

Uma tecnologia com potencial para auxiliar a equipe em tarefas repetitivas, pode reduzir consideravelmente a quantidade de erros e falhas de segurança, além de possibilitar maior assertividade em cálculos, quantidade de produtos, manutenção preventiva entre outras rotinas.

Maior vantagem competitiva no mercado

Incluir soluções de tecnologia na empresa tornam os processos muito mais fluidos e promove a integração entre as diversas áreas da empresa, otimizando toda a gestão do negócio.

Com o auxílio da tecnologia, as rotinas ficam mais organizadas e o negócio, cada vez mais escalável, sempre um passo à frente para se tornar um diferencial competitivo no mercado.

Melhor relacionamento com o cliente

Além de todas as vantagens que vimos acima, a transformação digital nas empresas pode tornar o relacionamento com o cliente ainda mais próximo. Um estudo realizado pela Accenture aponta que o uso de tecnologias como IoT, inteligência artificial e realidade virtual, podem engajar o cliente a se tornar um co-criador da marca, aumentando a visibilidade do negócio no mercado.

Dessa forma, a empresa pode criar estratégias de fidelização por meio de campanhas personalizadas de acordo com as preferências de cada cliente.

Alguns dados interessantes sobre a transformação digital

Se você ainda não está convencido de que a transformação digital nas empresas é um caminho que deve ser considerado por todas as empresas, independente do setor, vou apresentar alguns dados interessantes que podem fazer com que repense suas estratégias.

  • Um estudo publicado pela S. O’dea aponta que cerca de 15 bilhões de dispositivos móveis estão sendo utilizados em todo o mundo, podendo chegar a 18,22 bilhões até 2025
  • Uma outra pesquisa realizada pela PTC mostra que cerca de 60% das empresas que optaram por fazer a transformação digital, desenvolveram novos modelos de negócios 
  • Uma pesquisa conduzida pela Samba Digital mostra que 45,7% das empresas brasileiras estão implementando pelo menos uma estratégia de transformação digital, 30,5% estão na fase de planejamento e somente 1,9% não tem planos para iniciarem a jornada digital
  • Durante a pandemia, 87,5% das empresas aceleraram os processos de transformação digital, aponta pesquisa conduzida pela Dell Technologies 2020 (DT Index 2020)
  • Segundo a IDC, 62% das empresas passaram a analisar novos KPIs para medir os resultados da transformação digital
Ter ciência dos principais dados sobre a transformação digital nas empresas é importante para se situar no mercado. O processo de tomada de decisão envolve, além de uma boa definição de estratégia, o investimento na transformação digital, processo que envolve também estar por dentro do mercado para aproveitar todos os benefícios que a inovação disponibiliza para o sucesso da empresa.
00

blog categoria

most popular blog

Blogs mais lidos

#1 Como responder a pergunta [Fale um pouco sobre você]
 
Entrevista | 6 min
 

#2 11 sinais que sua entrevista foi um sucesso
 
Entrevista | 9 min
 

#3 Como demonstrar interesse pela vaga em 6 passos
 
Entrevista | 7 min
 

Bsucar vagas

Em busca de uma nova oportunidade? Encontre aqui o seu emprego ou entre em contato com um de nossos consultores.